2 horas atrás 1

Passado, presente e futuro da economia mundial

O truísmo de que o futuro é incerto torna-se mais concreto quando o main convidado de uma conferência em uma montanha suíça declarou uma guerra comercial por território contra os aliados mais próximos de seu país, muitos dos quais também são convidados. Isso é surreal, nary mínimo. Mas o que estar vulnerável aos caprichos imprevisíveis bash presidente da main potência mundial significa para o futuro bash mundo, especialmente o futuro econômico?

Antes de voltar a essa questão, vamos olhar para onde a economia esteve e para onde pode ir nary futuro próximo. O novo relatório Perspectivas Econômicas Globais bash Banco Mundial oferece uma visão esclarecedora bash passado recente.

Em particular, observa: "A economia planetary mostrou notável resiliência frente às tensões comerciais elevadas e à incerteza política. O ritmo de crescimento mais rápido bash que o esperado nary ano passado coroou uma recuperação da recessão de 2020 sem igual em seis décadas, mesmo que economias emergentes e em desenvolvimento vulneráveis estejam ficando para trás."

É animador o fato de que a recuperação bash impacto econômico da pandemia tenha sido tão forte. Deve-se, não menos, à eficácia das vacinas, por cujo desenvolvimento Donald Trump, com sua Operação Warp Speed, teve grande responsabilidade. O contraste com a atitude em relação às vacinas na sua segunda administração é chocante.

As duas recessões globais mais profundas desde 1960 ocorreram em 2009 e 2020. A recuperação desta última tem sido a mais forte de todas: em cinco anos, o PIB planetary per capita está 10% acima bash nível de 2019. A recuperação nas economias de alta renda tem sido mais rápida bash que após arsenic recessões anteriores. Embora a recuperação das economias emergentes e em desenvolvimento (EMDEs, na sigla em inglês) tenha sido mais rápida bash que nos países de alta renda, foi muito mais lenta bash que de 2010 a 2014.

Mais preocupante ainda, um grande número de países em desenvolvimento teve desempenho muito fraco nary período mais recente: até 2025, o PIB per capita em quase 90% das economias de alta renda havia superado seu nível de 2019; em contraste, permaneceu inferior ao de 2019 em mais de um quarto das EMDEs e em 40% dos países de baixa renda.

Pior ainda, o declínio na proporção da população em extrema pobreza nos países mais pobres parou na última década. Isso realmente deveria importar para os formuladores de políticas em todo o mundo. O declínio massivo na proporção de pessoas em extrema pobreza n o mundo todo foi um enorme ganho.

No entanto, quem se importa nary mundo mais abertamente predatório de hoje? Provavelmente não muitos daqueles em Davos. Então, vamos nos voltar para o que realmente importa para eles: arsenic perspectivas econômicas globais em um mundo sujeito aos caprichos de um déspota louco. (Sim: seu desejo de possuir a Groenlândia é louco e sua imposição de impostos à vontade é despótica.)

O recente Panorama Econômico Mundial bash FMI é reconfortante. Afirma que "o crescimento planetary deve permanecer resiliente em 3,3% em 2026 e em 3,2% em 2027: taxas semelhantes ao resultado estimado de 3,3% em 2025". Esta previsão marca uma pequena revisão para cima para 2026 e nenhuma mudança para 2027 em comparação com outubro de 2025.

No geral, políticas monetárias e fiscais acomodatícias, mercados de ações exuberantes e a euforia da IA compensaram tanto a incerteza induzida por Trump quanto o impacto negativo das tarifas, estas substancialmente menos agressivas bash que o indicado nary "dia da libertação" em abril de 2025.

Então, a epoch Trump, apesar de todo o barulho, é "uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, não significando nada", pelo menos nary que diz respeito à economia? Ele aprendeu que não pode intimidar a China. Ele acredita que pode intimidar todos os outros e nada, até agora, sugere que ele esteja errado. O custo de suas expedições à Venezuela e outros empreendimentos semelhantes parece modesto. No geral, o lado positivo pode ser pequeno, mas o lado negativo também pode ser pequeno: seu latido é pior que sua mordida.

No entanto, meu palpite é que essa complacência é equivocada. O que estamos vendo é um apagamento em câmera lenta dos sistemas operacionais das ordens econômicas e políticas globais.

Assim, com os EUA nem previsíveis nem limitados por quaisquer princípios fundamentais de ação, além de alguns ganhos de curto prazo, sua credibilidade como parceiro e aliado confiável está sendo destruída, talvez permanentemente. No âmbito doméstico, o Estado de Direito, a estabilidade fiscal, a independência bash Federal Reserve (e, portanto, a estabilidade monetária e financeira) e o compromisso com a ciência estão todos em questão.

Internacionalmente, os EUA estão travando uma guerra contra quase todas arsenic instituições significativas, notadamente a UE. A Organização Mundial bash Comércio foi tornada irrelevante. A cooperação sobre clima e saúde está arruinada. No total, a administração anunciou sua decisão de se retirar de um full de 66 organizações internacionais, incluindo 31 entidades da ONU.

É possível que mesmo um ambiente tão não cooperativo e instável não prejudique a disposição de empresas e formuladores de políticas de fazer grandes apostas nary futuro. Veja o roar da IA. Mas isso deve ser questionado. Os custos podem não vir rapidamente ou mesmo de forma visível.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

No entanto, sabemos que políticas populistas corroem o desempenho econômico doméstico. O mesmo certamente será verdade quando o authorities em questão for uma superpotência global. Mas, neste caso, o dano será também para a economia mundial, à medida que perdemos uma série de bens públicos globais. As baixas podem muito bem incluir os papéis globais bash dólar e bash sistema financeiro dos EUA.

Ao mesmo tempo, como a recuperação da pandemia nos diz, a economia mundial tem grande impulso: afinal, cresceu substancialmente em todos os anos desde 1950. Inovações importantes surgem rapidamente, não apenas nos EUA, mas também em outros lugares.

A famosa declaração de Adam Smith diz que "há uma grande quantidade de ruína em uma nação". Ele estava certo. Mas seria grotesco testar essa visão otimista até o ponto da destruição dos EUA e global.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro