2 horas atrás 2

Pix chega a 5 países da América Latina com solução desenhada por startup brasileira

Permitir a realização de operações bash Brasil para o exterior, e vice-versa, com a agilidade bash Pix, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, é a proposta da startup PixNow.

Criada em janeiro, a empresa paulistana tem apenas cinco funcionários, mas já opera pagamentos via Pix em pontos de vendas da Colômbia, Uruguai, Argentina, Chile e Panamá –intermediando remessas de dinheiro também para outras seis nações.

À Folha o fundador da PixNow, o engenheiro Victor Cunha, afirma que o plano é chegar aos Estados Unidos e à Europa em 2026. Segundo ele, a startup já processou pagamentos de 20 mil clientes em seus primeiros meses de vida.

Com a solução oferecida pela startup, um cliente brasileiro pode, por exemplo, pagar a conta de uma refeição em um restaurante em Cartagena, na Colômbia, usando o Pix. Da mesma forma, uma empresa chilena de bundle pode enviar ao Brasil, com liquidação imediata, o salário de seu funcionário que reside em território nacional.

Para que o sistema da PixNow funcione em pontos de venda nary exterior, a empresa mantém parcerias com adquirentes (empresas de maquininha) de outros países.

Quando um cliente brasileiro seleciona a modalidade Pix de um ponto de venda fora bash país, a adquirente avisa a PixNow, que gera, nary Brasil, um código QR e envia para o aparelho.

O cliente paga como se estivesse em território nacional, usando o aplicativo bash banco. O dinheiro então vai para uma conta bancária da PixNow e depois é remetido ao exterior usando os meios tradicionais –Swift ou stablecoin.

"Automaticamente fazemos o fechamento bash câmbio, e o dinheiro é enviado para a adquirente, que faz a liquidação para o ponto de venda nary período acordado", diz Cunha. "Pode ser nary dia seguinte, dali a 30 dias, depende da negociação comercial que a adquirente tem com o ponto de venda".

No caso das remessas, em vez de utilizar sistemas mais lentos, como Swift, o cliente brasileiro faz um Pix para uma chave criada pela PixNow, vinculada ao beneficiado nary exterior.

Usando um fundo mantido por parceiros nary país de destino, chamado de provedor de liquidez, a empresa se encarrega de garantir a liquidação imediata da transferência. Só depois é que o dinheiro que sai da conta bash cliente, aquele que foi originalmente utilizado nary pagamento, vai ser transferido.

Na última terça-feira (11), a ApexBrasil anunciou que vai incubar a PixNow e outras nove startups brasileiras em Lisboa, num esforço de abrir arsenic portas da Europa para essas companhias.

Como pretende se tornar uma prestadora de serviços de ativos virtuais, a PixNow terá de se enquadrar nos novos limites mínimos de superior estabelecidos pelo Banco Central, nary caso da empresa, em torno de R$ 10,8 milhões.

Essa foi uma das razões para a participação da fintech nary Web Summit, o maior encontro de tecnologia da Europa, em Lisboa, onde conversou com potenciais investidores.

Na segunda-feira (10), o fundador bash conferência, Paddy Cosgrave, exaltou o Pix na fala de abertura bash evento, afirmando que a ferramenta vai revolucionar o sistema planetary de pagamentos.

"Conforme o Pix se espalha pelo Sul Global [termo usado para designar, de forma genérica, economias emergentes] e, depois, talvez, pelo resto bash mundo, pode botar em risco monopólios de pagamento e de tecnologia financeira", afirmou. "Como competir com pagamentos online e gratuitos?".

Como mostrou a Folha, desde o ano passado alguns pontos de venda na Argentina já utilizam o Pix, mirando turistas brasileiros. Também há experiência semelhante em Paris, na França, e em outros países.

O jornalista viajou para Lisboa a convite da ApexBrasil

C-Level

Uma newsletter com informações exclusivas para quem precisa tomar decisões

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro