9 meses atrás 15

Trabalhar com inteligência artificial vale a pena? Conheça 5 maneiras

Existem diferentes empregos promissores na área de inteligência artificial (IA) atualmente. Com a popularização de ferramentas de IA no dia a dia, como ChatGPT e Gemini Google, esse mercado continua em constante crescimento. Logo, a demanda por profissionais competentes também aumenta cada vez mais. Profissionais podem considerar seguir carreira como cientista de dados, engenheiro de Machine Learning ou especialista em ética de IA, por exemplo. O TechTudo organizou uma lista com cinco maneiras de trabalhar com IA. A seguir, saiba mais sobre cada opção e entenda o que faz o profissional da área.

 Reprodução/Canva Inteligência Artificial: conheça cinco maneiras de trabalhar com IA — Foto: Reprodução/Canva
 Divulgação/Microsoft Cientistas de dados coletam, estudam e interpretam um alto volume de dados — Foto: Divulgação/Microsoft

Uma profissão presente no mercado de inteligência artificial é a de cientista de dados. O profissional deste nicho é responsável, a princípio, por coletar, estudar e interpretar um alto volume de dados. Em seguida, o cientista consegue desenvolver ideias estratégicas para auxiliar decisões dos desenvolvedores de IA.

Na prática, os cientistas de dados utilizam dados para ajudar empresas e equipes a solucionar problemas. Para isso, eles costumam desenvolver modelos de inteligência artificial preditivos, utilizados para criar teorias e prever padrões e resultados. Além disso, os profissionais desta área conseguem utilizar técnicas de aprendizado de máquina (machine learning) para melhorar a qualidade dos dados.

2. Engenheiro de Machine Learning

 Reprodução/Creative Commons Machine Learning é um subcampo da Inteligência Artificial — Foto: Reprodução/Creative Commons

Outro profissional envolvido com IA são os engenheiros de machine learning (aprendizado de máquina). Esses trabalhadores são responsáveis por treinar modelos de inteligência artificial com algoritmos que foram desenvolvidos e implementados no sistema computacional. Logo, os engenheiros pesquisam, criam e projetam a IA com o aprendizado de máquina para criar novos sistemas ou aprimorar os que já existem.

No dia a dia, os engenheiros de aprendizado de máquina costumam atuar em parceria com a equipe de ciência de dados. Dessa forma, eles colaboram com os cientistas que desenvolvem os modelos que vão construir os sistemas de IA. Os engenheiros realizam diversos testes e análises estatísticas, além de desenvolverem os sistemas de machine learning.

3. Analista de Cibersegurança

 Divulgação/Freepik Analista de cibersegurança utiliza IA para identificar atividades suspeitas de hackers em sistemas diversos — Foto: Divulgação/Freepik

Por outro lado, o analista de cibersegurança é um profissional que utiliza a inteligência artificial como ferramenta para identificar atividades suspeitas de hackers em sistemas de empresas e organizações. Na prática, a pessoa que trabalha nesta área é responsável por monitorar, reconhecer ameaças internas e externas, e reagir para evitar problemas mais graves.

Este profissional estuda e analisa maneiras de proteger diversos tipos de sistemas e evitar golpes de cibersegurança, como roubo de dados sigilosos, senhas e demais informações confidenciais. O analista de cibersegurança consegue usar IA para prever vulnerabilidades dentro do sistema e ativar soluções contra malwares, vírus, phishing e outras fraudes cibernéticas.

4. Especialista em ética de IA

 Reprodução/Canva Especialistas em ética de IA garantem que o mercado possa evoluir de modo justo — Foto: Reprodução/Canva

Ao contrário das outras profissões listadas acima, os especialistas em ética de IA possuem um trabalho voltado à diversidade e inclusão social. Isso porque esses trabalhadores são encarregados de garantir que o mercado de inteligência artificial evolua de forma moralmente justa. Com isso, eles asseguram que as implicações éticas das IAs sejam consideradas ao longo do desenvolvimento e da implantação dessas tecnologias. O objetivo é criar um processo seguro e transparente, sem comprometer políticas nacionais e estrangeiras.

Como o mercado de IA cresce cada vez mais, o papel dos especialistas em ética de IA se tornou muito relevante. Esses profissionais unem o conhecimento técnico às implicações sociais, morais e legais da tecnologia. Dessa forma, eles garantem que as empresas atuem com responsabilidade e trabalham para evitar vieses que ofereçam resultados injustos ou prejudiciais em sistemas de IA. Além disso, eles estudam para garantir que as ferramentas de inteligência artificial estejam conforme as regulamentações e padrões do setor.

5. Pesquisador de Inteligência Artificial

 Reprodução/Internet Pesquisadores de inteligência artificial atuam no ramo acadêmico — Foto: Reprodução/Internet

Os pesquisadores de inteligência artificial atuam no ramo acadêmico. Em linhas gerais, são profissionais responsáveis por estudar, com profundidade, o campo teórico da IA. Com base nesta bagagem adquirida por meio da pesquisa complexa e detalhada, os pesquisadores são aptos para ajudar engenheiros e cientistas na criação de novas técnicas, algoritmos e modelos de IA que serão utilizados em plataformas futuramente.

Portanto, são profissionais que sempre analisam e buscam maneiras de fazer com que o campo da inteligência artificial evolua na barreira do conhecimento. Dessa forma, eles produzem diversos materiais acadêmicos, como artigos, teses e projetos, que servem como base para o desenvolvimento e a implementação de novas ferramentas de IA.

Veja também: Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro