7 meses atrás 29

Tribunal da Coreia do Sul anula impeachment de premiê e o restabelece como presidente interino

Han Duck-soo fala após decisão de tribunal em 24 de março de 2025, em Seul, na Coreia do Sul. Foto: Ahn Young-joon/Pool via REUTERS — Foto: Ahn Young-joon/Pool via REUTERS

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul anulou o impeachment do primeiro-ministro Han Duck-soo e o restabeleceu como presidente interino do país, nesta segunda-feira (24, pelo horário local).

Após a decisão desta segunda, o premiê agradeceu aos membros de seu gabinete, que trabalharam durante seu afastamento, e disse: "Sou grato pela sábia decisão tomada pelo Tribunal Constitucional."

Sete dos oito juízes do tribunal sul-coreano votaram pela anulação do impeachment. Cinco deles avaliaram a moção pelo afastamento como válida, mas entenderam que não havia motivos suficientes para acusar Duck-soo, pois ele não violou a constituição ou a lei.

Esta foi a primeira vez na história da Coreia do Sul em que um presidente interino foi afastado do cargo. Duck-soo foi impedido de continuar como presidente interino porque se recusou a nomear três juízes para preencher vagas ociosas no Tribunal Constitucional, necessárias para julgar o impeachment de Yoon Suk Yeol.

Manifestantes protestam na Coreia do Sul antes de jugalmento sobre impeachment de presidente

Manifestantes protestam na Coreia do Sul antes de jugalmento sobre impeachment de presidente

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro