Também superou o Ibovespa e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). O índice da Bolsa de Valores subiu de 7,79% no ano e o CDI, que baliza os fundos de renda fixa, acumula alta de 3,70%, conforme a Economatica.
As incertezas trazidas pela política econômica internacional do presidente dos Estados Unidos são a mola propulsora da valorização agora. Além da guerra tarifária, Donald Trump anunciou na última semana a intenção de destituir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Isso poderia afetar a independência do banco central dos EUA, embora tenha desmentido, investidores estão atentos aos movimentos da Casa Branca.
Há uma queda da confiança no dólar. No ano, o dólar acumula queda de 5,43% perante o real, conforme a Economatica. O Tesouro Americano também acaba sendo afetado pelas atitudes de Trump.
Desde o ano passado, bancos centrais de vários países têm comprado ouro. Isso elevou o valor do metal e também provocou um efeito manada, com investidores fazendo o mesmo que essas instituições financeiras.
O ouro deve continuar subindo?
Provavelmente, sim. É o que diz Mauriciano Cavalcante, economista da Ourominas. "Os fatores que estão corroborando com as altas observadas no mercado estão cada vez mais intensos, sem probabilidade de acordos, entre eles o tarifaço do presidente Donald Trump, a guerra Rússia e Ucrânia, o conflito entre Israel e Hamas e, recentemente, as ameaças ao Fed e a seu presidente", diz ele.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
17





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro