1 mês atrás 10

Lula e Trump na ONU: veja o que disseram presidentes do Brasil e dos Estados Unidos

Líderes fizeram discurso na abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, em meio à escalada de sanções e tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.


'Nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis', diz Lula na ONU

'Nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis', diz Lula na ONU

Em meio a uma escalada de tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, Lula e Trump discursaram na abertura da 80º Assembleia geral da ONU nesta terça-feira (23).

Lula endureceu o tom contra as sanções impostas pelos Estados Unidos , defendendo a soberania brasileira diante de pressões externas. O presidente também lamentou a ausência da delegação palestina presencialmente na reunião e afirmou que "nada justifica o genocídio em curso em Gaza".

O presidente também afirmou que ataques à independência do Judiciário são “inaceitáveis” e acusou a extrema-direita de colaborar com ingerências estrangeiras.

Já Donald Trump exaltou seu governo, criticou a ONU e pediu pelo resgate dos reféns em Gaza. Ele afirmou que os Estados Unidos vivem uma “era de ouro” sob sua gestão, disse que teve de encerrar guerras “por conta própria” e defendeu sua política anti-imigração, uma das marcas de seu mandato.

Esta reportagem está em atualização

  • “Mesmo sob ataque sem precedentes, o Brasil optou por resistir e defender sua democracia reconquistada há 40 anos pelo seu povo depois de duas décadas de governos ditatoriais.”
  • “Não há justificativas para as medidas unilaterais e arbitrárias contra as nossas instituições e nossa economia. Agressão contra a independência do poder Judiciário é inaceitável. Essa ingerência em assuntos internos conta com o auxílio de uma extrema-direita subserviente e saudosa das antigas hegemonias.”
  • “Falsos patriotas arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil.”
  • “Não há pacificação com impunidade.”
  • “Graças à minha gestão, os EUA estão na era de ouro. Somos o país mais ‘quente’ do mundo.”
  • “A ONU não está nem perto de todo seu potencial. Eu tive de encerrar sozinho sete guerras.”
  • (Sobre Gaza) “É hora de um cessar-fogo.”
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro