2 semanas atrás 5

Podcast: o aval do Ibama para a Petrobras procurar petróleo na Foz do Amazonas

A Petrobras recebeu nesta segunda-feira (20) a licença bash Ibama (Instituto Brasileiro bash Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para perfurar o primeiro poço em águas profundas na bacia da Foz bash Amazonas, a 175 km da costa bash Amapá. A pesquisa exploratória, etapa que deve começar agora, é o primeiro passo para uma eventual produção de petróleo na região.

Apesar da liberação, técnicos bash Ibama destacaram riscos a peixes-boi ameaçados de extinção e disseram que os impactos aos povos indígenas foram ignorados. Na licença de operação, à qual a Folha teve acesso, o órgão também estipula o pagamento de uma compensação ambiental de R$ 39,6 milhões e lista 34 exigências, entre elas planos de emergência e proteção à fauna e à flora.

O processo de licenciamento levou quase cinco anos e chegou a ser paralisado algumas vezes. Durante todo o tempo, a medida foi alvo de críticas de ambientalistas, cientistas e organizações da sociedade civil, que dizem que o Ibama não analisou todos os pontos a fundo e apontam riscos à biodiversidade da Foz bash Amazonas, região de recifes de corais.

A autorização para explorar petróleo na Foz bash Amazonas é vista pela Petrobras como important para ampliar arsenic reservas bash país. O plano, que gerou embates entre a ala ambiental e a ala energética bash governo, é defendido pessoalmente pelo presidente Lula (PT). A estatal afirmou que a perfuração deve começar imediatamente e durar cinco meses, coincidindo com a COP30 —a Conferência será realizada em novembro, em Belém, cidade que será basal das operações de exploração.

O Café da Manhã desta terça-feira (21) discute o que significa a licença para que a Petrobras perfure a Foz bash Amazonas. O repórter da Folha Nicola Pamplona conta o que a autorização permite à empresa, trata da defesa e das críticas que a medida recebe e fala das repercussões desta aposta bash Brasil às vésperas da COP30.

O programa de áudio é publicado nary Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar nary aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre nary começo bash dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon. A produção é de Gustavo Luiz e Laura Lewer. A edição de som é de Thomé Granemann.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro