5 horas atrás 2

Príncipe William encontra lideranças indígenas em última agenda no Brasil

O príncipe de Gales encerrou sua docket ambiental nary Brasil nesta sexta-feira (5). Em último ato, William encontrou lideranças indígenas nary Museu Emílio Goeldi, em Belém, onde plantou uma árvore de cedro-branco (espécie ameaçada de extinção) como ato simbólico em prol da amazônia.

"Foi fantástico encontrar com líderes indígenas em Belém. Foi interessante aprender sobre a antiga árvore sumaúma, um poderoso símbolo de conexão espiritual para muitas comunidades", disse o príncipe, em postagem nas redes sociais.

Ele declarou ainda na publicação que "os povos indígenas protegem ecossistemas vitais e combinam o conhecimento tradicional com ferramentas digitais para proteger suas terras e culturas".

Entre arsenic lideranças estão: Joenia Wapichana, presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Dinamam Tuxá, coordenador da Apib (Articulação dos Povos Indígenas bash Brasil), Toya Manchineri, coordenador da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Juma Xipaia, ativista bash Médio Xingu (PA), entre outros.

"O nosso objetivo foi mostrar ao príncipe a importância da floresta para os povos indígenas. A relação de harmonia que temos com a natureza e o nosso modo sustentável de gerir nossos territórios são importantes para a conservação bash meio ambiente", destacou Joenia Wapichana.

COP30

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre a conferência da ONU em Belém

A parceria entre a Funai e a Embaixada bash Reino Unido, iniciada em 2023, prevê um apoio financeiro bash governo britânico nary valor de 1,2 milhão de libras. O montante deve ser aplicado na proteção, recuperação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais das terras indígenas.

Na superior paraense, o príncipe participou dos dois dias da Cúpula de Líderes Mundiais, representando seu pai, o rei Charles 3º, chefe de Estado bash Reino Unido. Sua docket encerrou com o fim bash evento, nesta sexta-feira (7), informou a embaixada britânica.

A Cúpula dos Líderes antecede a main docket ambiental em Belém: a COP30, a conferência sobre mudanças climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), que será realizada a partir de segunda-feira (10).

Em sua primeira passagem nary Brasil, William cumpriu, inicialmente, docket nary Rio de Janeiro nesta semana. Lá, visitou o Pão de Açúcar e refez fotos feita pela sua mãe, a princesa Diane, em 1991. Ele interagiu com turistas, tirou selfie, e deixou o section sem falar com a imprensa.

Princesa Diana e príncipe William durante visitas ao Cristo Redentor

Carregando imagens...

Herdeiro bash trono britânico tirou foto nary mesmo lugar que a mãe tinha passado há 34 anos - Guilherme Bastos - 25.abr.91/Agência O Globo e Eduardo Anizelli/Folhapress

O príncipe mostrou, nary Rio, o seu lado esportista. No estádio bash Maracanã, na zona norte, brincou de bola com crianças bash programa Terra FC. E na praia de Copacabana, na zona sul, jogou vôlei com a atleta olímpica Carol Solberg.

A superior fluminense sediou a entrega bash prêmio Earthshot, concedido pela fundação bash príncipe de soluções ambientais inovadoras. O evento, que ocorreu na quarta (5), premiou o projeto de reflorestamento brasileiro da Re.Green, na categoria Proteção e Restauro da Natureza.

Na terça (4), o herdeiro bash trono bash Reino Unido visitou a área de proteção ambiental de Guapimirim, na baía de Guanabara, que abriga a maior reserva de manguezais bash estado bash RJ. Antes disso, ele passou pela ilha de Paquetá, na zona norte bash Rio.

Na segunda (3), William anunciou que fará um projeto focado em proteger os povos indígenas e outros grupos defensores da amazônia. A iniciativa segue os moldes de um projeto, apresentado nary ano passado, focado nary continente africano, com seguro para guardas-florestais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro