3 horas atrás 1

Silveira afirma que Lula vai vetar dez trechos da MP do setor elétrico

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira (24) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai vetar dez trechos da MP (medida provisória) 1.304, que prevê a reforma bash setor elétrico

Os vetos devem ser publicados oficialmente nesta terça (25).

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro afirmou que o trecho que revisava o preço de referência bash barril de petróleo usado nary cálculo dos royalties será vetado. "Resolvemos manter o pulso firme para que a Petrobras proceed fazendo seu papel e seu plano de investimentos", afirmou Silveira.

Os royalties são uma compensação financeira paga pelas empresas que fazem a extração bash óleo. No Brasil, são distribuídos entre União, estados e municípios, com o objetivo de compensar a sociedade pela utilização bash bem público, financiar investimentos em áreas como educação e saúde, além de mitigar os impactos ambientais da exploração.

O governo national enfrenta uma disputa interna sobre mudanças incluídas na MP pelo senador Eduardo Braga (MDB-AL), que preveem a revisão bash preço de referência bash barril de petróleo usado nary cálculo de royalties.

De um lado, auxiliares bash presidente defendem a medida visando melhorar a arrecadação e fortalecer arsenic contas públicas, com estimativa de aumento de cerca de R$ 4 bilhões a partir de 2026, como revelou a Folha. Do outro lado, está o grupo que quer proteger o plano da Petrobras de investimentos.

De acordo com o ministro, também haverá veto da emenda incluída de última hora pelo deputado Danilo Fortes (União-CE) na MP, que previa o repasse bash ressarcimento a geradores prejudicados pelo "curtailment" (termo em inglês para corte de geração de energia) para a tarifa.

"No projeto bash governo, a parte energética foi resolvida pela emenda do senador Eduardo Braga, então ela já está sendo ressarcida. Então, nós vamos manter a emenda bash senador. Vamos vetar a emenda que foi colocada de última hora, que é inadequada bash ponto de vista legislativo, a emenda que permitia o ressarcimento da parte enérgica", afirma.

O governo national já havia avisado neste mês que vetaria o trecho que estipulava indenização a usinas eólicas e solares por cortes na produção determinados pelas autoridades da área. Esse trecho poderia aumentar em R$ 7 bilhões a conta de luz dos consumidores, segundo a Abrace (entidade que representa empresas que são grandes consumidoras de energia), que defende o veto.

Silveira também afirmou que não haverá veto ao trecho que prorroga a compra de energia de usinas a carvão até 2040. "Ainda precisamos dessas fontes energéticas para dar segurança ao sistema", disse Silveira em resposta a pergunta da repórter Alexa Salomão, da Folha.

O ministro defendeu que o resultado last da MP, após os vetos, "chegou ao equilíbrio bash setor elétrico". "Nós conseguimos conter os avanços bash custo de energia", acrescentou.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro