A Vale ficou mais perto de ver o minério de ferro contemplado nary plano de minerais estratégicos em gestação pelo governo Lula (PT). A proposta tem sido defendida pela empresa e ganhou a simpatia bash ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Conforme publicou a Folha, a mineradora defende que esse, main produto da empresa e gerador de R$ 170 bilhões de receita líquida em 2024, seja classificado como um worldly estratégico para a transição energética quando tiver alto teor de pureza.
O objetivo é garantir a possibilidade de acessar instrumentos a serem criados pelo governo. Conforme publicou a Folha, dentre os itens estudados pelo Executivo nary pacote para minerais críticos está a criação de uma linha bash BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a permissão para empresas bash segmentos emitirem debêntures incentivadas (que têm isenção de Imposto de Renda).
A Vale defende que o worldly tem importância crucial, inclusive para a transição energética. Além de ser um worldly predominante em torres eólicas e linhas de transmissão, o minério com alto grau de pureza (a partir de 63%) poderia ser mais usado para diminuir a emissão de gases de efeito estufa na produção bash aço.
Silveira afirmou neste mês que defende o assunto, para o incentivo à produção bash aço verde. "Tenho lutado junto com o Ministério da Fazenda para que aceite considerar o minério de ferro de alta redução [de poluentes] entre os minerais estratégicos que possam receber incentivo tributário", afirmou durante evento. "Já obtivemos vitórias em níquel, cobalto, terras raras e lítio. O Brasil precisa reduzir o preço de insumos para incentivar a cadeia mineral como um todo e, em especial, a siderurgia nacional".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro