8 meses atrás 37

Michael de Santa em GTA 5: veja ator, história e mais do protagonista

Michael De Santa é um dos protagonistas de GTA 5, jogo de 2013 que ainda hoje está entre os mais jogados do mundo. Em Los Santos, Michael tenta viver uma aposentadoria tranquila após anos no crime, mas acaba sendo puxado de volta para o caos onde seu passado e presente se misturam. O arco de Michael mostra seus conflitos com a família, o reencontro com Trevor, seu envolvimento com o FIB, seus sonhos e explora sua relação com Franklin.

 Divulgação/Rockstar Conheça mais sobre Michael, protagonista de GTA 5 — Foto: Divulgação/Rockstar

Michael de Santa: saiba mais sobre um dos protagonistas de GTA 5

  • Quem é Michael em GTA 5?
  • Como é a relação de Michael com sua família?
  • A complexa ligação de Michael e Trevor
  • Como Michael se envolveu com os federais?
  • A relação de Michael e Franklin
  • Missões de Michael em GTA V 5
  • O que acontece com Michael após os eventos de GTA 5?
  • Quem é o ator que faz Michael em GTA 5?

Michael De Santa, que já foi conhecido como Michael Townley, é um assaltante de bancos que com ajuda do agente Dave Norton, do FIB, forjou a própria morte, trocou seu nome e se mudou com a família para uma mansão em Los Santos, para tentar viver uma vida tranquila e longe do crime. Nesse processo, ele abandonou seus parceiros de crime, e inclusive, um deles foi morto por sua traição.

O plano não saiu como o esperado e ao longo dos anos, Michael passou a viver em um casamento turbulento, conviver com problemas familiares e atormentado por seu passado. Tudo começa a mudar no momento em que ele conhece Franklin. Michael vê uma chance de reviver seus dias de glória ao lado do jovem e ao mesmo tempo, conseguir dinheiro para pagar uma dívida com Martin Madrazo.

Michael é o mais experiente e calculista entre os protagonistas. Ele tem visão estratégica, é um bom planejador e mostra traços de líder em alguns momentos, apesar da sua personalidade explosiva. Sua habilidade especial permite desacelerar o tempo durante tiroteios, o que dá vantagem em combates.

 Reprodução/PlayStation Michael é um dos personagens principais de GTA 5 — Foto: Reprodução/PlayStation

Como é a relação de Michael com sua família?

No começo da história, a relação de Michael com a família é desastrosa. Ele ama a esposa e os filhos, mas não consegue mostrar isso da forma como deveria, o que gera conflitos com frequência. Em um determinado momento, a situação se torna tão insustentável, que vemos a família o abandonando, para tentar viver uma vida mais tranquila.

A relação de Michael com Amanda, sua esposa, com o passar dos anos foi se deteriorando, onde brigas se tornaram comuns e chegou ao ponto de traições começarem a acontecer de ambos os lados. Mas apesar de todos os problemas, quando a família sai de casa, deixando Michael sozinho, eles sentem falta um do outro e percebem que ainda se amam, apesar de tudo.

 Reprodução/RicFazeres Michael e a família fazendo terapia em GTA 5 — Foto: Reprodução/RicFazeres

Com Jimmy, a relação é caótica. Michael o ama, mas não sabe demonstrar. Jimmy, por sua vez, é desrespeitoso, viciado em drogas e chega a roubar o pai. Ainda assim, com o desenvolvimento da história, vemos eles buscando a reconciliação e Jimmy chega a admitir que sente falta do pai e tenta mudar sua postura com ele.

Tracey, por outro lado, vive em atrito com o pai por causa de seu estilo de vida e ambição de ser famosa. Michael tenta a proteger, mas faz isso de forma agressiva, o que afasta ainda mais a filha. No entanto, quando as coisas ficam complicadas e Tracey liga pedindo ajuda ao pai, é um sinal de que confia nele, apesar da relação conflituosa. Com o tempo, assim como os demais membros da família, o relacionamento dos dois melhora aos poucos.

A complexa ligação de Michael e Trevor

Michael e Trevor têm uma amizade antiga, que se fortaleceu quando eram jovens criminosos. E mesmo com personalidades opostas, Michael mais frio e calculista e Trevor mais explosivo, eles formaram uma dupla de sucesso, que conseguiu concluir um alto número de roubos.

O primeiro fator que desestabilizou a relação deles foi quando Michael conheceu Amanda. Mas o rompimento entre eles aconteceu de fato após o assalto fracassado em North Yankton, quando Michael fingiu sua morte e cortou completamente a relação com o seu parceiro. Inclusive, naquele dia, era para Trevor ter morrido.

Anos mais tarde, quando Trevor descobre a mentira de Michael, ele se sente traído e vai até Los Santos para se reencontrar com o amigo, e a princípio, se vingar dele. No entanto, com o desenrolar da história, vemos que apesar da raiva existente eles trabalham juntos, mas tem um grande confronto onde eles quase se matam quando Trevor descobre que o outro parceiro da dupla, Brad, estava morto e não preso como ele pensava. Apesar disso e de todas as desavenças, caso o jogador escolha o final C, onde todos seguem vivos, é possível ver que apesar de ainda ter indiretas entre eles, aos poucos a dupla parece construir uma reconciliação do jeito deles.

 Divulgação/Rockstar Games A relação entre Michael e Trevor em GTA 5 é repleta de conflitos e ressentimento — Foto: Divulgação/Rockstar Games

Como Michael se envolveu com os federais?

A parceria de Michael com o FIB não foi feita por patriotismo, foi por benefício próprio. Cansado da vida de crimes e com medo de perder a família, Michael fez um acordo com o agente Dave Norton, onde ele concordou em entregar seus parceiros em troca de uma nova vida. O plano era forjar sua morte, prender Brad e matar Trevor. Só que as coisas saíram do controle. Brad morreu no lugar de Trevor, que por sua vez fugiu e Michael sumiu do mapa e deixou de ser Michael Townley, para se tornar Michael De Santa.

Por mais que tudo pareça dar certo no começo, anos mais tarde ele segue preso ao seu acordo com o FIB e mesmo que não deseje mais fazer o trabalho sujo da organização, ele se vê sem alternativas, devido às chantagens de Dave, que não hesita em o ameaçar ao menor sinal de rebeldia. Além de trair Trevor e matar Brad, por causa do acordo que fez com os federais, Michael ainda envolveu Franklin no meio da confusão, colocando o jovem em situações perigosas e em tramas complexas.

 Reprodução/SGUK GAME CHARACTERS Dave Norton foi o agente do FIB que se envolveu com Michael em GTA 5 — Foto: Reprodução/SGUK GAME CHARACTERS

A relação de Michael e Franklin

A amizade de Michael e Franklin começa com um roubo de carro e logo vira uma relação quase que de pai e filho. Franklin busca oportunidades de crescer na vida e vê em Michael alguém em se espelhar, pois a primeira impressão foi de que Michael era uma pessoa bem sucedida. Já Michael, vê em Franklin um enorme potencial e isso o motiva a ensinar o jovem.

Franklin admira Michael e é extremamente leal a ele, mesmo quando discorda de suas atitudes. Ele o ajuda em momentos complicados, como nas missões envolvendo o FIB e tenta manter as coisas controladas entre o mentor e Trevor quando tudo parece sair do controle. Com o tempo, Franklin passa a enxergar as falhas de Michael, mas nem mesmo isso faz com que eles rompam a amizade construída.

 Reprodução/Os Carinhas Michael colocou a arma na cabeça de Franklin na primeira vez que se encontraram em GTA 5 — Foto: Reprodução/Os Carinhas

O destino da relação deles depende da decisão final do jogador. Se Franklin mata Michael, ele entra em crise, sente remorso e se afasta de tudo. Se mata Trevor, a relação com Michael continua, mas com certa frieza, já que Michael se sente ressentido por ter ajudado a matar seu antigo parceiro. Já no final em que todos sobrevivem, os dois mantêm a amizade sem qualquer abalo na relação.

Missões de Michael em GTA 5

As missões de Michael em GTA 5 mostram um personagem em crise de meia idade, que tenta escapar do passado enquanto é arrastado de volta para o mundo que queria deixar para trás. Suas missões envolvem assaltos, como o roubo da joalheria, parte fundamental da história, pois é uma fala dele que faz Trevor descobrir que o ex parceiro segue vivo. Além disso, ele é um dos pilares da parte estratégica dos demais golpes do jogo ao lado de Lester.

Também tem missões onde vemos a complexa relação de Michael com os federais e como mesmo após tantos anos, Dave ainda o tem na mão. Quando Michael é obrigado a trabalhar para o FIB, vemos o quão corruptos alguns agentes da organização são e que por mais que tente se desvincular dos federais, ele não consegue se livrar do acordo que fez no passado.

E além disso, o lado pessoal de Michael também é explorado em suas missões. É possível vermos todo o arco de sua família, desde o começo turbulento, até a reconciliação. E também conseguimos ver ele se aproximando do seu sonho, que é trabalhar com cinema. E ao se aproximar de Solomon Richards, ele tem a chance de dar início a sua carreira no ramo.

 Reprodução/Steam As missões de Michael em GTA 5 são bem variadas — Foto: Reprodução/Steam

O que aconteceu com Michael após os eventos de GTA 5?

Depois do grande golpe no Union Depository, Michael finalmente consegue o que desejava quando forjou sua morte: uma vida tranquila, feliz e estável. Ele começa a se reconciliar com a família, retoma o casamento com Amanda e começa a trabalhar como produtor no estúdio de cinema Richards Majestic, algo que como vimos na história, ele sempre sonhou. Essa confirmação de que ele segue trabalhando como produtor, vem no GTA Online, quando Franklin diz conhecer um dos produtores do estúdio.

Entre os protagonistas, ele é o único que não apareceu em GTA Online e talvez por isso sempre houve uma grande dúvida sobre o seu destino. Podemos concluir que Michael vive uma vida longe do mundo do crime e de adrenalina, diferente de Trevor, que seguiu com a Trevor Philips Industries e Franklin, que criou sua agência para resolver problemas dos famosos de Los Santos.

 Reprodução/GTA Wiki Após o fim de GTA 5, Michael seguiu na carreira de produtor de filmes — Foto: Reprodução/GTA Wiki

Quem é o ator que faz Michael em GTA 5?

O ator americano Ned Luke, foi o responsável por dar vida a Michael de Santa em GTA 5. Sua atuação no game não foi apenas de voz, já que Ned também fez toda a captura de movimentos de Michael, o que deu ainda mais realismo à performance. Grande parte do sucesso do personagem vem da grande atuação dele, que conseguiu entregar camadas emocionais e intensidade na interpretação. E além de trabalhar em GTA, ele participou de diversos outros projetos e entre suas aparições mais notáveis, temos as nos seriados Boardwalk Empire e Lei & Ordem: SVU.

Desde o lançamento de GTA 5 em 2013, Ned Luke conquistou uma base fiel de fãs ao redor do mundo. Ele já esteve no Brasil em três oportunidades e em todas elas se impressionou com o carinho do público, como revelou em entrevista ao Podcast "Flow Games.”

 Divulgação/IMDb Ned Luke deu vida a Michael de Santa em GTA 5 — Foto: Divulgação/IMDb

E mesmo após tantos anos do lançamento do jogo, ele segue falando sobre o game e sempre interagindo com os fãs. Inclusive, em 2024, ele fez uma referência que levou os fãs à loucura. Ned postou um vídeo em suas redes sociais andando em um barco e comemorando o fato de ter “recuperado seu barco após 11 anos.” Uma clara referência ao barco de Michael que foi roubado em GTA 5.

E não é apenas sobre GTA 5 que ele segue falando. Em um podcast que participou recentemente, ele foi perguntado sobre sua participação em GTA 6, mas negou prontamente e disse que mesmo que tivesse alguma informação, não poderia revelar nada por motivos contratuais. Além disso, ele também já comentou sobre os protagonistas de GTA 6, além de falar sobre suas expectativas para o jogo.

 saiba tudo sobre PERSONAGENS, MAPAS e CONSOLES do game

GTA 6: saiba tudo sobre PERSONAGENS, MAPAS e CONSOLES do game

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro