1 hora atrás 1

Suécia entra na onda global e quer banir celulares em escolas do fundamental ao médio

Proposta prevê que alunos entreguem os aparelhos ao chegar à escola; hoje, estudantes do país passam quase 7 horas por dia em telas fora do horário escolar.


  • A Suécia planeja proibir os telefones celulares nas escolas de ensino fundamental e médio a fim de garantir que as crianças possam se concentrar no aprendizado em sala de aula.

  • A proibição implicaria que alunos com até 15 ou 16 anos entreguem seus celulares pela manhã e os recuperem ao final da jornada escolar.

  • Se for aprovada pelo Parlamento, a proibição vai entrar em vigor a tempo para o início do trimestre de outono no hemisfério norte, em agosto de 2026, e também será aplicada em centros de cuidado extraescolar.

  • Cerca de 80% das escolas de níveis fundamental e médio da Suécia já adotam proibições ao uso de telefones celulares nas salas de aula, introduzidas a critério dos diretores.

Criança no celular — Foto: Canva

A Suécia planeja proibir os telefones celulares nas escolas de ensino fundamental e médio a fim de garantir que as crianças possam se concentrar no aprendizado em sala de aula, informou o governo nesta quarta-feira (28).

A proibição implicaria que alunos com até 15 ou 16 anos entreguem seus celulares pela manhã e os recuperem ao final da jornada escolar. Medida segue tendência global da criação de regras para a proteção de crianças e adolescentes do uso excessivo do celular.

Se for aprovada pelo Parlamento, a proibição vai entrar em vigor a tempo para o início do trimestre de outono no hemisfério norte, em agosto de 2026, e também será aplicada em centros de cuidado extraescolar.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

"Estudos demonstram que os estudantes suecos se distraem com as ferramentas digitais na sala de aula em maior medida que a média dos estudantes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)", assinalou o governo em um comunicado.

"Por isso, o governo propõe uma proibição dos telefones celulares durante toda a jornada escolar", informou.

Cerca de 80% das escolas de níveis fundamental e médio da Suécia já adotam proibições ao uso de telefones celulares nas salas de aula, introduzidas a critério dos diretores, segundo a agência de notícias sueca TT.

No entanto, a ministra da Educação, Simona Mohamsson, disse, durante coletiva de imprensa, que era necessária uma proibição em nível nacional para garantir que todas as escolas sejam zonas livres de celulares.

A medida "reduzirá as distrações na sala de aula", afirmou, descrevendo-a como "uma vitória tanto para o ensino, quanto para a saúde mental".

Mohamsson acrescentou que a proibição também poderia "ajudar muitos pais em sua luta em casa" para reduzir o tempo dos filhos na frente das telas.

A ministra destacou que os dados mostram que os estudantes suecos do ensino médio passam, em média, quase sete horas por dia em frente às telas, sem incluir o tempo de tela durante o horário escolar.

 entenda denúncias feitas por Felca

Monetização, exploração de menores e pedofilia: entenda denúncias feitas por Felca

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro