Silent Hill f, novo jogo de terror psicológico da Konami, promete deixar qualquer player apavorado. Ambientado no Japão na década de 1960, no vilarejo sinistro da cidade de Ebisugaoka, o jogo acompanha a história da personagem Hinako Shimuzu, uma jovem adolescente que não se encaixa nos padrões da sociedade da época. Desenvolvido pela produtora chinesa, NeoBards Entertainment, com a Konami, o game é daqueles que ficam marcados na lembrança dos jogadores por conta dos desafios para solucionar enigmas e no combate de espíritos e forças sobrenaturais.
Produzido pelo famoso Motoi Okamoto, Sillent Hill f é o jogo que o público apaixonado por terror estava esperando, após a demo de P.T. (2014), que caiu nas graças do povo, ter sido cancelada por conflitos durante a produção da sequência Silent Hills. O game, lançado no dia 25 de setembro, está disponível nas versões de Playstation 5 (PS5), Xbox Series X, Xbox Series S e PC, com valores que variam entre R$ 349,90 a R$ 399,90 no Brasil. O TechTudo teve acesso antecipado ao game, e traz a seguir, uma análise completa sobre essa gameplay tão aguardada pelo público viciado em terror.
Silent Hill f acompanha a história da personagem Hinako Shimuzu — Foto: Reprodução/Silent Hill f Silent Hill f é uma história fascinante da famosa sequência de terror da Konami
- A história de Silent Hill f
- Gameplay de Silent Hil f
- Silent Hill f é um belo jogo
- Desempenho de Silent Hill f
- Silent Hill f vale a pena?
1. A história de Silent Hill f
A trama acompanha Hinako Shimizu, uma adolescente que vive em um vilarejo assustador da cidade de Ebisugaoka, nos anos de 1960, no período pós-guerra mundial. A jovem enfrenta dificuldades de aceitação social e sofre com traumas na família por ser fora dos padrões sociais aceitos nessa época. Conforme apresentado no game, ela sofre por ter uma altura mais alta do que o padrão para a idade de uma menina e por sempre gostar de praticar esportes com os meninos. Inclusive, um dos pontos de destaque dessa jornada é a relação de Hinako com seu melhor amigo Iwai Shu, e como ele é uma das únicas pessoas que consegue compreender os sentimentos e ações da protagonista.
Hinako e Shu são melhores amigos em Silent Hill f — Foto: Reprodução/Silent Hill f Durante a história, Hinako enfrenta tanto desafios sobrenaturais quanto pessoais. O player que vai controlar a personagem, não precisa apenas ajudar a adolescente a sobreviver aos monstros durante as batalhas, mas a lidar com seus traumas internos, como culpa, vergonha e medo de rejeição. Muitos dos seres sobrenaturais encontrados no jogo simbolizam esses conflitos, tornando o terror psicologico mais profundo e conectado à história da protagonista.
Hinako além de enfrentamentos pessoais, precisa explorar ambientes hostis, com labirintos assustadores para conseguir resolver enigmas complexos e tomar decisões que muitas vezes colocam a própria vida em risco para progredir na história. A adolescente é uma personagem vulnerável mas que a cada encontro com seres sobrenaturais, se torna uma garota mais forte e corajosa, aumentando ainda o clima assustador que percorre Silent Hill f do início ao fim.
Silent Hill f tem uma história profunda e que conecta o jogador — Foto: Reprodução/Konami Vale destacar que a construção de Hinako foi uma excelente adaptação da franquia que nunca havia colocado como protagonista uma jovem adolescente. Antes, as produções de Silent Hill feitas pelas Konami, colocavam em destaque adultos que enfrentavam traumas do passado. Já a atual produção, é uma excelente história que constrói um vínculo entre personagem e player.
Silent Hill f é o novo jogo de terror da Konami — Foto: Reprodução/Silent Hill f 2. Gameplay de Silent Hill f
O game inicia após Hinako discutir com o próprio pai. A jovem tem traumas por sofrer violências verbais e físicas dele, e após o desentendimento, sai de casa para relaxar com amigos. A gameplay inicial é o momento de conhecer o cenário da história de Silent Hill f e como funcionam as interações entre jogador e personagem. Durante a caminhada, é possível coletar itens que vão ajudar durante essa jornada macabra, como remédios, curativos e pedaços de jornais com informações interessantes, que permitem desvendar alguns enigmas que estão presentes de forma ativa durante toda gameplay.
SILENT HILL f — Foto: Reprodução/Steam Um destaque de Silent Hill f é toda ambientação de terror psicológico presente desde os primeiros momentos de jogatina. Os produtores tiveram uma ótima ideia em aumentar as sensações de desconforto do jogador durante o jogo. Nos momentos de batalha, todos os adversários são difíceis de enfrentar, isso porque, mesmo os seres sobrenaturais mais simples de batalhar, causam um dano alto quando atacam a Hinako.
Outro fator importante é a stamina, que diminui a cada momento em que a personagem corre ou esquiva de golpes. Essa escolha de gameplay mais fugitiva e de sobrevivência foi um dos pontos positivos, principalmente na conexão entre jogador e personagem. Cada batalha, por mais simples que seja, sempre é perturbadora, mas muito divertida. Se o jogador gasta energia de forma descuidada, a protagonista fica exausta e muito mais vulnerável. Tudo isso cria um ritmo de combate estratégico, onde o momento de atacar e defender são cruciais para o prosseguimento da história.
Silent Hill f — Foto: Divulgação/Konami Silent Hill f prioriza as armas de improviso encontradas pelo mapa. Diferente de jogos como Resident Evil, onde é possível encontrar armas como revólveres e espingardas, neste jogo da Konami, a primeira arma disponível é um pedaço de ferro que a Hinako usa nos momentos de batalha para se defender e atacar. Vale destacar que facas, bastões e pedaços de madeira podem ser usados, mas desgastam com o tempo, como em outros jogos da franquia Silent Hill. Mesmo assim, ainda é muito interessante a maneira como os produtores deram destaques para esse tipo de combate com armas "naturais", isso reforça a ideia que a personagem é uma simples adolescente que utiliza de táticas simples de sobrevivência para enfrentar todos seres malignos presentes no game.
Silent Hill f — Foto: Reprodução/PS Blog 3. Silent Hill f é um belo jogo de terror
Silent Hill f aposta em uma ambientação única e assustadora de um jogo do Japão após a segunda guerra mundial, na década de 1960. A franquia Silent Hill sempre foi conhecida por uma atmosfera profunda e aterrorizante, mas, dessa vez, a Konami conseguiu elevar esse patamar. O jogo transporta o player em um cenário de uma vila antiga, com ruas nevoadas, silenciosas, onde qualquer movimento já se torna motivo de desespero e agonia. A forma como os produtores conseguiram conectar toda a históra de Hinako e as sensações que sentimentos durante a gameplay, é o real motivo que te faz sentir vontade de jogar sem parar. O desejo que fica a todo momento é: eu preciso terminar essa história!
Sente medo de jogo de terror? Silent Hill vai te fazer pirar — Foto: Reprodução/Silent Hill f Além disso, vale destacar que a cultura japonesa foi traduzida de uma maneira importante na franquia. Quem joga Silent Hill f realmente tem o sentimento de estar em 1960, em um país que vive um momento social pós-guerra complicado e isso reflete nos personagens do game. A Konami acertou em mergulhar pela primeira vez em uma história única em um Japão rural, onde a natureza tem um papel determinante na trama e no cenário. A neblina, que sempre foi presente, agora se mistura com florestas sinistras ao lado de construções simples, muitas vezes de madeira em ambientes abandonados que transmitem a sensação que um espírito pode aparecer a qualquer momento.
SILENT HILL f — Foto: Reprodução/Steam O uso de flores e fungos com parasitas que se espalham pelas paredes me deu a sensação de, em alguns momentos, estar jogando The Last Of Us, obviamente de maneira mais agonizante e macabra. A forma como os seres sobrenaturais se movimentam a partir da natureza, cria uma atmosfera bizarramente divertida e com um mix de sensações envolvendo medo, ação e pavor, ou seja, o famoso se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Toda essa estética não reforça apenas o medo de não saber o que vai acontecer no próximo passo, mas a sensação de estar psicologicamente abalado durante a gameplay.
Personagem Hinako é uma adolescente que enfrenta questões emocionais — Foto: Reprodução/Silent Hill f Outro ponto importante são os efeitos sonoros do game. Eles trabalham de forma coerente com a ambientação visual, o que acrescenta ainda mais na sensação de terror psicológico. Em alguns momentos, eu já ficava apavorado só de ouvir os monstros se aproximando. Os sons de vento cortando a orelha do jogador, além de barulhos de madeiras rangendo e sussurros no nosso ouvido são pontos que intensificam ainda essa imersão no game.
4. Desempenho de Silent Hill f
Já comentando sobre os quesitos técnicos de Silent Hill f, a Konami mostrou o cuidado em equilibrar um visual detalhado com a performance. O jogo foi testado em um Playstation 5 (PS5) e o cenário é rico em texturas, principalmente nas representações das flores e fungos tomando conta dos ambientes no mapa. A iluminação e as sombras são, mais uma vez, um dos pontos importantes para mostrar momentos de tensão e euforia durante a movimentação dos personagens pelo mapa. Vale comentar que o jogo roda de forma lisa no formato Full HD, ou seja, 1920 x 1080 pixels. Além disso, a taxa de quadros, em 60 FPS, esteve fluida do início ao fim da jogatina. Não tive em nenhum momento, problemas com travamentos durante a gameplay e nem nas cutscenes.
O primeiro ponto negativo, até aqui, está na textura dos personagens humanos do game. A forma como foram criados os movimentos de caminhar, falar e se expressar parecem robotizados e um pouco distantes do ideal para um jogo com lançamento no ano de 2025. Durante a gameplay isso não foi um problema, mas em alguns momentos, durante as cutscenes eu sentia que estava jogando um game da geração passada, por conta de como foram produzidos os personagens. Porém, deixo claro que toda ambientação do jogo estava bem interessante. A Konami investiu muito bem em todas as produções de cenário e no áudio, mas deixou a desejar nesse quesito.
Silent Hill f é o primeiro jogo da série a se passar no Japão, seguindo a história de Hinako Shimizu — Foto: Reprodução/Steam 5. Mas, afinal, vale a pena comprar Silent Hill f?
Se você quiser uma resposta rápida para isso, a resposta é sim! Silent Hill f é um jogo incrível, com uma história profunda e uma imersão no gênero de terror, em um cenário do Japão na década de 1960 fascinante. Se você é o jogador que conhece a franquia, e ficou com um gostinho de "quero mais", após o lançamento da demo P.T., Silent Hill f é o jogo perfeito para você. A ideia da Konami em produzir um jogo com uma protagonista adolescente e uma história macrabra encantadora foi um acerto em cheio.
Por outro lado, se você compraria o game apenas pelo desejo de jogar algo novo, a recomendação que fica é: compre o jogo quando ele ficar mais barato. Isso porque o game está no momento do lançamento e está variando nos valores de R$349,00 a R$ 399,00 nas lojas Steam, PS Plus e Microsoft no Brasil. Além disso, sabemos que daqui a uns meses esses valores podem diminuir e quem sabe até rolar uma promoção na franquia Silent Hill com outros títulos.
Vale muito a pena comprar o novo jogo de terror da Konami — Foto: Reprodução/Silent Hill f 6. Confira o trailer de Silent Hill f
Com informações de Playstation
Veja também: GTA 6 já custou mais de 200 vezes o CRISTO REDENTOR!
GTA 6 já custou mais de 200 vezes o CRISTO REDENTOR!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
15
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/u/U/PobvM4QiiPBmBS5ErzKg/celebrar-os-115-anos-13-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/4/p/sZ0nQqQeeUgQpAtoDmKg/techtudo-21-m.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/2/J/uLJj7IQgSVpIJTeln1pw/como-usar-os-servicos-no-app-will-bank.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro