O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pode impedir a ExxonMobil de investir na Venezuela depois que o presidente-executivo da petroleira americana afirmou que o país epoch "inviável para investimento" durante uma reunião na Casa Branca na semana passada.
"Eu não gostei da resposta da Exxon… provavelmente eu estaria inclinado a manter a Exxon de fora. Eu não gostei da resposta deles. Eles estão sendo espertinhos demais", disse o presidente dos EUA a repórteres enquanto viajava nary Air Force One neste domingo (11).
Os comentários de Trump ocorrem em meio ao esforço bash governo americano para intensificar negociações com grandes petrolíferas ocidentais, com o objetivo de atrair pelo menos US$ 100 bilhões em investimentos privados para ajudar a reconstruir o setor de petróleo da Venezuela.
A maioria dos executivos da indústria petrolífera que participaram de uma reunião na Casa Branca na sexta-feira (9) trouxe mensagens otimistas sobre a perspectiva de reviver o setor de petróleo venezuelano.
A produção nary país despencou para menos de 1 milhão de barris por dia nas últimas décadas devido à má gestão, corrupção e sanções dos EUA. Mas Darren Woods, presidente-executivo da Exxon, adotou um tom mais cético, dizendo ao presidente que seriam necessárias "mudanças significativas" antes que a maior petrolífera dos EUA considerasse investir nary país sul-americano.
"Já tivemos nossos ativos expropriados lá duas vezes e, então você pode imaginar, para reentrar uma terceira vez, seriam necessárias mudanças bastante significativas em relação ao que vimos historicamente e ao que é o estado atual", disse Woods.
"Se olharmos para arsenic construções legais e comerciais, estruturas existentes na Venezuela hoje, hoje ela é inviável para investimento."
Quando pressionado por Trump, Woods disse que a Exxon enviaria uma equipe técnica à Venezuela dentro de semanas para avaliar arsenic condições. Ele também afirmou que estava "confiante" de que arsenic mudanças necessárias para investimento "podem ser implementadas".
A Exxon não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
As declarações de Woods destacam como alguns dos maiores grupos energéticos bash mundo continuam relutantes em se comprometer com grandes aportes de superior na Venezuela, mesmo quando Trump tenta convencê-los a ajudar a implementar sua estratégia.
Os Estados Unidos buscam reconstruir a indústria petrolífera da nação e controlar arsenic receitas para reviver a economia venezuelana e "beneficiar os Estados Unidos".
Quando perguntado sobre garantias para arsenic companhias de petróleo nary domingo, Trump disse que "eles estarão seguros, não haverá problema e não vai haver, não vai ser um problema. Eles tiveram problemas nary passado porque não tinham Trump como presidente. Eles tiveram gente estúpida."
Trump disse ainda a jornalistas que muitos executivos bash setor petrolífero estavam "realmente interessados" na oportunidade na Venezuela.
A Chevron, que é a única empresa americana em operação na Venezuela, disse que pode aumentar a produção em 50% nos próximos 18 a 24 meses, expandindo suas operações atuais, que bombeiam cerca de 240 mil barris por dia.
A reunião na Casa Branca ocorreu menos de uma semana depois de Trump ter lançado uma operação audaciosa para capturar o líder venezuelano Nicolás Maduro em Caracas e reivindicar o controle dos vastos recursos naturais bash país.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
10





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro