5 meses atrás 15

VÍDEO: Soldado ferido é atingido por drones e filma a própria agonia na Ucrânia: 'Sentia a vida indo embora'

O soldado Alvis Luksa filmou a si mesmo em combate na Ucrânia contra a invasão russa quando, de repente, ele e sua tropa foram atacados pelos russos. As imagens mostram o combatente em agonia, tentando fugir.

"Fomos atacados com armas de curto alcance e morteiros de artilharia pesada. Vieram os dois primeiros drones para determinar nossa localização, e um terceiro com explosivos, que detonaram a um metro e meio de mim"

Ferido gravemente em todo o lado direito do corpo e urrando de dor, o soldado não desligou a câmera

"Doía tudo e queimava. Sentia que a vida estava indo embora. Achava que ia morrer em 15, 20 minutos e quis fazer meu último vídeo."

Luksa, que hoje trabalha como segurança, entende de primeiro socorros e instruiu os colegas. "Mesmo assim, perdi bastante sangue. Os médicos disseram que tive muita sorte de a minha perna não ser amputada."

 Drones assumem protagonismo na guerra

Mentes Digitais Especial Ucrânia: Drones assumem protagonismo na guerra

O quadro Mentes Digitais do Fantástico destacou como a Ucrânia, pressionada pela escassez de soldados e pela necessidade de inovação, transformou oficinas improvisadas em prédios residenciais em verdadeiros centros de produção de drones de combate. Veja no vídeo acima.

Ouça os podcasts do Fantástico

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro