5 meses atrás 13

Mãos dadas com Macron, medalha de honra, apresentação da ministra Margareth: o primeiro dia de Lula em Paris

Lula também se encontrou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e representantes da comunidade brasileira na França. O presidente recebeu o título de cidadão honorário de Paris e fez um discurso. O encontro contou ainda com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, cantando Milton Nascimento.

Veja como foi o dia de Lula:

Lula pediu para Macron abrir o "coração" para facilitar o acordo comercial, que ele pretende concluir até o final do ano. Lula disse que, se necessário, conversará com agricultores franceses, contrários ao acordo.

Faixa de Gaza: Lula cobrou de potências um 'basta' e disse que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, faz 'genocídio premeditado' de palestinos.

https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/06/05/faixa-de-gaza-lula-cobra-de-potencias-um-basta-e-diz-que-netanyahu-faz-genocidio-premeditado-de-palestinos.ghtml

Lula teve um encontro com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e representantes da comunidade brasileira na França. O presidente recebeu o título de cidadão honorário de Paris e fez um discurso.

Regulamentação das plataformas

Lula voltou a defender a regulação, criticou as plataformas e cobrou coragem de parlamentares. "É preciso que o Parlamento tenha coragem. Se o Parlamento não tiver, que tenha a Suprema Corte do países de fazer uma regulação".

Lula criticou novamente a política tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, e falas dele sobre outros países. Lula ironizou que participará do G7, no Canadá, " antes que os EUA anexem o Canadá como estado americano". Ele acrescentou: "agora querer tomar a Groelândia, querer tomar o Canal do Panamá, querer tomar o Canadá e ainda querer taxar todos os países como se ele fosse dono do comércio mundial, aí já é demais".

Ana Paiva, filha de Rubens e Eunice Paiva, estava na cerimônia. Lula lembrou o sofrimento da família - Rubens foi assassinado pela ditadura militar.

A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, se apresentou durante o encontro com a comunidade brasileira em Paris. Ela cantou a canção "Coração de estudante", de Milton Nascimento e Wagner Tiso. A performance levou às lágrimas o ministro de Minas e Energia, o mineiro Alexandre Silveira (PSD).

Lula foi homenageado pela Academia Francesa, instituição criada no século 17 e que inspirou a criação da Academia Brasileira de Letras. Segundo o governo, Lula foi o segundo brasileiro a receber a distinção - o anterior foi Dom Pedro II em 1872.

Lula e Macron discutem acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

Lula e Macron discutem acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro