8 meses atrás 18

Quem é Sam Altman? Confira 8 curiosidades sobre o CEO da OpenAI

Sam Altman é o CEO da OpenAI, empresa de inteligência artificial responsável por criar o ChatGPT, um dos chatbots de IA mais famosos do mundo, utilizado para diversas tarefas do dia a dia de milhões de pessoas. No entanto, além disso, o empresário possui um currículo extenso, que inclui empreendedorismo, interesse por energia nuclear e até mesmo preparação para o apocalipse. Nesta lista, o TechTudo selecionou 8 curiosidades sobre a vida pessoal e a carreira profissional de Sam Altman, um dos maiores nomes da tecnologia. Confira.

 Reprodução/Internet Sam Altman é o CEO do ChatGPT, inteligência artificial da OpenAI; saiba 8 curiosidades sobre o empresário — Foto: Reprodução/Internet

Confira as principais curiosidades sobre Sam Altman

O TechTudo organizou uma lista com as principais curiosidades sobre Sam Altman. Veja cada assunto no índice a seguir.

  1. Começou a programar quando criança
  2. Abandonou Stanford para empreender
  3. CEO do Reddit por 8 dias
  4. Liderou a Y Combinator, investidora de startups
  5. Cofundador e CEO da Open AI
  6. Entusiasta da energia nuclear
  7. Preparado para o apocalipse
  8. Altman queria ser cirurgião cardíaco

1. Começou a programar quando criança

Sam Altman começou a demonstrar interesse pela área de programação e tecnologia desde cedo. Aos 8 anos, ele começou a programar assim que ganhou o primeiro computador: um Macintosh, da Apple. Na época, Altman fazia engenharia reversa para compreender como os jogos eram feitos. Portanto, no início, ele criava projetos básicos, como jogos e quebra-cabeças simples.

Para o CEO da OpenAI, a programação se tornou uma ferramenta para entender o mundo e transformar pensamentos em realidade. Muito antes do ChatGPT, Altman já tinha uma grande curiosidade por tecnologia e desenvolveu diversos projetos na área.

 Divulgação/Apple Sam Altman começou a programa em um Macintosh — Foto: Divulgação/Apple

2. Abandonou Stanford para empreender

Outra curiosidade é que o empresário entrou na Universidade de Stanford, uma das mais prestigiadas do mundo, onde foi aprovado para estudar Ciência da Computação. Porém, ele largou o curso um ano depois para empreender. Na ocasião, Altman tinha 20 anos e abandonou a graduação para construir uma startup chamada Loopt ao lado de dois amigos.

O fato ocorreu em 2005, quando Sam criou um aplicativo de compartilhamento de localização para que amigos pudessem se encontrar mais facilmente. O empresário chegou a dizer que gostava de estudar em Stanford, mas que havia encontrado uma oportunidade que não poderia deixar passar. Anos depois, a universidade o convidou de volta, desta vez, como mentor e palestrante.

 Techtudo Loopt foi um app criado por Altman — Foto: Techtudo

3. CEO do Reddit por 8 dias

Mais um fato curioso sobre o empresário é que ele já foi CEO do Reddit, rede social que funciona como um fórum online, onde os usuários debatem sobre diversos assuntos. Essa situação aconteceu em 2014, após renúncia do antigo líder da empresa. Contudo, Sam Altman ficou no cargo por somente oito dias.

 Reprodução/Unsplash/Brett Jordan Sam Altman foi CEO do Reddit por 8 dias — Foto: Reprodução/Unsplash/Brett Jordan

4. Liderou a Y Combinator, investidora de startups

Altman já foi presidente da Y Combinator, uma das investidoras de startups mais influentes do mundo, durante alguns anos. Ele entrou na empresa em 2011, como sócio, mas assumiu o cargo de CEO em 2014, aos 25 anos. A Y Combinator passou por uma ampla expansão neste período, ajudando tanto startups mais complexas quanto projetos experimentais. Na gestão de Altman, a empresa impulsionou grandes companhias, como Airbnb, Dropbox, Stripe e Reddit.

5. Cofundador e CEO da Open AI

Sam Altman é o cofundador e CEO da OpenAI, empresa dona do ChatGPT. Ele fundou a companhia com Elon Musk e outros investidores em 2015, visando criar um laboratório de pesquisa de inteligência artificial, uma das suas paixões pessoais.

Altman ocupa o cargo de CEO da OpenAI desde 2019. No entanto, ele já chegou a ser demitido por um curto período em novembro de 2023 e voltou à empresa poucos dias depois. Isso porque diversos funcionários, incluindo o cofundador Greg Brockman, também ameaçaram deixar a empresa caso Altman não voltasse.

 Levart_Photographer/Unsplash Sam Altman é o cofundador e CEO da OpenAI — Foto: Levart_Photographer/Unsplash

6. Entusiasta da energia nuclear

O empresário também é um defensor da energia nuclear e acredita que este é um setor relevante para o futuro da tecnologia. Altman é um dos maiores financiadores da Helion Energy, empresa que busca produzir energia limpa.

Ele inclusive já declarou que acredita que ela pode ser a solução para problemas energéticos do mundo. Ao contrário da fissão nuclear usada atualmente, que gera resíduos radioativos, a fusão nuclear poderia fornecer energia limpa, com o mínimo de resíduos e sem emissões de carbono.

7. Preparado para o apocalipse

Além de tecnologia, Sam Altman tem outro grande interesse: o empresário demonstra ter bastante preocupação com o tema do apocalipse e fim do mundo. O CEO da OpenAI já falou publicamente sobre estocar barras de ouro, armas, antibióticos e um terreno para emergências globais, como pandemia, colapso econômico ou até mesmo um contexto no qual a inteligência artificial estivesse descontrolada.

Toda essa preparação de Altman reforça a crença do empresário de que os humanos podem não conseguir controlar a tecnologia que constroem. Afinal, por ser um dos maiores nomes no mercado de IA atualmente, ele entende os benefícios e possíveis perigos das ferramentas de inteligência artificial.

 Igor Omilaev /Unsplash Sam Altman se prepara para emergências, inclusive envolvendo Inteligência artificial — Foto: Igor Omilaev /Unsplash

8. Altman queria ser cirurgião cardíaco

Embora tenha se tornado uma referência no mercado de inteligência artificial, Sam Altman tinha inicialmente o desejo de ser cirurgião cardíaco. Na adolescência, adorava biologia e participava de competições de ciências que abordavam anatomia e medicina. O interesse pela área continuou até mesmo no período em que ele estudou na Universidade de Stanford, mas, depois, ele decidiu focar totalmente na área de tecnologia.

Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro