9 meses atrás 20

Não é o fogão! 7 eletrodomésticos que mais causam incêndios em casa

Eletrodomésticos estão entre as principais causas de incêndios acidentais em casa, provocando não apenas prejuízos para o bolso, mas também riscos à segurança dos moradores. E, embora o fogão leve a fama, ele não é o vilão número um. Segundo o Corpo de Bombeiros, a maioria desses incidentes acontece por descuido no uso ou na falta de manutenção dos aparelhos — algo simples, mas que faz toda a diferença.

Pensando em ajudar o consumidor a identificar os equipamentos que merecem mais atenção, o TechTudo preparou uma lista com os 7 que mais costumam pegar fogo em casa. Entre eles estão a secadora, o forno elétrico e a máquina de lavar louça. Confira, a seguir, a lista completa.

 Reprodução/Freepik (IA) Não é o fogão! 7 eletrodomésticos que mais causam incêndios em casa — Foto: Reprodução/Freepik (IA)

📝 220 V ou 110 V? Veja como descobrir a tensão elétrica de um aparelho no Fórum TechTudo

7 eletrodomésticos que mais provocam incêndios

  1. Forno elétrico
  2. Micro-ondas
  3. Torradeira
  4. Secadoras
  5. Máquinas de lavar
  6. Lava-louças
  7. Air Fryer

Para quem tem forno elétrico em casa, ele pode se tornar o eletrodoméstico mais perigoso da cozinha se não for usado com cuidado. Apesar de, em geral, ser um aparelho seguro, alguns hábitos podem comprometer seu funcionamento e apresentar grandes riscos. Deixá-lo em uma área exposta ao sol ou à chuva, por exemplo, aumenta as chances de superaquecimento ou de um curto-circuito, sendo uma das práticas mais perigosas.

Para mais, a falta de limpeza com frequência pode deixar restos de alimentos e gordura acumulados no interior, que queimam com facilidade e podem ocasionar incêndios. Conectar o aparelho em extensões ou benjamins que não suportam a carga energética gerada também pode ser bastante arriscado.

 Divulgação/Philco Os fornos elétricos são seguros, desde que sejam utilizados com cautela e sejam feitas as manutenções necessárias — Foto: Divulgação/Philco

O micro-ondas pode parecer inofensivo, mas também oferece riscos de incêndio se não for usado com atenção. O acúmulo de restos de comida e gordura, por exemplo, pode superaquecer e acabar causando chamas com facilidade. Outro ponto de atenção são embalagens com peças metálicas ou papel alumínio: quando colocadas no aparelho, elas podem geras muitas faíscas e, em casos mais graves, provocar incêndios.

 Hidrauaço/Divulgaação O micro-ondas pode pegar fogo com facilidade se não for limpo com frequência e utilizado de maneira errada — Foto: Hidrauaço/Divulgaação

A torradeira é outro aparelho que pode oferecer grande risco de incêndio se não for limpa com frequência. O acúmulo de farelos de pão, por exemplo, pode atingir as partes elétricas do aparelho, causando curto-circuitos e, em consequência, chamas.

Portanto, após cada uso, ou pelo menos uma vez ao dia, é importante higienizar o aparelho e deixá-lo desligado da tomada. Assim, além de reduzir os riscos de acidentes, você ainda economiza energia. Também vale reforçar a necessidade de usar tomadas compatíveis com a tensão do aparelho e não conectar em extensões e benjamins, que não costumam suportar bem a carga elétrica.

 Reprodução/Amazon Apesar de parecer um aparelho inofensivo, a torradeira pode apresentar risco quando os farelos de pão se acumulam por falta de limpeza regular — Foto: Reprodução/Amazon

Muita gente não enxerga a secadora como um eletrodoméstico que representa risco, mas ela está entre os aparelhos que mais costumam causar incêndios. O motivo? O acúmulo de calor combinado aos fiapos de roupas no interior da máquina pode gerar combustão, principalmente quando a manutenção é deixada de lado.

Logo, limpar o filtro de fiapos após cada uso e verificar se a saída de ar está desobstruída é muito importante. Da mesma forma, é preciso instalar a secadora em um local com espaço ao redor para permitir a circulação de ar e evitar superaquecimento.

Outros cuidados incluem não deixar a máquina funcionando quando não houver ninguém em casa ou durante a noite, já que qualquer problema pode passar despercebido. E atenção: nunca seque peças com resquícios de produtos inflamáveis, como álcool ou solventes, pois isso aumenta bastante o risco de combustão.

 Divulgação/Samsung A secadora é um dos principais eletrodomésticos que pode provocar incêndios na sua casa — Foto: Divulgação/Samsung

Assim como as secadoras, as máquinas de lavar também ser muito perigosas se usadas do jeito errado. Afinal, são aparelhos que combinam eletricidade e água — dois elementos que, se não forem bem gerenciados, podem causar acidentes.

Por isso, é importante nunca deixar a lavadora funcionando sem supervisão. Caso algo saia do controle, as chances de reagir a tempo são mínimas. Outro ponto é não deixar roupas de molho por mais tempo do que o indicado pelo aparelho, pois, além de prejudicar o desempenho da máquina, a prática pode comprometer a segurança do ambiente.

Manter a limpeza em dia também faz diferença. Afinal, a higienização regular ajuda a prevenir falhas e garantir uma longa vida útil para o aparelho. E, por fim, lembre-se de desconectar o eletrodoméstico da tomada após o uso, tanto para evitar acidentes quanto para economizar luz.

 Divulgação/Brastemp Desligar a máquina de lavar quando não estiver em uso é uma das medidas de segurança contra incêndios — Foto: Divulgação/Brastemp

A lava-louças é feita para higienizar pratos e talheres com água quente ou fria, dependendo do ciclo escolhido. Mas, como funciona com eletricidade, pode oferecer risco de curto-circuito se não for usada da melhor maneira ou apresentar alguma falha.

Nesse sentido, evite deixá-la funcionando quando não houver ninguém em casa ou durante a noite. Para mais, garanta que a tomada usada seja compatível com a tensão da residência e esteja em boas condições.

 Reprodução/Amazon A lava-louças precisa de higienização regular para evitar problemas técnicos que podem levar a incêndios — Foto: Reprodução/Amazon

Embora não esteja entre os eletrodomésticos com maior risco, a air fryer pode, sim, causar incêndios, especialmente se não for operada da maneira correta. Isso porque resíduos de gordura e restos de alimento acumulados no cesto podem superaquecer e até alcançar os componentes elétricos — o que é ainda mais preocupante, já que o aparelho funciona com a rápida circulação de ar quente.

Assim, lembre-se de manter a limpeza em dia, sempre tirando migalhas e gordura da parte interna após o uso. Também é importante não deixar a air fryer funcionando sem supervisão e evitar usá-la em locais fechados ou que obstruam a saída de ar, o que pode favorecer o superaquecimento.

 Reprodução/Freepik Embora não seja o eletrodoméstico com maior risco, se utilizado da maneira errada, a air fryer pode causar incêndios — Foto: Reprodução/Freepik

Afinal, como se proteger?

Independentemente do aparelho, os bombeiros alertam que os incêndios domésticos costumam acontecer nos momentos mais inesperados — e, com frequência, durante a noite. Por isso, embora existam ações que podem (e devem) ser tomadas no momento do incidente, a melhor estratégia sempre será a prevenção.

Entre os cuidados mais recomendados estão: desligar da tomada os aparelhos que não precisam ficar ligados o tempo todo — como micro-ondas, air fryer ou lava-louças —, mantendo apenas os essenciais, como geladeira e relógio. Também é importante dispensar a prática de ligar vários equipamentos na mesma tomada e, caso seja necessário usar extensões, optar por modelos do tipo régua, de preferência com fusível, e compatíveis com a amperagem dos dispositivos.

Com informações de Your Home Style, Service Master Restore, VHL Facilities e AS.

Vídeo: Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos

Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos

Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro