7 meses atrás 19

Turquia detém mais de 340 pessoas em meio a protestos contra prisão de opositor de Erdogan

Ao menos 343 pessoas foram detidas na Turquia durante protestos no país, na noite de sexta (21), contra a prisão do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu. Ele é o principal rival político do presidente, Recep Tayyip Erdogan.

De acordo com uma publicação nas redes sociais do ministro de Interior, Ali Yerlikaya, as manifestações aconteceram em mais de uma dezena de cidades, incluindo Istambul, a maior do país, e a capital Ankara.

"Não haverá tolerância para aqueles que visam violar a ordem, ameaçar a paz alheia e causar caos e provocação", escreveu Yerlikaya.

Milhares de turcos vêm tomando as ruas em protestos desde a prisão do prefeito Imamoglu na quarta-feira (19).

Os atos são, em sua maioria, pacíficos, mas vêm crescendo em intensidade. Na sexta-feira (21), a polícia em Istambul usou spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha para conter os manifestantes que tentavam romper uma barricada montada em frente ao histórico aqueduto da cidade.

Erdogan afirmou que o governo não iria tolerar os protestos e acusou o partido de oposição CHP, do qual Imamoglu faz parte, de corrupção e ligação com grupos terroristas.

Manifestantes correm após confronto com a polícia durante protesto em Istambul. — Foto: Emrah Gurel/AP Photo

Ele negou e afirmou sofrer perseguição política — ele foi impedido de concorrer à presidência nas próximas eleições.

Imamoglu já havia sido detido em 2022 e era cotado como um forte candidato em 2028. Segundo a Reuters, a sigla estava prestes a nomeá-lo como seu candidato nos próximos dias.

Opositor do presidente turco é preso

Opositor do presidente turco é preso

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro