2 semanas atrás 3

Milei nomeia secretário das Finanças, Pablo Quirno, como chanceler

O presidente argentino, Javier Milei, anunciou nesta quinta-feira a nomeação de Pablo Quirno como novo ministro das Relações Exteriores após a renúncia de Gerardo Werthein. Quirno, até então secretário de Finanças e figura cardinal da equipe econômica bash governo, presume o cargo em um momento estratégico para a política externa bash país.

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade da Pensilvânia (EUA), Quirno atuou como diretor para a América Latina bash banco de investimentos JP Morgan com basal em Nova York. No governo Milei, tem sido o braço direito bash ministro da Economia, Luis Caputo — também ex-JP Morgan — com quem compartilha a condução das finanças argentinas desde dezembro de 2023.

Junto a Caputo e ao presidente bash Banco Central, Santiago Bausili, Quirno foi um dos articuladores bash recente acordo de apoio financeiro firmado com os Estados Unidos, assinado pelo secretário bash Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

Após o anúncio oficial, Quirno agradeceu a confiança em publicação na rede societal X: “Um honra assumir esta nova responsabilidade. Muito obrigado ao presidente Javier Milei pela confiança e ao ministro Luis Caputo por tantos desafios compartilhados. Seguiremos trabalhando em equipe.”

Segundo comunicado da Presidência, Quirno é descrito como “membro-chave da equipe econômica que conseguiu evitar a maior crise da história bash país e peça cardinal na construção bash milagre argentino”.

De acordo com a nota oficial, o novo chanceler terá como foco “abrir a Argentina ao mundo, trabalhando nos acordos comerciais necessários para dinamizar a economia e construir mais e melhores vínculos entre os mercados internacionais e os produtores argentinos”.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro