5 meses atrás 5

Membro da oposição é retirado à força do Parlamento de Israel após criticar mortes em Gaza; VÍDEO

Os ânimos ficaram exaltados na sessão desta quarta-feira (21) quando Ayman Odeh falou a colegas que apoiam o governo Netanyahu: 'Vocês não sabem como eu os vejo fracos após um ano e meio de uma guerra na qual vocês mataram 19 mil crianças'.


Membro da oposição é retirado à força do Parlamento de Israel após criticar mortes em Gaza

Membro da oposição é retirado à força do Parlamento de Israel após criticar mortes em Gaza

O Parlamento de Israel, o Knesset, foi palco de um grande tumulto entre parlamentares nesta quarta-feira (21).

Houve bate-boca depois que um membro da oposição, o legislador árabe-israelense Ayman Odeh foi discursar e atacou colegas que apoiam o governo ao falar das mortes na Faixa de Gaza. Ele foi retirado à força do plenário por seguranças.

"Vocês não sabem como eu os vejo fracos, vocês são pessoas fracas. Após um ano e meio de uma guerra na qual vocês mataram 19 mil crianças, 53 mil moradores... Vocês destruíram todas as universidades e hospitais, e para vocês não há vitória política. É por isso que estão enlouquecidos", falou aos gritos, depois que adversários começaram a rebater.

Parlamentar Ayman Odeh sendo retirado à força do Parlamento de Israel — Foto: KNESSET CHANNEL via REUTERS

Mortes por fome e bombardeios

"Nos últimos dias, perdemos 29 crianças", disse o ministro da Saúde palestino, Majed Abu Ramadan, que disse que as mortes são "relacionadas à fome". Ramadan afirmou ainda que "milhares de outras (crianças) estão em risco de vida por conta da falta de alimentos".

ONU alerta que crianças não estão recebendo comida em Gaza devido ao bloqueio imposto por Israel. — Foto: REUTERS/Mahmoud Issa

Nesta quarta-feira (21), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que as forças israelenses tomarão o controle do território palestino e que os civis serão deslocados de zonas de combate para o sul do território.

"Ao fim do esforço, todas as áreas da Faixa de Gaza estarão sob controle de segurança de Israel — e o Hamas será totalmente derrotado", disse.

O primeiro-ministro também estabeleceu condições para terminar a guerra. Segundo ele, o conflito só será suspenso se todos os reféns forem libertados e o Hamas deixar o controle da Faixa de Gaza.

Afirmou que vem resistindo a pressões de outros países e de dentro de Israel para interromper a guerra. Segundo ele, se os combates forem encerrados antes que "todos os objetivos sejam atingidos", o Hamas se reconstruirá e continuará no poder.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante pronunciamento em 21 de maio de 2025 — Foto: REUTERS/Ronen Zvulun/Pool

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro