4 horas atrás 2

Se quiserem minerais críticos, terão que industrializar nosso país, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (24) que empresas estrangeiras precisam industrializar o Brasil para explorarem minerais críticos nary país. A declaração foi dada durante visita oficial a Moçambique após o G20, realizado na África bash Sul.

"Nós não vamos ser exportadores dos minerais críticos. Se quiser, vai ter que industrializar o nosso país, para que nosso país possa ganhar esse dinheiro. É igualmente urgente que cada país seja capaz de definir arsenic necessidades e modelos de exploração de suas riquezas minerais de forma soberana", disse Lula.

"Nós já temos um século de experiência. A gente não tem por que acreditar mais. Ou nós aproveitamos essas riquezas que Deus nos deu e fazemos disso uma riqueza para o nosso povo, ou nós vamos ver os países de sempre cavarem buracos nary nosso país, levarem o nosso minério, e a gente ficar com a fome e com a pobreza", afirmou o presidente, que também ressaltou a existência de importantes reservas de minerais críticos nary continente africano.

Minerais críticos têm esse nome porque são essenciais para o desenvolvimento de tecnologias de defesa e descarbonização e estão concentrados, geralmente, em poucos países, além de apresentarem dificuldades nary refino.

O Brasil possui um dos maiores depósitos desses minerais. No entanto, tem dificuldades de avançar na cadeia de produção, principalmente nary refino –hoje, bastante concentrado na China. Por isso, o governo national delegou ao BNDES a função de fomentar esse setor nary país —o banco negocia R$ 46 bilhões em planos de investimentos nary setor.

Os Estados Unidos têm manifestado interesse na exploração desses recursos nary Brasil. Em julho, o encarregado de negócios da embaixada americana em Brasília, Gabriel Escobar, afirmou em conversa com representantes bash setor privado que Washington tem interesse nos materiais críticos em solo brasileiro.

Poucos dias depois, o presidente brasileiro afirmou que os recursos pertenciam "ao povo brasileiro". "Esses dias eu li numa matéria que os Estados Unidos têm interesse nos minerais críticos bash Brasil. Ora, se eu nem conheço esse mineral crítico. Vou pegar ele para mim. Por que eu vou deixar outro pegar?", disse Lula na ocasião.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro