Quem nunca se frustrou ao perceber que o micro-ondas liga, mas não esquenta, deixando a comida gelada? Esse defeito é mais comum do que parece e, em um vídeo que viralizou nas redes sociais, o profissional @messias_menezes_mm explica as possíveis causas, como problemas no fusível, capacitor e magnetron, que podem impedir o aquecimento dos alimentos.
Para esclarecer as principais dúvidas sobre falhas nos componentes do micro-ondas, o TechTudo preparou um guia que detalha as causas apresentadas no vídeo, outros problemas que podem afetar o aparelho e os riscos de usar um eletrodoméstico com defeito. Confira!
Vídeo mostra causa para micro-ondas que liga, mas não esquenta; veja o que é e como consertar — Foto: Reprodução/TikTok @messias_menezes_mm Quais os sinais de mau funcionamento antes do aparelho parar de vez?
Como qualquer eletrodoméstico, o micro-ondas também apresenta sinais antes de um problema mais grave. Ficar atento a barulhos estranhos, aquecimento irregular, falhas na porta ou no painel, por exemplo, pode ajudar a evitar dores de cabeça e gastos elevados no futuro. Se esses problemas se repetem, o recomendado é acionar uma assistência técnica para que um profissional possa avaliar a situação.
Falhas menos frequentes, como o aparelho ligar e desligar sozinho, vibrações, cheiro de queimado, superaquecimento, faíscas ou choque elétrico ao encostar, também exigem a ajuda de um técnico para investigar a causa antes que o problema se torne permanente. Assim, sempre observe o comportamento do seu micro-ondas para garantir a segurança e a durabilidade.
Multímetro ajuda a indicar se há problema com o diodo do micro-ondas — Foto: Reprodução/Pixabay Micro-ondas liga, mas não esquenta: veja o que pode ser
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, um profissional realiza testes para identificar o problema em um micro-ondas que liga, mas não aquece os alimentos. Antes de começar, o técnico desligou o aparelho da tomada para evitar acidentes com a eletricidade. Em seguida, usando uma chave de fenda com cabo isolado, ele testou os capacitores do eletrodoméstico com um multímetro (aparelho que mede valores elétricos, como tensão, corrente e resistência). O terceiro passo foi testar o diodo, o fusível e o magnetron, peças essenciais no processo de aquecimento. Os testes indicaram que o fusível estava queimado, enquanto os outros componentes estavam funcionando normalmente. Após a troca do fusível, o micro-ondas voltou a aquecer normalmente.
A demonstração sugere que, em casos de micro-ondas com o painel funcionando, mas sem aquecer, a verificação e troca de peças ligadas diretamente à corrente elétrica, como o fusível, pode ser a solução. Esse tipo de defeito é relativamente simples e não envolve sistemas complexos da parte eletrônica. No entanto, esses testes só devem ser feitos por quem tem conhecimento técnico de componentes elétricos e eletrônicos. Portanto, em caso de dúvidas, o ideal é acionar um suporte especializado.
Vídeo mostra técnico realizando testes em peças do micro-ondas — Foto: Reprodução TikTok/@messias_menezes_mm Outros motivos para o micro-ondas ligar, mas não esquentar
Embora o problema no fusível seja uma causa comum, como mostrado no vídeo, existem outros fatores que podem fazer o micro-ondas ligar, mas não esquentar. Abaixo, listamos alguns dos principais problemas que afetam o sistema de aquecimento do aparelho:
- Surto elétrico: uma descarga elétrica, seja por causas naturais, como tempestades, ou por ação humana na rede elétrica, pode provocar uma oscilação abrupta de voltagem e danificar componentes internos do micro-ondas, afetando sua capacidade de aquecer. Mesmo que o aparelho continue ligando, a voltagem instável pode ter comprometido circuitos essenciais para a geração de calor;
- Problemas na placa eletrônica: o item controla todas as funções do micro-ondas. Logo, se algum componente dessa placa estiver danificado, o aquecimento pode ser comprometido, mesmo que o aparelho ligue normalmente.
- Capacitor ou diodo com defeito: duas peças responsáveis por direcionar a energia elétrica para os sistemas de aquecimento do micro-ondas. Se um deles apresentar defeito, o magnetron, que gera as ondas responsáveis pelo calor, pode não receber a energia necessária, resultando na falta de aquecimento;
- Porta do micro-ondas com problema: a porta possui mecanismos de segurança que impedem o funcionamento do aparelho quando está aberta. Se as travas ou sensores da porta estiverem com defeito, o micro-ondas pode até ligar a luz e o motor, mas o sistema de aquecimento pode ser desativado por segurança;
- Fusível térmico queimado: esse é um dispositivo de segurança projetado para interromper o circuito elétrico em caso de sobrecarga ou superaquecimento. Logo, se ele queimar, o micro-ondas pode ligar, mas não aquecer, pois a corrente necessária para o magnetron é interrompida para evitar danos mais graves;
- Tensão da tomada incompatível: conectar o micro-ondas a uma tomada com tensão diferente da especificada, como ligar um aparelho de 220V em uma tomada de 110V, pode fazer com que ele ligue, mas não funcione corretamente, incluindo o aquecimento. A amperagem da tomada também pode afetar o desempenho do aquecimento, especialmente em aparelhos de maior potência.
Para consertar o micro-ondas pode ser necessário contar com o auxílio de um técnico especializado — Foto: Freepik Riscos de usar um micro-ondas defeituoso
Usar um micro-ondas com defeito vai além de esquentar mal a comida — pode representar risco real à segurança. Problemas elétricos internos podem causar curtos-circuitos e até incêndios. Já falhas no magnetron, se as proteções forem comprometidas, podem levar à emissão irregular de radiação. Embora o aparelho tenha sistemas de segurança, um defeito pode comprometer esses mecanismos.
"Além disso, mesmo que o vídeo mostre problemas aparentemente simples, tentar consertar um micro-ondas sem as peças e o conhecimento técnico adequados pode ser extremamente perigoso. Devido à alta potência e tensão do aparelho, e a componentes como capacitores, fusíveis e magnetron — que atuam diretamente no controle de energia, calor e radiação — os reparos devem ser feitos apenas por um profissional especializado
Por isso, ao notar qualquer problema no micro-ondas, pare de usar o aparelho e procure um técnico especializado. Ignorar sinais de falha pode colocar sua segurança em risco e agravar o defeito, aumentando o custo ou até inviabilizando o conserto.
Micro-ondas pode pegar fogo em caso de superaquecimento ou sobrecarga — Foto: Reprodução/Freepik (IA) * Com informações Consul.
Vídeo: Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar
Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
18
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/X/1/uBQJWAT1aMTXfD9EKmeA/huawei-gt-6-pro-display-pulso.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro