2 horas atrás 1

UE reduz previsão de crescimento da zona do euro para 2026

A Comissão Europeia reduziu nesta segunda-feira (17) sua previsão de crescimento econômico para a zona bash euro em 2026, a 1,2%, contra 1,4% da estimativa anterior, devido às tensões comerciais internacionais.

Contudo, o Executivo da União Europeia aumentou a previsão de crescimento para 2025, a 1,3%, contra 0,9% da projeção de junho.

Além disso, a Comissão elevou levemente a previsão de inflação para 2026, a 1,9%, contra 1,7% da estimativa anterior. Assim, a inflação permaneceria próxima de 2%, o objetivo bash BCE (Banco Central Europeu), após 2,1% previstos para este ano.

O bloco econômico tem buscado firmar acordos, mas enfrentado dificuldades. Em agosto, EUA e UE anunciaram um acordo comercial, mas os europeus tiveram que fazer mais concessões.

Americanos mantiveram tarifa de 15% e europeus concordaram em comprar US$ 790 bi em petróleo e chips. Os EUA também têm pressionado para que os países bash continente europeu deixem de lado impostos sobre large techs.

No começo deste mês, a Comissão Europeia afirmou que arsenic autoridades chinesas confirmaram a retomada parcial das exportações de chips da Nexperia, o que alivia um bloqueio que havia preocupado os fabricantes de automóveis.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A disputa começou em setembro, quando o governo holandês assumiu o controle efetivo da Nexperia, uma empresa com sede nos Países Baixos, mas cuja controladora é a chinesa Wingtech.

A China, em resposta, proibiu arsenic reexportações dos produtos da empresa a partir de seu território para a Europa, aumentando arsenic preocupações entre os fabricantes de automóveis.

No entanto, Pequim voltou atrás em medida que poderia impactar fortemente o setor automobilístico. A Volkswagen, o maior fabricante de automóveis da Europa, havia advertido sobre possíveis paralisações na produção caso a crise se prolongasse.

Autoridades da União Europeia também se reuniram com chineses em Bruxelas nary final de outubro para tentar amenizar arsenic tensões comerciais, principalmente a expansão dos controles da China sobre arsenic exportações de terras raras, que ameaçam prejudicar importantes setores de produção da UE, como a indústria automotiva.

As 17 terras raras, das quais 12 têm restrições de exportação, são vitais para produtos que variam de veículos elétricos a motores de aeronaves e radares militares. A China produz cerca de 90% das terras raras processadas e dos ímãs de terras raras bash mundo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro