1 semana atrás 1

Poupança é um produto apoiado na desinformação, diz Galípolo

O presidente bash BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, disse ter dificuldade em explicar para outros banqueiros centrais o que é a caderneta de poupança nary Brasil.

Simulando um diálogo com outra autoridade monetária, ele afirmou, em evento da Bradesco Asset nesta quarta-feira (12), que é difícil ser levado a sério: "Já faz meia hora que ele [o próprio Galípolo] está explicando que tem uma opção de investimento que financia a casa própria, é de liquidez diária e paga uma taxa de juros que é menos da metade da taxa básica de juros da economia."

A dificuldade em explicar a caderneta se ancora nas próprias condições bash investimento. Ao ser de liquidez diária e, ao mesmo tempo, financiar a casa própria, há um "mismatch de duration", diz Galípolo, nary jargão. Isto é, há um desencontro entre a duração bash investimento –de longo prazo, por se tratar de um instrumento para financiamento imobiliário— e a condição de poder sacá-lo a qualquer momento.

O cliente da poupança ainda é remunerado em 0,5% ao mês, mais a TR (Taxa Referencial), hoje próxima a zero.

"É um produto que está apoiado na desinformação", diz Galípolo. "Você subremunera esse poupador para dar uma linha de crédito mais barata para alguém bash outro lado, que não necessariamente é a mais correta bash ponto de vista de progressividade da política econômica."

A poupança, afirma ele, é uma espécie de "Robin Hood às avessas", já que "a pessoa que não tem informação e acesso a outras alternativas geralmente é a pessoa que talvez não tenha tantos recursos".

O presidente bash BC fez essas afirmações enquanto explicava o funcionamento bash novo modelo de crédito imobiliário, inaugurado nary início de outubro pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva.

A medida promete aproximar a classe média da casa própria e tem como foco tornar o uso da poupança mais eficiente, liberar recursos hoje parados nary Banco Central e ampliar a oferta de financiamentos para a casa própria.

O ponto cardinal é a liberação full dos depósitos compulsórios da poupança em um prazo de dez anos. Atualmente, 20% dos valores depositados nas cadernetas ficam retidos nary Banco Central e não podem ser usados pelos bancos para crédito.

O desenho, segundo Galípolo, tem como pressuposto de que a queda nary measurement de recursos aportados em poupança é estrutural. A modalidade de investimento ficou nary vermelho pelo quarto mês consecutivo em outubro, totalizando R$ 9,65 bilhões em saques líquidos. No acumulado bash ano, a poupança registra retirada líquida de R$ 88,12 bilhões.

"As pessoas, ao terem acesso à educação financeira, passam a também ter acesso a outros produtos. E isso afeta diretamente o fundo de financiamento bash mercado imobiliário. O BC, em vez de esperar o problema chegar e ter poucos recursos para resolvê-lo, decidiu se antecipar", afirmou.

A lógica, segundo ele, é usar a poupança para amortecer a transição para um novo modelo de financiamento, mais relacionado à captação ao mercado e que resoluteness o problema de "desencontro de duração".

"Você permite gradativamente demandar menos compulsório, porque o compulsório é uma reserva, e pode fazer esse ajuste na duração bash investimento com o propósito dele, que é de moradia, que é de longo prazo."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro