7 meses atrás 15

Mianmar é governado por junta militar; informações sobre terremoto são precárias

Pelo aplicativo Telegram, mídia estatal declarou emergência em seis regiões do país, sem divulgar informações oficiais sobre número de vítimas ou operações de resgate.


Arranha-céu desaba na Tailandia após terremoto

Arranha-céu desaba na Tailandia após terremoto

Pelo aplicativo Telegram, a mídia estatal declarou emergência em seis regiões — incluindo Sagaing, Mandalai e a capital, Naypyitaw —, sem dar mais detalhes. Atualmente, a junta militar controla a TV, o rádio e jornais locais. O fato de a internet ser restrita também dificulta o acesso a informações sobre o desastre, como relatos, vídeos e fotos.

Por outro lado, na Tailândia, país vizinho que sentiu os impactos do terremoto desta sexta, o ministro da Defesa, Phumtham Wechayachai, falou sobre a catástrofe. Lá, um arranha-céu em construção desabou, e houve registro de menos três mortos e de dezenas de desaparecidos.

Leia, abaixo, respostas a estas duas perguntas (clique para navegar pela página):

📌 O que se sabe sobre o terremoto em Mianmar?

  • Já era tarde de sexta (no horário local), quando um tremor de magnitude 7,7 atingiu Mianmar –ele também foi fortemente sentido na China e na Tailândia. O epicentro foi 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, na região central de Mianmar.
  • Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), houve relatos de "danos significativos" na região. Voos da companhia aérea estatal, a Myanmar National Airlines, foram cancelados.
"A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte. Prevemos que o impacto será bastante grande", disse Marie Manrique, coordenadora de Programa da Federação Internacional da Cruz Vermelha.

▶️ Como foi o golpe de Estado em Mianmar?

Manifestantes usando máscaras com o rosto de Aung San Suu Kyi protestam na cidade de Yangon, em Mianmar, neste domingo (28) — Foto: Stringer/Reuters

Prédio danificado após forte terremoto atingir o centro de Mianmar, em Mandalay, Mianmar, em 28 de março de 2025. — Foto: REUTERS / Stringer IMAGENS TPX DO DIA

Destruição em Mianmar após terremoto — Foto: Reuters e AFP

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro