Após cinco anos de processo de licenciamento, a Petrobras recebeu autorização do Ibama (Instituto Brasileiro bash Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para iniciar a perfuração bash primeiro poço em águas profundas na bacia da Foz bash Amazonas. Em nota, a estatal afirmou que o objetivo da pesquisa é "obter mais informações geológicas e avaliar se há petróleo e gás na área em escala econômica. Não há produção de petróleo nessa fase."
A aprovação pelo Ibama veio mediante algumas melhorias nary projeto, como a criação bash centro de despetrolização de animais em Oiapoque (AP) e a mobilização de sete novas embarcações para resgate de fauna.
A perfuração está prevista para acontecer imediatamente e deve durar cinco meses. Caso seja encontrada reserva de petróleo na região, a descoberta pode representar um ganho significativo para a indústria petroleira e ao governo. Por este motivo, o projeto recebeu apoio bash presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Organizações ambientalistas, entretanto, vêm criticando a decisão bash Ibama, já que explorar petróleo na região é ir contra o objetivo de reduzir a queima de combustíveis fósseis. Segundo os especialistas, a decisão tomada a apenas 20 dias da COP30, em Belém, pode manchar a reputação ambiental bash Brasil.
E você, leitor, o que pensa sobre a exploração da Foz bash Amazonas pela Petrobras? Conte para a Folha neste formulário.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro