3 dias atrás 3

Parlamento do Japão elege Sanae Takaichi, primeira mulher a ser primeira-ministra no país

Takaichi substituirá o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, encerrando um vácuo político de três meses e uma intensa disputa interna desde a derrota eleitoral do Partido Liberal Democrata em julho.


  • O parlamento do Japão elegeu na terça-feira (21) a conservadora Sanae Takaichi como a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do país.

  • Takaichi, de 64 anos, foi eleita líder do enfraquecido Partido Liberal Democrata (PLD) no início de outubro.

  • A primeira-ministra eleita é ex-ministra dos Assuntos Internos e da Segurança Econômica e tem uma agenda fiscal expansionista voltada para a quarta maior economia do mundo.

  • Conhecida por posições conservadoras, ela se opõe a medidas que ampliem os direitos das mulheres, defende a sucessão imperial exclusivamente masculina, rejeita o casamento entre pessoas do mesmo sexo e não apoia a possibilidade de casais adotarem sobrenomes diferentes.

Sanae Takaichi, ao centro, líder do governante Partido Liberal Democrata, e outros parlamentares participam da sessão extraordinária da Câmara Baixa, em Tóquio, Japão, nesta terça-feira, 21 de outubro de 2025 — Foto: AP Photo/Eugene Hoshiko

O parlamento do Japão elegeu na terça-feira (21) a conservadora Sanae Takaichi como a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do país. A informação foi confirmada pela agência de notícias Associated Press (AP).

Sanae Takaichi é a nova líder do partido governista do Japão

Sanae Takaichi é a nova líder do partido governista do Japão

A primeira-ministra eleita é ex-ministra dos Assuntos Internos e da Segurança Econômica e tem uma agenda fiscal expansionista voltada para a quarta maior economia do mundo.

Segundo a AP, agora eleita, Takaichi deve apresentar um gabinete composto por aliados do influente Taro Aso — o principal “cacique” do partido — e outros que a apoiaram na eleição interna da legenda.

Takaichi assume o cargo em meio a forte pressão, já que enfrenta o desafio imediato de conter a inflação e apresentar até o fim de dezembro um pacote de estímulos capaz de responder ao crescente descontentamento da população.

Apesar de se tornar a primeira mulher a liderar o governo japonês, Takaichi não coloca a agenda de igualdade de gênero ou diversidade entre suas prioridades.

Conhecida por posições conservadoras, ela se opõe a medidas que ampliem os direitos das mulheres, defende a sucessão imperial exclusivamente masculina, rejeita o casamento entre pessoas do mesmo sexo e não apoia a possibilidade de casais adotarem sobrenomes diferentes.

Discípula do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, assassinado em 2022, Takaichi tende a seguir a linha política de seu mentor — com foco no fortalecimento militar, no crescimento econômico e na revisão da constituição pacifista. No entanto, diante de uma base de apoio instável, permanece incerto até que ponto ela conseguirá implementar essa agenda.

A recém-eleita líder do Partido Liberal Democrata (PLD), Sanae Takaichi, comemora após vencer a eleição para a liderança do PLD em Tóquio, Japão, em 4 de outubro de 2025. — Foto: Kim Kyung-Hoon/Pool/REUTERS

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro