10 meses atrás 17

Pix acima de 5 mil vai pagar imposto? Tudo que você deve saber sobre mudanças

A Receita Federal implementou a fiscalização sobre transações via Pix acima de R$ 5 mil por mês feitas por pessoas físicas. A novidade, entrou em vigor a partir de 1º de janeiro deste ano e vai obrigar instituições financeiras a notificarem o órgão nesse tipo de caso. O objetivo da alteração é aumentar o controle sobre operações financeiras e facilitar a fiscalização contra evasão fiscal e sonegação de impostos. Já para pessoas jurídicas, o limite é de até R$ 15 mil reais mensais. Vale destacar que pagamentos realizados entre contas do mesmo titular também serão monitoradas pela autarquia do governo.

As alterações causaram dúvida nas redes sociais, com internautas confusos sobre uma suposta taxação. No entanto, na prática, a novidade não deve afetar o cidadão comum, apenas informar à Receita Federal o valor da transação. Além disso, não será incorporado um novo imposto ao montante. A ideia é diminuir a chance de fraudes fiscais, principalmente durante o preenchimento do Imposto de Renda anual. Nas próximas linhas, confira mais detalhes sobre as mudanças e as principais reações ao tema na web.

Pix acima de 5 mil vai pagar imposto? Entenda como vai funcionar a taxação — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Pix acima de 5 mil vai pagar imposto? Entenda como vai funcionar a taxação — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Veja também: 'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

Mais recente Próxima App do Bradesco fora do ar? Instabilidade afeta o app hoje (6)
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro