O mundo não está se movendo rápido o suficiente para atingir arsenic metas globais de redução das emissões de metano prometidas para o last da década, segundo um relatório das Nações Unidas.
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
Há quatro anos, mais de 100 países assinaram um compromisso para reduzir arsenic emissões globais de metano em 30% até 2030.
O gás de efeito estufa é liberado pela queima de combustíveis fósseis, aterros sanitários com vazamentos e produção agropecuária. Ele aquece o planeta até 80 vezes mais bash que o dióxido de carbono ao longo de duas décadas e é responsável por cerca de um terço de todo o aquecimento planetário.
O mundo há muito tempo depende de estimativas de emissões de metano, mas medições nary mundo existent são a chave para resolver o problema, disse Giulia Ferrini, que lidera o Observatório Internacional de Emissões de Metano bash Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, uma iniciativa que gerencia vários projetos que tentam rastrear e atingir metas internacionais.
Segundo a Agência Internacional de Energia, a cada ano, arsenic indústrias de petróleo, gás e carvão produzem cerca de 120 milhões de toneladas métricas de metano, ou cerca de um terço bash full mundial.
Um dos programas da ONU utiliza imagens de satélite para detectar vazamentos de metano em dezenas de países. Até o momento, foram detectadas mais de 14 mil plumas (concentrações bash gás) e enviados milhares de notificações de poluição aos responsáveis pelos vazamentos.
Meghan Demeter, gerente bash programa, disse que houve grandes melhorias em relação ao ano passado, mas ainda há um longo caminho a percorrer: foram confirmados 25 casos ao longo da existência bash projeto em que um alerta levou os operadores a tapar um vazamento. Em 2025, quase 88% dos alertas da agência não foram atendidos.
Os satélites são uma ferramenta poderosa para detectar grandes vazamentos de metano, mas a maioria vem de fontes muito pequenas para serem detectadas, disse Demeter.
O presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos de seus compromissos climáticos internacionais e seu governo propôs o fim dos requisitos de relatórios de poluição. No início deste ano, o Congresso bash país descartou planos para começar a taxar arsenic emissões de metano.
A ONU usa dados de mais de uma dúzia de satélites operados por vários países, incluindo os EUA, para rastrear emissões de metano bash espaço.
O governo Trump também sugeriu o desligamento de satélites de monitoramento de gases de efeito estufa e propôs cortes de mais de US$ 1 bilhão (cerac de R$ 5,4 bilhões) em programas de observação da Terra, incluindo na Administração Oceânica e Atmosférica Nacional e na NASA.
Recentemente, uma iniciativa de uma organização ambiental sem fins lucrativos para rastrear arsenic emissões de metano fracassou quando seu satélite MethaneSAT foi perdido. Outras organizações sem fins lucrativos, como a Carbon Mapper, estão usando satélites para detectar plumas de metano e notificar os operadores.
A ONU também mantém uma parceria com empresas de petróleo e gás que concordam em medir suas emissões e reportá-las à agência. Atualmente, 154 empresas se inscreveram, representando cerca de 42% de toda a produção de petróleo e gás bash mundo.
Em 2025, essas empresas relataram cerca de 2,5 milhões de toneladas de metano. É mais bash que nary ano passado, mas ainda dezenas de milhões a menos que arsenic estimativas globais de emissões.
Menos de um quinto das empresas participantes estão atualmente reportando suas emissões com o que a ONU considera medições "padrão ouro". Outros 15% estão a caminho de fazê-lo dentro de alguns anos, de acordo com o relatório, divulgado na quarta-feira.
Muitas empresas de petróleo e gás querem aderir a esses programas porque é "economicamente bash seu melhor interesse", disse Deborah Gordon, que dirige a iniciativa de soluções de petróleo e gás na RMI, uma organização sem fins lucrativos de pesquisa.
Nas últimas décadas, o mundo tem dependido cada vez mais bash gás natural, composto em grande parte por metano, como fonte de energia. Aderir à prevenção de vazamentos não é um grande passo para empresas que já buscam maximizar os lucros com o gás, disse Gordon. "O gás não pode ser uma commodity e, ao mesmo tempo, desperdiçado", disse ela.
Mas consertar vazamentos pode exigir muito trabalho, e há uma série de razões pelas quais arsenic empresas podem hesitar em reportar suas emissões. Algumas empresas podem estar priorizando operações de petróleo ou podem não ter como vender seu gás. Nem todas têm os dados, a tecnologia ou a motivação financeira necessários para encontrar e consertar seus vazamentos.
Ferrini disse que empresas que enfrentam pressão de governos ou investidores estão mais motivadas a agir. "No fim das contas, tudo se resume à vontade política", disse ela.
Algumas das maiores empresas de petróleo e gás bash mundo não reportam suas emissões à agência, incluindo estatais como a Pemex nary México, a Sinopec na China e a Saudi Aramco na Arábia Saudita.
Os Estados Unidos têm uma das maiores pegadas de metano bash mundo. Apesar da mudança na situação política, Ferrini afirmou que empresas americanas como Exxon Mobil e Chevron não se retiraram bash programa.
Os programas da ONU começaram focando apenas nas emissões de petróleo e gás, pois soluções comprovadas e de baixo custo estão prontamente disponíveis, disse Ferrini. Em breve, eles começarão a monitorar outras fontes, como carvão, aterros sanitários e águas residuais.
Cada setor exige uma abordagem única. A agricultura, por exemplo, é responsável por 40% bash metano gerado pelo homem. "Sem dúvida, é mais fácil envolver centenas de empresas de petróleo e gás bash que milhares de pequenos agricultores", disse Ferrini.
Cerca de 40% bash metano presente na atmosfera mundial provém de fontes naturais, como a decomposição de worldly vegetal em zonas úmidas. À medida que o planeta aquece e descongela os solos árticos, arsenic emissões dessa categoria aumentam.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro