10 meses atrás 23

Os 10 filmes de 2024 mais amados pelo público, segundo o Letterboxd

Os filmes de 2024 conquistaram o coração do público e movimentaram as redes sociais, especialmente no Letterboxd, uma das comunidades mais influentes de cinéfilos. Entre blockbusters de grande impacto, dramas emocionantes e surpresas do cinema independente, longas como a ficção científica Duna - Parte 2 (2024), o drama autobiográfico brasileiro Ainda Estou Aqui (2024) e a animação O Menino e a Garça (2023) são alguns dos destaques presentes na Max (antiga HBO Max) e Netflix.

Se você não perde por nada nenhuma novidade da sétima arteveja essa lista com as 10 histórias que marcaram o ano, principalmente entre os usuários do Letterboxd. A seguir, confira mais informações de cada um dos títulos, bem como onde assisti-los online e descubra o que os tornou tão especiais.

 Divulgação/IMDb Em Duna - Parte 2, Paul Atreides se une aos Fremen para vingar sua família — Foto: Divulgação/IMDb

Nessa lista organizada pelo TechTudo, você encontra os seguintes 10 filmes de 2024 mais bem avaliados pelo público, segundo o Letterboxd:

Considerado um dos filmes com uma das maiores bilheterias de 2024, a obra é uma sequência direta do longa de 2021 e acompanha novamente o jovem Paul Atreides, que em busca de vingança, se junta à Chani e aos Fremen para se preparar para a grande guerra que se aproxima de Arrakis. Com Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome) e Zendaya (Euphoria) no elenco principal reprisando seus papéis, a direção do projeto é de Denis Villeneuve (Blade Runner 2049). Presente na Max, Duna - Parte 2 possui nota 8.5 no agregador IMDb e aprovação de 92% da crítica no Rotten Tomatoes. No Letterboxd, teve 4.4/5 estrelas.

 Divulgação/Warner Bros. Pictures Duna - Parte 2 já está disponível para aluguel nas principais plataformas online — Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Esse documentário, feito por um coletivo palestino-israelense de quatro ativistas, que inclui Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor, acompanha o dia a dia de palestinos na Cisjordânia, mais especificamente em Masafer Yatta, e o embate da comunidade local com as forças do IDF (Forças de Defesa de Israel). Pré-selecionado para o Oscar 2025 na categoria de Melhor Documentário, o longa ainda não tem previsão de chegar ao cinema nem ao streaming. No IMDb, No Other Land angariou 8.3 pontos, enquanto no Rotten Tomatoes se destaca com 100% de aprovação. No Letterboxd, teve 4.4/5 estrelas.

 Reprodução/IMDb No Other Land é um longa documentário ativista sobre a situação entre palestinos e israelenses na Cisjordânia — Foto: Reprodução/IMDb

3. Ainda Estou Aqui (2024)

Ainda em exibição nos cinemas, esse filme nacional do diretor Walter Salles (Diários de Motocicleta) é uma produção original do Globoplay e vem se destacando bastante entre a crítica internacional, tendo nota 8.9 no IMDb e uma taxa de aprovação de 90% no RT, além de ser um possível representante brasileiro no Oscar 2025. Estrelado por Fernanda Torres (Tapas & Beijos) e Selton Mello (O Auto da Compadecida), a trama é baseada na obra homônima de Marcelo Rubens Paiva e se passa em 1971, período no qual a Ditatura Militar se encontrava no auge no país, e segue a trajetória de Eunice Paiva e seus cinco filhos depois do desaparecimento de seu marido. No Letterboxd, teve 4.4/5 estrelas.

 Divulgação/Sony Pictures Releasing Ainda Estou Aqui e mais: conheça outros 7 filmes de Walter Salles — Foto: Divulgação/Sony Pictures Releasing

4. Como Ganhar Milhões Antes Que a Vovó Morra (2024)

Vindo diretamente da Tailândia, essa comédia dramática segue When M, um jovem que desistiu dos estudos universitários e que fica sem fazer nada o dia inteiro. Contudo, quando uma prima dele herda uma fortuna do avô por ter cuidado dele na velhice, ele decide fazer o mesmo com a própria avó, que acabou de descobrir um câncer terminal. E é nessa jornada que ele descobre o poder inabalável do amor. Com o idol Billkin (My Ambulance) e a atriz estreante Usha Seamkhum no elenco, o longa ainda está em exibição em cinemas selecionados e possui direção assinada por Pat Boonnitipat (Behind Those That Follow). A obra se destaca com nota 8 no IMDb e aprovação de 100% no RT. No Letterboxd, teve 4.3/5 estrelas.

 Reprodução/IMDb Como Ganhar Milhões Antes Que a Vovó Morra foi a maior bilheteria de 2024 da Tailândia — Foto: Reprodução/IMDb

Presente no Amazon Prime Video, essa animação nipônica é baseada no mangá de mesmo nome de Tatsuki Fujimoto e conta ainda com direção de Kiyotaka Oshiyama (Shishigari). O enredo é um drama de amadurecimento e segue Ayumu Fujino, uma garota que pública no jornal da escola uma série de tirinhas que agrada a todos. Mas quando outra garota, chamada Kyomoto, também passa a publicar mangá na revista, essa paixão as une até que um evento as separa. Com dublagem original de Yuumi Kawai (Plano 75) e Mizuki Yoshida (Alice in Borderland), Look Back obteve uma pontuação de 7.9 no IMDb e um índice de aprovação de 8.6 no My Anime List. No Letterboxd, teve 4.3/5 estrelas.

 Reprodução/IMDb A animação japonesa Look Back tem direção do cineasta Kiyotaka Oshiyama — Foto: Reprodução/IMDb

Nesse drama americano o público pode acompanha a história de Divine G, um homem que foi acusado e preso por um crime que não cometeu que encontra um novo sentido para sua vida ao se juntar a um grupo de teatro na prisão de Sing Sing. Com direção de Greg Kwedar (Transpecos), estrelam o projeto Colman Domingo (A Cor Púrpura) e Paul Raci (Um Tira de Aluguel). A obra cinematográfica é uma produção original da A24 e se destaca com nota 7.7 no agregador IMDb e aprovação de 97% dos especialistas no RT. Vale lembrar que o longa tem previsão de estreia nos cinemas para 20 de fevereiro. No Letterboxd, teve 4.3/5 estrelas.

 Reprodução/IMDb Original da A24, Sing Sing é um drama americano protagonizado pelo ator Colman Domingo — Foto: Reprodução/IMDb

Quando Roz, uma robô que vive em uma ilha isolada, inesperadamente encontra um ovo misterioso de ganso, ela decide cuidar dele e chocá-lo. E em uma verdadeira jornada de autodescoberta e amor, a protagonista, pouco a pouco, passa a estabelecer relações amigáveis com os animais da ilha. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video, a animação tem dublagem original de Lupita Nyong'o (12 Anos de Escravidão) e Kit Connor (Heartstopper) e conta ainda com direção de Chris Sanders (Lilo & Stitch). Robô Selvagem é uma adaptação do livro homônimo de Peter Brown e possui 8.2 pontos no IMDb e aprovação de 97% da imprensa no Rotten Tomatoes. No Letterboxd, teve 4.2/5 estrelas.

 Reprodução/IMDb A animação Robô Selvagem é baseada no best-seller homônimo de Peter Brown — Foto: Reprodução/IMDb

Original da Netflix, esse longa documental americano acompanha, por meio de uma linha narrativa sensível e intimista, a história de quatro meninas que preparam uma apresentação de dança especial para reencontrarem os pais, que estão encarcerados em uma prisão em Washington, DC. Com direção assinada pela dupla Natalie Rae (Serena Ryder: Stompa) e Angela Patton (Leon Bridges: Bad Bad News), a produção possui nota 7.6 e aprovação de 100% da crítica no IMDb e Rotten Tomatoes, respectivamente. No Letterboxd, teve 4.2/5 estrelas.

 Reprodução/IMDb Filhas é um longa documental dirigido por Natalie Rae e Angela Patton — Foto: Reprodução/IMDb

9. O Menino e a Garça (2023)

Essa animação do Studio Ghibli é o mais recente trabalho do aclamado cineasta japonês Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro) e pode ser visto na Netflix. Aqui, a trama gira em torno de Mahito, um garotinho que, após a morte da mãe, se muda com o pai para a cidade natal dela. Contudo, quando ele segue uma garça falante e misteriosa rumo a um mundo fantástico, ele descobre que lá mortos e vivos se encontram. Com 7.4 pontos no IMDb e uma taxa de aprovação de 96% no Rotten Tomatoes, o elenco de dublagem da obra é composto por Soma Santoki (O Sábio e o Tolo) e Takuya Kimura (O Castelo Animado). No Letterboxd, teve 4.2/5 estrelas.

 Reprodução/IMDb O Menino e a Garça é o mais recente trabalho do aclamado diretor e animador Hayao Miyazaki — Foto: Reprodução/IMDb

10. Centenas de Castores (2022)

E por último, misturando comédia e ação temos esse longa do diretor Mike Cheslik (Lake Michigan Monster). Inspirado nas comédias pastelão das décadas de 1920 e 1930, o enredo do longa se passa no século XIX e segue Jean Kayak, um vendedor de aguardente de maçã falido que, sem ter o que comer na temporada de inverno, decide derrotar centenas de castores ao se transformar em um caçador de peles. Estrelado por Ryland Brickson Cole Tews (L.I.P.S.) e Olivia Graves (Hunt Her, Kill Her), o longa angariou 7.7 pontos no IMDb e possui aprovação de 97% no Rotten Tomatoes. Apesar de estar indisponível no Brasil, vale a pena colocar o longa na sua watchlist. No Letterboxd, teve 4.2/5 estrelas.

 Reprodução/IMDb Centenas de Castores tem direção de Mike Cheslik e se inspira nas comédias pastelão do começo do século XX — Foto: Reprodução/IMDb

🎥Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro