7 meses atrás 159

Quem é o imperador do Japão que vai receber o presidente Lula

Imperador Naruhito em cerimônia para proclamar sua entronização no Palácio Imperial em Tóquio, em 2019. — Foto: Issei Kato / Pool / via AP Photo

O encontro no Palácio Imperial está previsto para a noite desta segunda-feira (24), no horário de Brasília, manhã de terça-feira (25) em Tóquio.

Lula terá um encontro reservado com Naruhito e sua esposa, a imperatriz Masako, previsto para as 21h35 no horário de Brasília, às 9h35 de terça no Japão. Acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, o presidente voltará a se reunir com o casal imperial para um jantar.

Segundo a equipe do presidente, no Japão ele faz uma visita de "primeira categoria", a mais alta da diplomacia local, realizada apenas uma por ano, o que prevê a audiência com o imperador.

Comitiva de Lula chega ao Japão para tentar ampliar parcerias comerciais

Comitiva de Lula chega ao Japão para tentar ampliar parcerias comerciais

Naruhito, 65 anos, assumiu em 2019 o Trono de Crisântemo, como é conhecido o trono japonês, uma dinastia com mais de 2 mil anos, que remonta a 600 a. C., conforme registros da própria Casa Imperial.

Akihito lê seu último discurso como imperador, ao lado do príncipe Naruhito, durante a cerimônia de abdicação — Foto: STR / Pool Japonês / AFP

Chamado atualmente de imperador emérito, Akihito tinha 85 anos e justificou a decisão porque sentia que não conseguia mais exercer as responsabilidades do trono "de corpo e alma", devido à idade avançada e saúde em declínio.

Filho mais velho de Akihito, Naruhito era o primeiro na linha de sucessão. Sua chegada ao trono deu início à era imperial "Reiwa" (ordem e harmonia), após as três décadas da era "Heisei" (realização da paz). Os japoneses tratam os reinados de seus imperadores por eras.

  • 🔍No Japão, o imperador não governa o país, responsabilidade que compete ao primeiro-ministro. O imperador é um "símbolo do povo e da união da nação", segundo a Constituição que entrou em vigor em 1947 e pela qual o imperador perdeu seu status de semidivindade. O texto foi imposto aos japoneses pelos Estados Unidos após a derrota na Segunda Guerra (1939-1945).

Novo imperador do Japão, Naruhito, e a imperatriz Masako, durante desfile oficial à época da assunção ao trono. — Foto: Takuya Inaba/Kyodo News via AP

Nos anos 1980, Naruhito se gradou em História pela Universidade Gakushuin (Japão), estudou no Merton College, da Universidade de Oxford (Reino Unido), e concluiu a primeira parte do doutorado na Escola de Pós-Graduação em Humanidades da Universidade Gakushuin.

O imperador lançou, nos anos 1990, um livro de memórias que destaca o período no Reino Unido, intitulado "O Tâmisa e Eu".

O presidente Michel Temer e Naruhito, príncipe herdeiro do Japão, em 2018 — Foto: Guilherme Mazui/G1

O imperador é casado desde 1993. A imperatriz Masako tem 61 anos, se formou em Economia na Universidade de Harvard (EUA), estudou na Universidade de Oxford (Reino Unido) e trabalhou no Ministério das Relações Exteriores do Japão, renunciando à função para se casar com o então príncipe herdeiro.

Naruhito e Masako têm uma filha, a princesa Aiko, de 23 anos. Como no Japão as mulheres não podem assumir o trono, o imperador tem três possíveis sucessores: seu irmão mais novo, o príncipe Akishino, seu sobrinho de 15 anos, o príncipe Hisahito, e seu tio de 85 anos, o príncipe Hitachi.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro