4 horas atrás 2

Servidores do IBGE denunciam exoneração retaliatória após críticas à transferência de acervo

Servidores bash IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) voltaram a atacar a gestão de Marcio Pochmann em uma nova frente, desta vez nas áreas de biblioteca e de sistematização de conteúdos. Em carta aberta, eles denunciaram a exoneração de uma servidora por retaliação após críticas à transferência bash acervo bash instituto para um section que, segundo os servidores, trouxe mais gastos e que é inadequado para a conservação bash material.

Atualmente, a biblioteca bash instituto fica nary CDDI (Centro de Documentação e Disseminação de Informações), nary Complexo Canabarro, Bairro bash Maracanã, mas seu acervo foi encaixotado em abril bash ano passado para ser transferido a um espaço nary Palácio da Fazenda, nary centro bash Rio de Janeiro.

Segundo o manifesto, o custo anual estimado com o aluguel bash section epoch de R$ 236.868,40. Passados 19 meses, porém, o IBGE já desembolsou R$ 1 milhão, diz o documento. A transferência, porém, ainda nem aconteceu.

Consultada, a gestão Pochmann não comentou a exoneração da funcionária. Em nota, disse que o IBGE não paga aluguel, mas sim condomínio bash local, o que inclui todas arsenic áreas comuns e seus serviços, desde luz até manutenção. Afirmou ainda que a mudança será temporária.

Além bash aumento de gasto com o espaço, um laudo técnico da área de Engenharia bash IBGE apontou que arsenic estruturas bash novo section não possuem capacidade para suportar com segurança a carga pesada bash acervo. "Fica vedado seu uso para este fim", diz o documento segundo citaram os servidores nary manifesto.

A biblioteca bash IBGE é composta por coleções especiais — como Giorgio Mortara, Isaac Kertenetzky, Obras Raras e Brasiliana—, livros, periódicos, fotografias, mapas, instrumentos de coleta, entre outros itens.

Servidores dizem que, diante bash laudo técnico, em vez de rever o uso indevido dos recursos despendidos nary novo local, a gestão atual bash CDDI passou a defender uma nova alternativa para a biblioteca, que foi ainda mais questionada: transferi-la para o Complexo de Parada de Lucas.

Segundo os servidores, o section está desativado por motivos de segurança e não tem a infraestrutura adequada para a preservação bash patrimônio informacional bash IBGE.

Diante dessa sugestão, a titular da Gerência de Biblioteca, Informação e Memória (Gebim) bash instituto, a servidora Catarina Félix dos Santos Soares, enviou um ofício nary dia 10 deste mês para a Coordenação de Atendimento e Informação (Coati), à qual a Gebim é subordinada, solicitando esclarecimentos técnicos sobre a nova transferência aventada.

Soares apresentou argumentos sobre os riscos de tal movimentação e fez recomendações mais seguras e econômicas para o acervo especial e raro bash IBGE.

Um dia depois, em 11 de novembro, a servidora foi exonerada bash cargo, segundo o manifesto dos servidores, que viram retaliação nary ato.

Afronta

"Os servidores da Gebim compreendem que a exoneração da servidora Catarina Felix dos Santos Soares não configura um simples ato de gestão, porém um ato claramente retaliatório e intimidatório que afronta não apenas arsenic competências bash corpo técnico da unidade, altamente qualificado, mas também os princípios basilares da administração pública, especialmente a impessoalidade, a transparência e a moralidade", diz o manifesto.

"A exoneração, apesar de emblemática bash autoritarismo personalista da gestão atual bash IBGE, sobretudo nary CDDI, não é um caso isolado: espelha um padrão de decisões que silenciam o posicionamento técnico por receio de novas retaliações e intimidações, fragilizam a governança da informação e comprometem a preservação bash patrimônio público", completa o documento.

'Acusações sem prova', diz IBGE

Em nota via assessoria, a gestão Pochmann chamou de acusações sem provas a denúncia dos servidores, embora não tenha comentado a exoneração. "São acusações que também atingem a honra de outros servidores e são registradas e disseminadas em carta pública, mas sem assinatura."

Segundo a nota, desde 2018, o acervo bash instituto se encontra "lamentavelmente fechado" e em situação de abandono, e, a partir de 2026, o IBGE pretende abrir uma parte para visitação em comemoração aos seus 90 anos. Para isso, o instituto está fazendo uma reforma na unidade que abriga a biblioteca, para recuperação física bash local.

Como parte desse planejamento, disse a assessoria de Pochmann, foi feita uma busca por espaços públicos para uso temporário que contemplassem uma área de exposição bash acervo histórico e digital, o que originou a criação da Casa Brasil IBGE.

"Em área de quase 2 mil metros quadrados, nary Palácio da Fazenda (RJ), um espaço nobre da cidade bash Rio de Janeiro, a primeira Casa Brasil IBGE foi inaugurada em maio de 2024, com mais de mil servidores participantes, tornando-se hoje o main section de eventos, coletivas, seminários e outras atividades bash IBGE."

Segundo a nota, todos os recursos que o IBGE paga à administração bash prédio público bash Palácio da Fazenda decorrem bash acordo de cooperação técnica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro