O envio de pacotes virou uma espécie de termômetro das vendas. O Mapa da Logística, montado pela Loggi, que atua no setor em todo o Brasil, mostrou que o Rio Grande do Sul teve alta de 175% nesse fluxo no segundo trimestre de 2025 frente ao mesmo período do ano passado.
Continue sua leitura, escolha seu plano agora!
O envio de pacotes virou uma espécie de termômetro das vendas. O Mapa da Logística, montado pela Loggi, que atua no setor em todo o Brasil, mostrou que o Rio Grande do Sul teve alta de 175% nesse fluxo no segundo trimestre de 2025 frente ao mesmo período do ano passado.
O avanço ocorre tanto no de consumidores que fazem compras no mercado gaúcho como no despacho de pequenos, médios e grandes negócios para outros destinos no País, apontou a Loggi, que destacou os dados regionais para o caderno Logística. O Estado ficou em terceiro lugar nos envios e em oitavo no recebimento de pacotes.
São Paulo, que concentra a maior estrutura de centros de distribuição do Brasil, liderou tanto em envios como recebimentos de encomendas, seguido por Minas Gerais. "O Sul ficou em segundo lugar no ranking entre as regiões brasileiras com maior volume de envio de pacotes por pequenas e médias empresas (PMEs)", destacou a empresa.
O mapa também validou que os "empreendedores se posicionam estrategicamente de forma mais pulverizada nas regiões", segundo a operadora, refletindo uma maior diversificação de origem de pacotes no e-commerce — não apenas pela presença em diversas localidades do país, como no Sul, mas também pelo aumento no volume de envios, pelo valor agregado de suas mercadorias e pela adoção de modelos logísticos mais flexíveis, acessíveis e eficientes.
Entre os produtos mais comercializados no período na região Sul do Brasil, estão: vestuário e moda (1º), cosméticos e perfumaria (2º), serviços financeiros (3º), jogos e brinquedos (4º) e itens de livrarias (5º).
Datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, impulsionaram o avanço das vendas e entregas em todo o País, representando 32% dos volumes de todo o trimestre.
O Mapa da Logística foi lançado este ano com o panorama de cada trimestre, tanto com dados locais como nacionais, com categorias de produtos em expansão, "além de trazer insights e ser referência para empresas de todos os tamanhos, em especial pequenos e médios empreendedores que vendem online para se conectarem com novos mercados em expansão e ampliarem suas vendas", diz a empresa que atua com logística.
Os dados são coletados entre pequenos, médios e grandes empreendimentos, desde quem envia dezenas de pacotes até milhares diariamente, em todas as regiões do Brasil, esclarece a Loggi. Na segunda edição, foram considerados mais de 16 milhões de pacotes enviados em mais de 5 mil municípios nas cinco regiões do País e uma base de 21 mil empresas de diferentes segmentos.
A empresa avalia que o mapa pode ajudar empreendedores a entender a dinâmica dos fluxos, desde as aquisições até a chegada dos pacotes. Grandes companhias de e-commerce têm adotado postos nas cidades para agilizar a retirada e devolução. Gigantes como Mercado Livre, Amazon e Shopee, por exemplo, fazem a interface com operadores locais.
Fluxo de pacotes
Enviados
1º SP
2º MG
3º RS
4º SC
5º ES
6º RJ
7º PR
8º GO
9º CE
10º PE
Recebidos
1º SP
2º MG
3º RJ
4º PR
5º BA
6º PE
7º SC
8º RS
9º CE
10º GO
Envio de pacotes de PMEs
1º Sudeste
2º Sul
3º Centro-Oeste
4º Nordeste
5º Norte
Sul: produtos mais enviados
1º Vestuário e Moda
2º Cosméticos e Perfumaria
3º Serviços financeiros
4º Jogos e brinquedos
5º Livraria
Fonte: Loggi
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro