7 meses atrás 247

'Posso te ligar em 15 minutos?': Zelensky dá 'corte' em Macron durante ligação; veja VÍDEO

Ao receber uma ligação do presidente francês, Emmanuel Macron, na noite de quarta-feira (19), Zelensky interrompeu a conversa e pediu para telefonar depois. O presidente ucraniano, no momento da chamada, conversava com jornalistas, que registraram a cena, durante uma visita à Finlândia.

"Emmanuel, Emmanuel... Desculpe, Emmanuel. Estou conversando com jornalistas neste momento. Posso (te ligar), talvez eu possa, em alguns minutos, em 15-20 minutos... Sim, por favor, obrigado, obrigado, Emmanuel... Ok, ótimo, ótimo, tchau tchau!", disse Zelensky a Macron diante dos jornalistas.

Zelensky recebeu a chamada de Macron, em um telefone celular, no momento em que era questionado por um dos repórteres sobre temas debatidos na ligação que fez com Trump na quarta-feira (19).

Momento em que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, desliga o telefone durante ligação com o presidente francês, Emmanuel Macron, em 19 de março de 2025. — Foto: Reprodução/ g1

Depois, o presidente ucraniano confirmou aos jornalistas que pediu a Macron para adiar a conversa, mas argumentou que fala com o líder francês "uma vez por dia, em média" e que os dois países "têm relação muito próxima".

"Sim, acabei de falar com o presidente (francês) Macron, com Emmanuel. Nós falamos um com o outro com muita frequência, eu diria uma vez por dia, em média. Nós e nossos países temos relações muito próximas, ele nos ajuda muito. Sou muito grato a ele, e depois do nosso briefing eu ligo de volta."

O presidente ucraniano, Volodmyr Zelensky, no momento em que pede ao presidente francês, Emmanuel Macron, com quem estava ao telefone, para ligar de volta, em 19 de março de 2025. — Foto: Reprodução/ g1

A França é um dos mais fortes aliados de Kiev desde o início da guerra na Ucrânia, há mais de três anos. O governo de Macron é também um dos principais doadores de ajuda militar para as tropas ucranianas, ao lado da Alemanha, do Reino Unido e dos Estados Unidos.

As relações da Ucrânia com os EUA, no entanto, ficaram estremecidas após o presidente norte-americano, Donald Trump, assumir o poder.

Macron e Zelensky se cumprmentam durante encontro em Paris em 2023. — Foto: Ludovic Marin/AFP

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro