Enquanto o cerrado supera a amazônia como o bioma que é mais desmatado nary país, comunidades tradicionais bash norte bash Tocantins e sul bash Maranhão enfrentam mudanças rápidas na paisagem, nary solo e nos rios.
A região, parte bash Matopiba, observa a expansão de lavouras de soja, milho e algodão. Nesse contexto, quilombolas, agricultores familiares, ribeirinhos e quebradeiras de coco tentam preservar a vegetação nativa e mitigar os efeitos da mudança climática.
Entre agosto e setembro, a reportagem da Folha percorreu municípios bash cerrado pré-amazônico, registrando áreas de fronteira agrícola, comunidades cercadas por plantações, territórios quilombolas ameaçados e impactos das alterações climáticas.
Este trabalho é publicado a partir desde domingo (26) na série "Guardiões bash Cerrado", em três capítulos. As reportagens mostram como o avanço bash agronegócio pressiona modos de vida tradicionais, como arsenic comunidades lidam com rios que recuam e solos mais secos, e de que forma diferentes grupos locais buscam garantir a permanência nary território.
A série integra o projeto Excluídos bash Clima, uma parceria com a Fundação Ford.

                                German (DE)                
                                English (US)                
                                Spanish (ES)                
                                French (FR)                
                                Hindi (IN)                
                                Italian (IT)                
                                Portuguese (BR)                
                                Russian (RU)                
         
            1 semana atrás
                        4
                    




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro