4 meses atrás 14

'Reputações enfraquecidas': o que o histórico diz sobre o destino de quem rompeu com Trump

O bilionário Elon Musk deixou, no fim de maio, o cargo especial de conselheiro e líder do Departamento de Eficiência Governamental (conhecido pela sigla em inglês DOGE). Até então, a saída — que já era esperada após 130 dias desde que Donald Trump assumiu —, parecia ter acontecido sem mágoas e rusgas.

Na despedida em 30 de maio, os então aliados chegaram a trocar elogios. “Fico honrado de estar com Elon, e ele não está realmente indo embora, vai ir e voltar”, disse Trump naquele dia, no salão oval da Casa Branca. Mas uma reviravolta no status da relação entre os dois marcou a tarde desta quinta-feira (5), quando Trump e Musk protagonizaram uma troca pública de ameaças e críticas.

Como explica Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da FGV, pesquisador de Harvard e do Carnegie Endowment nos EUA, quem rompe com Trump tende a ter a reputação enfraquecida, ressaltando que a questão com Musk, agora, é diferente.

Ouça, no player acima, a partir de 09:41.

"Uma longa lista de pessoas que se aliaram a Donald Trump, depois brigaram com ele e tentaram atacá-lo depois, todos saíram menor, todos acabaram eh se enfraquecendo e Trump continuou numa posição de poder."
"O Trump tem uma capacidade enorme de aproveitar dessas alianças por um breve período e depois tirar essas pessoas da Casa Branca."

Em entrevista ao podcast O Assunto desta sexta-feira (6), Oliver relembra que de pessoas que brigaram e tiveram suas reputações enfraquecidas, muitos não conseguiram dar seguimento às suas carreiras políticas. O que com Musk, ele avalia, pode ser diferente.

"Agora, o Elon Musk, certamente, é diferente. É o homem mais rico do mundo, também, possui uma visibilidade enorme, porque é dono de uma rede social, o X, por meio da qual ele consegue, sim, mobilizar pessoas, moldar o debate público nos Estados Unidos."

"E ele fez um grande investimento, né? Gastou milhões e dezenas de milhões de dólares para apoiar a campanha de Trump."

O que você precisa saber:

 da lua de mel ao divórcio

Trump e Musk: da lua de mel ao divórcio

Elon Musk e Donald Trump em conversa com jornalistas no Salão Oval em fevereiro — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque/Foto de arquivo

O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 161 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 12,4 milhões de visualizações.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro