7 meses atrás 73

Trump deve assinar ordem para fechar Departamento de Educação nesta quinta

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assinar uma ordem executiva para fechar o Departamento de Educação nesta quinta-feira (20). A informação foi divulgada pela Casa Branca em uma ficha informativa sobre a medida.

O procedimento prevê que Linda MaMahon, secretária de Educação, deve "tomar todas as medidas necessárias para facilitar o fechamento do Departamento de Educação e devolver a autoridade educacional aos estados". A cofundadora da franquia de luta livre profissional WWE defendeu os planos de Trump de abolir a agência, mas prometeu que o financiamento estudantil continuará.

Uma fonte familiarizada com a ordem afirmou à ag~encia de notícias Reuters que os empréstimos estudantis e os serviços para crianças com deficiência foram codificados em lei e continuariam.

Além disso, o documento instrui que quaisquer programas ou atividades que recebam fundos remanescentes do Departamento de Educação não devem "promover DEI ou ideologia de gênero".

A ação é uma promessa de campanha do presidente eleito em 2024.

Na última semana, procuradores-gerais de estados democratas entraram com uma ação judicial para tentar impedir o fechamento e as demissões de quase metade da equipe. Os defensores do departamento dizem que ele é crucial para manter os padrões de educação pública elevados.

Eles acusam os republicanos de tentar impulsionar a educação com fins lucrativos e afirmam que o fechamento poderia interromper dezenas de bilhões de dólares em ajuda para escolas K-12 e assistência de mensalidades para estudantes universitários.

"Vou dizer a ele muito em breve... para ir checar o Departamento de Educação. (...) Vamos encontrar bilhões, centenas de bilhões de dólares em fraude e abuso, e o povo me elegeu para isso", declarou Trump ao âncora Bret Baier.

O departamento, conhecido como DOGE, foi criado por Trump para descobrir e eliminar o que a sua administração considera como gastos governamentais desnecessários, mas vem causando polêmica por causa de demissões em massa de servidores e outras decisões.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro