7 meses atrás 73

Senadora da Austrália leva salmão podre para sessão do Parlamento em protesto

Sarah Hanson-Young, do Partido Verde, falava contra as leis propostas pelo governo que protegeriam controversas fazendas de salmão em uma enseada tombada como patrimônio histórico na Tasmânia quando tirou o peixe morto e embalado em um saco plástico debaixo de sua mesa.

"Na véspera da eleição, você vendeu suas credenciais ambientais por um salmão podre e fedorento em extinção?", perguntou ela para a senadora trabalhista Jenny McAllister, representante do Ministro do Meio Ambiente.

A sessão estava sendo transmitida ao vivo e, no vídeo, é possível ver um colega reclamando do mau cheiro e a presidente do Parlamento pedindo que ela retirasse o animal do local.

A senadora do Partido Verde Sarah Hanson-Young segura um salmão morto em um saco plástico para protestar contra as leis propostas pelo governo — Foto: Transmissão/distribuição do Parlamento Australiano via REUTERS

O projeto de lei está sendo debatido no Senado e deve ser aprovado nos últimos dias do governo do primeiro-ministro Anthony Albanese, antes das eleições gerais previstas para maio.

O Partido Trabalhista, de Albanese, afirma que ele é necessário para proteger empregos, mas grupos ambientalistas e o Partido Verde estão preocupados com a poluição química e de nutrientes causada pela indústria e seus efeitos na vida marinha.

Porto Macquarie, onde as leis propostas garantiriam a criação de salmão, é considerado patrimônio mundial na costa oeste da Tasmânia.

Sarah Hanson-Young acusou o governo de "destruir" as proteções ambientais para apoiar uma "indústria de salmão tóxica e poluente".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro