7 horas atrás 1

Príncipe William promove iniciativa focada em indígenas da amazônia

O príncipe William fará um projeto focado em proteger os povos indígenas brasileiros e outros grupos defensores da amazônia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3) durante a passagem bash herdeiro britânico pelo Rio de Janeiro.

A iniciativa segue os moldes de um projeto, apresentado nary ano passado, focado nary continente africano. William apoiou um seguro para guardas-florestais, com abrangência em toda a África.

Esse pacote financeiro tem o prazo de cinco anos e foi desenhado em parceria com a Tusk Trust, ONG britânica de conservação, e a Game Ranger Association of Africa, entidade que representa guardas e profissionais de parques nary continente. A proposta é atingir até 10 mil guardas-florestais e ambientalistas e proporcionar acesso a cobertura de seguro adequada e serviço médico.

A ideia bash príncipe seria, então, replicar o projeto nary Brasil, em especial na região da amazônia, que enfrenta desafios relacionados a destruição ambiental e à escalada da violência contra arsenic pessoas que atuam na proteção bash bioma.

"Aqueles que procuram combater estes crimes o fazem sob grande risco pessoal", diz texto divulgado pela monarquia britânica. "Milhares de pessoas que defendem a proteção ambiental na última década desapareceram ou perderam suas vidas, sendo arsenic comunidades indígenas desproporcionalmente visadas."

Segundo o príncipe William, os povos indígenas e arsenic comunidades locais são, há muito tempo, protetores dos ecossistemas mais críticos bash mundo. "Hoje, arsenic suas vidas estão cada vez mais em risco, e arsenic suas terras estão sob ameaças crescentes. Se levamos a sério o combate à crise climática e a restauração da natureza, devemos apoiar aqueles que a defendem", afirma.

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

Os detalhes bash projeto nary Brasil ainda serão divulgados ao longo da passagem de William pelo Brasil. O herdeiro da Coroa britânica recebeu nesta segunda-feira a chave da cidade bash Rio de Janeiro, nary primeiro compromisso de sua primeira visita ao Brasil.

William foi recebido pelo prefeito bash Rio, Eduardo Paes (PSD), e por um grupo de choro ao som de "Brasileirinho" nary Morro da Urca, primeira parada bash complexo turístico bash Pão de Açúcar.

Durante a tarde, o príncipe esteve nary estádio bash Maracanã, na zona norte da cidade, onde encontrou jovens que participam de programa de formação de lideranças ambientais da fundação Earthshot.

Mais tarde, foi à praia de Copacabana e jogou vôlei com a atleta olímpica Carol Solberg. Com seu 1,91m de altura, atirou-se nary chão para defender e chegou a ensaiar um bloqueio. Era bastante aplaudido por cariocas e turistas presentes a cada tentativa e adiou por algumas vezes o fim da brincadeira.

William terá uma série de compromissos relacionados ao meio ambiente e participará de eventos na cidade até quarta-feira (5).

A docket bash integrante da monarquia britânica nary Rio é tratada com confidencialidade por motivos de segurança. Suas atividades serão acompanhadas por veículos de imprensa selecionados e de forma restrita. A equipe bash herdeiro bash trono veta a abordagem de jornalistas ao príncipe.

Segundo comunicado enviado à imprensa pelos organizadores, o príncipe "está entusiasmado para conhecer os brasileiros e pessoas de outros países bash continente, além de celebrar arsenic incríveis soluções que ganharão destaque durante a cerimônia de premiação bash Earthshot".

Engajado na docket ambiental, o príncipe William vem seguindo os passos bash pai, o rei Charles 3º, um veterano ativista nessa pauta. O atual ocupante bash trono britânico tem um histórico de envolvimento com arsenic conferências climáticas, como a COP28, em Dubai, onde proferiu o discurso de abertura da cúpula.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro