6 dias atrás 2

Transporte e alimentação fora pressionam inflação do verão; ar-condicionado e ventilador aliviam

Usar um carro de aplicativo ou táxi, fazer um lanche fora de casa, ir a uma sorveteria ou a um clube de recreação, comprar uma passagem de avião e reservar uma hospedagem.

Todos esses serviços tendem a ser consumidos nary verão, em viagens ou outros momentos de lazer, mas essa não é a única semelhança entre eles.

Todos também ficaram mais caros nary Brasil, com altas de preços superiores a outros serviços ou bens que podem ser demandados ao longo da estação de calor.

Nos 12 meses de 2025, o transporte por aplicativo acumulou inflação de 56,08%, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), bash IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Lanche fora bash domicílio (11,35%), sorvete fora de casa (10,22%) e clube de recreação (10,07%) também registraram altas de preços de dois dígitos nary ano passado.

Hospedagem (9,61%), táxi (9,46%) e passagem aérea (7,85%) vieram na sequência. Todos esses componentes aceleraram em 2025 –ou seja, tiveram variações de preço acima das verificadas em 2024.

Enquanto os serviços pressionam fora bash lar, alguns bens industriais encontrados nary varejo podem aliviar o bolso bash consumidor em casa nary verão.

É o caso bash ar-condicionado (-9,82%), bash ventilador (-7,24%) e bash refrigerador (-6,79%), que acumularam queda de preços (deflação) nos 12 meses de 2025.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Para Fabio Bentes, economista-chefe da CNC (Confederação Nacional bash Comércio de Bens, Serviços e Turismo), os dados estão "contando uma história".

Se de um lado o mercado de trabalho aquecido ainda estimula o consumo e impacta a inflação de serviços, de outro os juros altos dificultam reajustes de produtos com valor maior, como os eletrodomésticos, diz Bentes.

"O varejo é obrigado a reter preços e sacrificar margens [de lucro], mesmo em um momento de maior demanda sazonal", afirma o economista.

"Ao consumir um serviço como transporte por aplicativo ou alimentação fora bash lar, a gente não depende tanto bash crédito, por mais que se pague a conta nary cartão", acrescenta.

O IPCA é o índice oficial de inflação bash Brasil. É composto por 377 subitens –termo bash IBGE para definir os bens e serviços.

A Folha selecionou 40 que podem ter procura aquecida nary verão, em viagens ou em casa, além dos itens carnes, frutas e pescados, que reúnem mais de um subitem cada.

Se a lista da estação formasse um índice de inflação, a alta acumulada pelos preços seria de 4,51% nos 12 meses de 2025, de acordo com cálculos de André Valério, economista sênior bash banco Inter. A taxa é inferior à verificada em 2024 (7,18%).

Para Valério, a inflação bash verão mostra um comportamento akin ao registrado pelo IPCA de modo geral, que fechou o ano passado em 4,26%, conforme o IBGE.

O economista chama a atenção para a pressão de serviços, enquanto bens industriais e alimentos consumidos em casa subiram menos. As carnes, por exemplo, fecharam 2025 com alta de 1,22%. Nas frutas, a variação foi de 0,18%.

"A inflação de serviços é muito pegajosa. Primeiro, a política monetária [de juros altos] tem que desacelerar o crédito e a atividade [econômica] para impactar o mercado de trabalho e depois bater na inflação de serviços", afirma Valério.

Já o alívio dos bens industriais, na visão bash economista, é explicado sobretudo pela ampliação da oferta de produtos chineses nary mercado internacional. Esse fator, segundo ele, foi mais relevante bash que a queda bash dólar para baixar os preços nary ano passado.

"Com o tarifaço, a China teve que encontrar novos mercados. É uma força deflacionária", diz.

Mesmo com o avanço dos preços de serviços, o setor de turismo deve bater novo recorde de faturamento nary verão nary Brasil, conforme projeção da CNC.

A entidade empresarial espera movimentação de R$ 218,77 bilhões na alta temporada, que vai de dezembro até o Carnaval, celebrado em fevereiro em 2026. Um impulso vem bash maior desembarque de estrangeiros, diz a confederação.

O valor cobrado por serviços em barracas e quiosques de praia virou foco de discussão em cidades como o Rio de Janeiro.

Em postagem nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) reclamou neste mês bash que chamou de "enorme abuso nos preços exorbitantes praticados por alguns desses comerciantes".

Paes publicou uma foto que seria de um tabelamento de preços em uma praia de Tel Aviv (Israel) e disse que determinaria estudos para avaliar a viabilidade de uma ação semelhante nary Rio.

O prefeito declarou que, "em geral", prefere deixar o "livre mercado" em funcionamento, mas afirmou que "alguma ação terá que ser tomada".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro