2 horas atrás 1

Stranger Things em resumo: 10 coisas para se lembrar antes da 5ª temporada

Os primeiros episódios de Stranger Things 5 chegam à Netflix nesta quarta-feira (26), às 22h. É o início do fim da série criada pelos irmãos Duffer e estrelada por Millie Bobby Brown (Enola Holmes). Depois de aprofundar a origem de Vecna, explorar a ligação de Eleven com o Mundo Invertido e chocar os fãs com mortes impactantes na quarta temporada, a trama retorna para seu capítulo final.

Para quem quer ficar por dentro de tudo sobre Stranger Things antes que os novos episódios cheguem, o TechTudo preparou um resumo com 10 tópicos importantes que você precisa lembrar antes de começar a quinta temporada. Confira, a seguir.

 Reprodução/Netflix Os primeiros episódios de Stranger Things 5 chegam nesta quarta-feira (26) — Foto: Reprodução/Netflix

Na lista do TechTudo com resumo de Stranger Things 5, você encontra:

  1. Vecna é Henry Creel
  2. Vecna quer se vingar de Eleven pelo passado
  3. Eddie morreu no Mundo Invertido
  4. Max está em coma após enfrentar Vecna
  5. O Mundo Invertido invade Hawkins
  6. Os poderes de Eleven voltaram
  7. Relacionamento de Jonathan e Nancy está incerto
  8. Hopper está de volta
  9. Papa morreu
  10. Will continua conectado a Vecna

No último capítulo da quarta temporada, descobrimos a origem de Vecna. A partir das investigações de Nancy (Natalia Dyer) e Robin (Maya Hawke), conhecemos a história de Victor Creel (Robert Englund), condenado pelo assassinato da esposa e dos dois filhos e internado em um manicômio. Ele sempre afirmou ser inocente e disse que um “demônio” atacou sua família, quebrando seus ossos e arrancando seus olhos.

Ele só não sabia que o demônio era seu próprio filho, Henry Creel. O pai sobrevive ao ataque ao ouvir uma música no rádio, que o reconecta à realidade, e encontra a filha morta e o menino desacordado. Ele acredita que Henry entrou em coma e morreu, mas a verdade não é bem assim…

 Divulgação/Netflix Vecna é o antagonista da quarta temporada de Stranger Things e mata uma personagem querida pelo público — Foto: Divulgação/Netflix

2. Vecna quer se vingar de Eleven pelo passado

Outra revelação fundamental é o destino de Henry após ser hospitalizado. Ele não morreu: tornou-se o 001 (Jamie Campbell Bower), a primeira criança submetida aos experimentos do Dr. Brenner. Com o tempo, teve seus poderes bloqueados e passou a atuar como assistente dos cientistas, ajudando a controlar as outras crianças, incluindo a própria Eleven.

Henry se aproxima da menina e a convence a remover o dispositivo que o impedia de usar seus poderes. Assim que fica livre, ele inicia um massacre no laboratório, matando todos ao redor. Horrorizada, Eleven reage, usa seus próprios poderes, derrota Henry e, sem querer, abre um portal para o Mundo Invertido, banindo 001 para lá. É nesse momento que ele começa sua transformação em Vecna.

 Reprodução/Netflix A história de Vecna, principal vilão de Stranger Things, é apresentada na quinta temporada — Foto: Reprodução/Netflix

A partir daí, seu objetivo passa a ser se vingar de Eleven — algo que se conecta à cena da terceira temporada, quando Billy (Dacre Montgomery), sob controle do Devorador de Mentes, diz à protagonista: “Você não vê? O tempo todo estávamos construindo isso para você. Todo o trabalho, toda a dor… tudo para você”.

Ainda assim, não está totalmente claro até onde vai o controle de Henry/Vecna/001 sobre o Mundo Invertido, nem quanto desse universo realmente foi criado por ele. No final da quarta temporada, Vecna enfrenta Nancy, Robin e Steve, leva vários tiros e é lançado às chamas. Mas, quando o trio se aproxima, o corpo desapareceu. Além disso, Will continua a sentir sua presença, deixando claro que Vecna está debilitado, mas segue vivo.

3. Eddie morreu no Mundo Invertido

Uma das mortes que mais marcou os fãs foi a de Eddie Munson (Joseph Quinn), no final da quarta temporada. Após ser injustamente acusado de matar Chrissy Cunningham (Grace Van Dien), uma vítima de Vecna, Eddie se esconde da polícia e acaba se unindo ao grupo de Hawkins na luta contra as criaturas do Mundo Invertido.

Durante a missão, o grupo é cercado por Demobats. Para distraí-los e abrir caminho para que os amigos alcancem Vecna, Eddie pega sua guitarra e toca “Master of Puppets”, do Metallica. A estratégia funciona: os monstros vão direto para cima dele e o atacam. Eddie ainda consegue dizer que “isso é pela Chrissy”, deixando sua despedida ainda mais dolorosa.

 Divulgação/IMDb Eddie morreu em Stranger Things — Foto: Divulgação/IMDb

4. Max está em coma após enfrentar Vecna

Max (Sadie Sink) é uma das vítimas assombradas por Vecna. No primeiro ataque, ela consegue escapar ao ouvir “Running Up That Hill (A Deal With God)”, de Kate Bush, que a reconecta às próprias emoções e cria uma brecha para fugir. Mas, no confronto final, Max tem os ossos quebrados, perde a visão e sofre uma parada cardíaca. Ela chega a morrer por alguns segundos, até que Eleven consegue reanimá-la — porém a jovem permanece em coma.

Nos instantes finais da temporada, Eleven tenta encontrá-la em outra dimensão, mas não sente sua presença em lugar nenhum. Isso alimenta teorias: alguns fãs acreditam que Max pode morrer definitivamente, outros sugerem que ela pode ter algum elo com Vecna, funcionando como uma espécie de ponte ou espiã. O que sabemos até agora é o que aparece nos teasers da quinta temporada: Max está desacordada, em roupas de hospital, sendo amparada por Lucas (Caleb McLaughlin).

 Reprodução/Netflix Max escapa do primeiro ataque, ela consegue escapar ao ouvir “Running Up That Hill (A Deal With God)” de Kate Bush — Foto: Reprodução/Netflix

5. O Mundo Invertido invade Hawkins

Além de buscar vingança contra Eleven, Vecna quer dominar o mundo real. Na quarta temporada, seu plano dependia de quatro mortes — iniciando-se por Chrissy, o aspirante a jornalista Fred Benson (Logan Riley Bruner) e o atleta Patrick McKinney (Myles Truitt). A cada vítima, um novo portal para o Mundo Invertido se abria. Embora Max tenha sobrevivido, sua morte temporária foi suficiente para completar o ciclo e abrir o último portal.

Essas fendas se conectam no centro da cidade, causando um colapso na Biblioteca Pública de Hawkins — percebido pelos moradores apenas como um "terremoto". No final da temporada, vemos as nuvens vermelhas se espalhando sobre a cidade, sinalizando que o plano de Vecna de fundir Hawkins ao Mundo Invertido já começou a se concretizar.

 Reprodução/Netflix Stranger Things: Hawkins é ameaçada pelo Mundo Invertido no final da quarta temporada — Foto: Reprodução/Netflix

6. Os poderes de Eleven voltaram

Na terceira temporada, Eleven ultrapassa seus limites ao enfrentar o Devorador de Mentes e fechar o portal. No processo, ela perde suas habilidades. Segundo o Dr. Brenner (Matthew Modine), o esforço extremo pode ter “embaralhado” sistemas do cérebro, fazendo com que a mente dela esquecesse como acessar certos poderes — algo que, teoricamente, poderia ser recuperado. É nesse ponto que entra o Projeto Nina.

A equipe paramilitar submete Eleven a sessões de imersão em uma bacia de água, estimulando o cérebro enquanto ela revisita memórias traumáticas. Em um momento decisivo, a jovem revive o confronto com 001, entende a origem de Vecna e percebe que não foi responsável pelo massacre no laboratório de Hawkins. Ao despertar da experiência, Eleven descobre que seus poderes voltaram e estão ainda mais fortes do que antes.

 Divulgação/IMDb Os poderes de Eleven retornaram — Foto: Divulgação/IMDb

7. Relacionamento de Jonathan e Nancy está incerto

Nem só de Mundo Invertido se faz Stranger Things. Os relacionamentos interpessoais também são pontos-chaves na série. Porém, uma relação que ficou confusa para muitas pessoas foi o namoro de Jonathan (Charlie Heaton) e Nancy. Com a mudança dos Byers para a Califórnia, o namoro à distância começa a desgastar o casal. Nancy evita conversar sobre o futuro e Jonathan, inseguro, esconde que não pretende mais ir para a mesma faculdade que ela.

A situação piora quando Nancy volta a se aproximar de Steve (Joe Keery), seu ex-namorado, durante as investigações da quarta temporada. Mesmo assim, no último episódio, Nancy e Jonathan finalmente se reencontram e reafirmam o relacionamento. Pelo menos, por enquanto, o casal parece estar bem, embora a tensão ainda esteja longe de resolvida.

A suposta morte de Hopper é um dos momentos mais emocionantes e traumáticos da série. Após se sacrificar para fechar o portal em Hawkins, tudo leva a crer que ele morreu na explosão. Mas a quarta temporada revela um novo rumo: Hopper sobreviveu, foi teletransportado e acabou em uma instalação soviética na Rússia, onde também existem portais para o Mundo Invertido.

Lá, ele vira prisioneiro de guerra e enfrenta tortura e trabalhos forçados. Mesmo assim, faz de tudo para escapar das grades. Enquanto isso, Joyce e Murray recebem um misterioso recado confirmando que Hopper está vivo e atravessam meio mundo para tentar resgatá-lo. Por fim, depois de muito esforço, a dupla consegue ajudar Hopper, que retorna vivo a Hawkins.

 Reprodução/Netflix Hopper retorna à cidade de Hawkings ao final da quarta temporada de Stranger Things — Foto: Reprodução/Netflix

9. Dr. Brenner, o Papa, morreu

Enquanto comandava o Projeto Nina, Dr. Brenner e sua equipe eram perseguidos pelo governo americano. Parte dos militares se recusa a acreditar na existência de Vecna e culpa Eleven pelas tragédias. Quando as forças armadas invadem o local dos experimentos, uma troca de tiros começa. Eleven consegue fugir, mas Brenner é baleado de forma fatal.

Na despedida, ela encara o homem que a criou e prendeu, mas que também, a seu modo, era uma “figura paterna”. Mesmo assim, Eleven o deixa para trás e corre para salvar os amigos, que também estão em risco. Por um tempo, surgiram teorias de que Brenner poderia ter sobrevivido — afinal, ele já escapou da morte antes, e não há comprovação da morte. Porém, os irmãos Duffer já confirmaram em diversas entrevistas que o personagem realmente morreu na quarta temporada.

10. Will continua conectado a Vecna

A nova temporada deve aprofundar ainda mais a ligação entre Will e Vecna, uma conexão que acompanha o personagem desde o início da série. Tudo começa quando Will, ainda criança, é sequestrado e levado ao Mundo Invertido. Embora consiga escapar, ele retorna marcado. Na segunda temporada, passa a sentir a presença do Devorador de Mentes dentro de si, funcionando como uma espécie de “espião involuntário”. O grupo consegue expulsar a entidade, mas Will continua a perceber quando alguma força maligna está perto.

 Reprodução/Decider Will e Vecna seguem conectados — Foto: Reprodução/Decider

A Netflix liberou os primeiros cinco minutos do episódio de estreia, reforçando que a ligação de Will com o vilão será um dos pilares da nova temporada. Na prévia, retornamos à noite de seu sequestro. Em uma cena inédita, Vecna aparece sussurrando para o garoto inconsciente, “finalmente, podemos começar”.

Veja os primeiros 5 minutos de Stranger Things 5:

🎥Personagens que são bonzinhos, mas nem todo mundo gosta 👀

Personagens que são bonzinhos, mas nem todo mundo gosta 👀

Personagens que são bonzinhos, mas nem todo mundo gosta 👀

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro