A carteira digital é um recurso disponível para celulares Android e iPhone (iOS) que simula uma carteira física no ambiente virtual. Com ela, os usuários podem adicionar os dados dos cartões de crédito e débito e realizar pagamentos por aproximação — com a tecnologia NFC, transmissão magnética ou código QR — em lojas físicas ou online, com segurança nas transações. Por mais que o serviço funcione há bastante tempo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre o recurso.
O que é carteira digital? Entenda para que serve e compare opções — Foto: Divulgação/Freepik O que é carteira digital? Entenda para que serve e compare opções
O TechTudo preparou uma matéria completa com tudo o que você deve saber sobre carteira digital. No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados.
- O que são carteiras digitais?
- Como funcionam as carteiras digitais?
- As carteiras digitais são seguras?
- Como usar uma carteira digital?
- Maneiras de tornar sua carteira digital mais segura
- Opções de carteiras digitais
1. O que são carteiras digitais?
As carteiras digitais, também conhecidas como e-wallets, são aplicativos que funcionam como uma "carteira física" no ambiente digital. Os apps armazenam dados de cartão de crédito e débito e permite que os usuários realizem pagamentos e transferências aproximando o celular de outro dispositivo receptor. Para isso, o sistema usa a tecnologia NFC, código QR e transmissão magnética. Existem várias opções de carteiras digitais, como o Apple Pay, Nubank, PicPay e Google Wallet (antigo Google Pay).
Nubank permite adicionar cartões de crédito e débito à carteira digital de dispositivos móveis — Foto: Laura Storino/TechTudo 2. Como funcionam as carteiras digitais?
As carteiras digitais podem ser usadas tanto em compras online quanto presenciais. No ambiente virtual, o checkout é concluído assim que o cliente seleciona a carteira digital e a forma de pagamento desejada. Já nas compras presenciais, o serviço utiliza tecnologias como NFC, código QR e transmissão magnética. A seguir, entenda como funciona cada uma delas:
- NFC (Near Field Communication): é a tecnologia mais comum para pagamentos por aproximação. Basta aproximar o dispositivo da maquininha de cartão para a transação ser realizada instantaneamente.
- Transmissão Magnética Segura (MST): permite que o celular emita um sinal criptografado que simula a tarja magnética de um cartão físico. Dessa forma, o pagamento pode ser feito apenas aproximando o aparelho da máquina, mesmo que ela não tenha suporte a NFC.
- Código QR: o QR Code é um conjunto de dados digitais que pode ser lido pela câmera do celular. Nesse caso, o varejista gera o código na maquininha, o cliente o escaneia com a câmera do celular, e o processamento do pagamento é concluído por meio de uma das tecnologias mencionadas acima.
É possível fazer pagamento lendo códigos QR com a carteira digital — Foto: Reprodução/Wise 3. As carteiras digitais são seguras?
As carteiras digitais são consideradas seguras. Cada transação é protegida por um token, uma tecnologia que codifica os dados do cartão, garantindo que o número nunca seja compartilhado com quem recebe o pagamento. Assim, mesmo em caso de ataque ao sistema do lojista, as informações sensíveis do cartão — seja de crédito ou débito — permanecem protegidas.
Além disso, as carteiras digitais exigem autenticação biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial, para iniciar qualquer transação. Isso significa que o sistema só libera a operação após confirmar que é o titular da carteira quem está realizando a movimentação. Outra camada de segurança está relacionada ao funcionamento do próprio aplicativo, desenvolvido para interagir somente com softwares específicos. Esse comportamento impede que malwares ativos em outros apps acessem a carteira digital e roubem dados bancários do usuário.
As carteiras digitais possuem recursos para impedir que malwares acessem o serviço — Foto: Jonas Leupe/Unsplash 4. Como usar uma carteira digital?
- Abra o aplicativo da carteira digital e insira os dados do cartão (dê preferência ao cartão virtual do seu banco);
- Habilite a função de pagamento por aproximação do seu smartphone;
- Ao realizar uma compra, escolha um dos cartões adicionados à carteira para efetuar o pagamento e faça o desbloqueio biométrico;
- Aproxime o celular do terminal de pagamento para concluir a transação.
Samsung Wallet é uma opção de carteira digital — Foto: Divulgação/Samsung 5. Maneiras de tornar sua carteira digital mais segura
Algumas medidas podem reforçar a proteção da carteira digital. A primeira delas é evitar o uso de redes Wi-Fi públicas ao realizar transações. Dê preferência à rede móvel do próprio aparelho. Outra recomendação importante é proteger o celular e os aplicativos bancários de olhares curiosos. Caso precise digitar uma senha ou padrão para autorizar uma transferência, procure fazê-lo discretamente e em um local reservado. Por fim, verifique regularmente a conta cadastrada na carteira digital para identificar possíveis cobranças indevidas e mantenha sempre ativados os recursos de segurança do celular.
Recursos permitem deixar sua carteira digital ainda mais segura — Foto: Divulgação/Apple 6. Opções de carteiras digitais
O Apple Pay é a carteira digital desenvolvida para dispositivos da marca Apple — como iPhone, Apple Watch, iPad e macOS. O sistema permite adicionar informações com cartões de crédito e débito, além de realizar pagamentos por meio da tecnologia NFC ou por código QR. Em termos de segurança, o aplicativo protege os dados bancários utilizando códigos únicos e criptografia avançada.
O Nubank também oferece uma carteira digital para seus clientes. Com ela, é possível armazenar os dados dos cartões para realizar compras online ou em lojas físicas. A plataforma conta com recursos de segurança como limite diário de transações e criptografia de dados, que ajudam a prevenir o vazamento de informações.
A carteira digital do PicPay reúne diversas operações financeiras em um só lugar. Além de permitir pagamentos e transferências, o usuário pode gerenciar o saldo, fazer saques em agências da rede Banco24Horas, solicitar empréstimos, realizar recargas via Pix, entre outras operações. Quem utiliza a carteira ainda conta com um seguro que cobre situações como roubo, ameaças e transações realizadas sob coação.
4. Google Wallet (antigo Google Pay)
O Google Wallet é a carteira digital desenvolvida para dispositivos Android. A plataforma permite armazenar os dados dos cartões de crédito e débito para realizar pagamentos por aproximação, utilizando a tecnologia NFC. Além das transações financeiras, o app também possibilita o armazenamento de vale-transporte e documentos, como carteira de identidade, passaporte, entre outros.
Google Wallet é a carteira digital para dispositivos Android — Foto: Reprodução/TechTudo Veja também: Como fazer Pix no WhatsApp — e evitar calotes!
Como fazer Pix no WhatsApp — e evitar calotes!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
31

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/c/O/2cBJnhT4OBmGyJjta8dw/outriders.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro