A sigla IP69 representa uma certificação internacional que indica o grau de resistência de aparelhos eletrônicos contra água, poeira e resíduos sólidos. Além de celulares, as certificações do tipo IP podem aparecer na ficha técnica de smartwatches, tablets e caixas de som. Entre os diferentes níveis existentes, o IP69 é o mais avançado e garante que o dispositivo possa ser imerso em água sem sofrer danos. Além disso, o selo atesta a resistência a jatos d’água de alta pressão e temperaturas elevadas.
É importante destacar que a certificação IP69 ainda é pouco comum entre fabricantes mobile populares no Brasil, como Samsung e Apple. Em geral, essas marcas equipam seus smartphones com as proteções IP67 ou IP68. Nesta matéria, o TechTudo lista os celulares que têm IP69 e explica o que significa a classificação, além de compará-la a outras certificações existentes. Saiba mais nas linhas a seguir.
Reno13 F 5G, da OPPO, chega com certificação IP69 — Foto: Reprodução/OPPO O que é IP69? Entenda a sigla que protege seu celular contra água e poeira
Nesta matéria, além de entender o que é proteção IP, você conferirá a diferença entre os níveis e conhecer alguns modelos com esta certificação. Confira, no índice abaixo, todos os assuntos que serão abordados.
- O que é a certificação IP e o que ela significa?
- O que é IP69 e quais são as limitações da certificação?
- Qual é a diferença entre IP68 e IP69?
- IP67, IP68 e IP69: qual é melhor?
- Celulares com IP69
O que é a certificação IP e o que ela significa?
A sigla IP se refere à certificação Ingress Protection (Proteção de Entrada, em tradução livre), que indica o nível de proteção que um dispositivo tem contra poeira, resíduos sólidos e água. Essa classificação segue um padrão internacional estabelecido pela International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional, ou IEC, na sigla em inglês), responsável por definir os critérios aplicáveis a diversos dispositivos eletrônicos como celulares, smartwatches, tablets e outros.
A certificação IP é composta por dois números. O primeiro indica o nível de proteção contra poeira e partículas sólidas e varia de 0 a 6. Nesse esquema, 0 (ou “X”, em alguns casos) representa a ausência de proteção, enquanto 6 indica proteção total contra poeira. Já o segundo número se refere à proteção contra a água e vai de 0 a 9. A partir do nível 7, os dispositivos passam a oferecer resistência à imersão.
Imagem explica a classificação IP — Foto: Reprodução/ACC Metrologia O nível 8 é superior ao 7 por suportar submersão por mais tempo e em maior profundidade. Já o nível 9 é o mais avançado, por oferecer, além da resistência à água em submersão, proteção contra jatos de alta pressão e temperaturas elevadas.
O que é IP69 e quais são as limitações da certificação?
A proteção IP69 é o nível mais elevado da certificação IP. Ela oferece proteção total contra poeira e resíduos sólidos, permite a submersão do aparelho em água doce por tempo determinado e suporta pressão e altas temperaturas. No entanto, é importante lembrar que esta certificação não é absoluta, e existem limitações que devem ser respeitadas para garantir a integridade do aparelho. Por isso, é sempre recomendável verificar as orientações do fabricante sobre o tempo e a profundidade máximos permitidos para imersão.
Galaxy Z Flip 3 dentro d'água — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Vale destacar também que a certificação IP se refere, exclusivamente, à resistência contra a entrada de poeira, partículas sólidas e água doce. Ela não protege contra quedas, impactos ou arranhões — para isso, existem certificações específicas, como o Corning Gorilla Glass. Além disso, a proteção IP pode ser comprometida caso o aparelho sofra danos físicos, como quedas ou batidas. Nessas situações, a vedação original pode ser afetada, reduzindo a eficácia da proteção.
Qual é a diferença entre IP68 e IP69?
As certificações IP68 e IP69 oferecem alto nível de proteção contra poeira e água, o que pode gerar dúvidas em quem pesquisa sobre o assunto. Ambas permitem a submersão do celular em profundidades entre 1 e 2 metros, geralmente por até 30 minutos — mas esses números variam entre as fabricantes.
iPhone X tem proteção contra água — Foto: Thássius Veloso/TechTudo A principal diferença entre elas está na resistência adicional oferecida pela IP69, voltada para ambientes mais extremos. Essa certificação suporta jatos de água de alta pressão, além de temperaturas elevadas — características comuns em ambientes industriais, por exemplo. Portanto, embora ambas as classificações ofereçam proteção contra submersão, somente a IP69 garante desempenho em condições mais severas de pressão e calor.
IP67, IP68 e IP69: qual é melhor?
A certificação mais avançada atualmente é a IP69. No geral, na escala da classificação IP, quanto maiores são os números, maior é o nível de proteção. Por isso, a IP69 oferece mais segurança ao celular do que, por exemplo, a IP67, por permitir submersão em profundidades maiores e por mais tempo. O que torna o IP69 superior ao IP68 é sua capacidade de resistir a situações de alta pressão, como o jato forte de uma mangueira, além de manter a proteção contra submersão.
OPPO Reno 13F tem certificação IP69 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Todos esses níveis — IP67, IP68 e IP69 — compartilham o mesmo grau máximo de proteção contra poeira e resíduos sólidos. No entanto, a melhor escolha depende das suas necessidades. Se você procura um celular com proteção contra quedas acidentais na água, o IP67 já oferece um bom nível de segurança. Para quem deseja usar o aparelho submerso por mais tempo ou em maior profundidade, o ideal é o IP68. Agora, se, além da imersão, for importante também a resistência à alta pressão, o mais indicado é investir em um smartphone com certificação IP69.
O OPPO Reno 13F 5G, lançado em março deste ano, tem certificação IP69, que assegura proteção, por até 30 minutos, em profundidade de até dois metros. Além disso, o modelo é resistente a jatos de água e suporta alta pressão, o que faz dele uma alternativa robusta para ambientes mais exigentes.
Outra opção com certificação IP69 é o Moto G Power, da Motorola, lançado em janeiro deste ano. Ele também resiste à pressão de jatos d’água, porém com proteção garantida em profundidade de até 1,5 metro por até 30 minutos.
Motorola Moto G Power 2025 tem proteção IP69 — Foto: Reprodução/Motorola A Realme também oferece um modelo com esse nível de proteção: o Realme 14 Pro Plus. Ele tem a mesma resistência do modelo da Motorola e consegue suportar submersão em até 1,5 metro de profundidade por meia hora.
🎥 Galaxy S25 é bom? Confira impressões do celular da Samsung
Galaxy S25 é bom? Confira impressões do celular da Samsung

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
28

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/c/O/2cBJnhT4OBmGyJjta8dw/outriders.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro