4 meses atrás 11

Terremoto de magnitude 6,4 causa danos no norte do Chile

O tremor afetou serviço elétrico e ocasionou pequenos deslizamentos de terra, de acordo com relatórios oficiais.

O sismo foi registrado às 13h15 locais (14h15 de Brasília), 54 quilômetros ao sul da cidade de Diego de Almagro, segundo o Centro Sismológico Nacional.

Em uma mensagem em sua conta do X, o presidente Gabriel Boric disse que as autoridades locais informaram que "não há vítimas reportadas até o momento".

Também declarou que convocou o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres (Cogrid) "para consolidar informações e avaliar danos".

Segundo a imprensa local, houve pequenos deslizamentos de terra em vários pontos da cidade de Copiapó, 800 quilômetros ao norte de Santiago.

Pré-candidata à presidência dava entrevista

A pré-candidata à presidência Carolina Toha conversava com dois jornalistas em um podcast local sobre suas propostas de campanha quando o estúdio começou a tremer.

Os entrevistadores e Toha interromperam a transmissão, levantaram-se imediatamente de suas cadeiras e deixaram o estúdio. Veja vídeo:

Terremoto de 6,4 de magnitude atinge região do Atacama, no Chile

Terremoto de 6,4 de magnitude atinge região do Atacama, no Chile

"Como resultado deste terremoto, 23.000 clientes tiveram o fornecimento [de eletricidade] interrompido na região do Atacama", e foram registrados pequenos deslizamentos de terra, disse Miguel Ortiz, vice-diretor de gestão de emergências do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres.

A empresa estatal Codelco, a maior produtora mundial de cobre, afirmou que nenhuma de suas operações na área "registrou qualquer dano a pessoas ou instalações".

O Chile é um dos países com maior atividade sísmica do mundo. Três placas tectônicas convergem em seu território: Nazca, Sul-americana e Antártica.

Em 1960, a cidade de Valdivia (sul) foi devastada por um terremoto de magnitude 9,5, considerado o mais forte já registrado, deixando 9.500 mortos.

Em 2010, um sismo de magnitude 8,8, seguido de um tsunami, deixou mais de 520 mortos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro