3 semanas atrás 7

VÍDEO: Vestidos de papa e cardeais, alunos de Chicago são recebidos por Leão XIV no Vaticano após fazerem 'miniconclave'

Em silêncio, uma legião de "cardeais" deposita cédulas em uma urna. Uma fumaça branca sai de uma chaminé, e várias pessoas celebram, balançando bandeiras. Depois, o novo "papa" aparece na janela, de branco, e acena para a plateia animada.

A cena aconteceu em maio deste ano no Vaticano, quando o mundo parou para acompanhar a eleição do novo papa. Mas o mesmo enredo ocorreu também em uma escola católica no subúrbio de Chicago, só em uma versão mirim e de brincadeira.

A eleição "de mentirinha" (veja no vídeo acima) foi feita por alunos de uma escola da cidade norte-americana, onde o papa de verdade, Leão XIV, nasceu, gravada em vídeo e divulgada nas redes sociais. As imagens viralizaram, e, como resposta, o Vaticano convidou o grupo para conhecer o papa real.

O encontro entre os dois "papas" aconteceu nesta quarta-feira (8), quando os estudantes foram recebidos por Leão XIV na Praça São Pedro, no Vaticano, durante a assembleia semanal do pontífice.

Para a ocasião, o grupo foi todo vestido a caráter: os "cardeais" com as típicas vestimentas vermelhas e brancas usadas durante o conclave, o "papa" eleito na brincadeira com uma túnica branca e até um "guarda suíço", a tradicional escolta do papa há mais de 500 anos (veja no vídeo acima e nas imagens abaixo).

Papa Leão XIV brinca com estudante de escola de Chicago que fez 'miniconclave' durante visita dos alunos ao Vaticano, em 8 de outubro de 2025. — Foto: Vatican Media/Simone Risoluti via Reuters

Estudantes de escola católica de Chicago vestidas como cardeais e guarda suíço durante visita ao Vaticano, em 8 de outubro de 2025. — Foto: Yara Nardi/ Reuters

"Eleito" papa, o estudante Auggie Wilk, do quinto ano, disse à agência Reuters que o encontro com o pontífice real foi divertido.

"Ele riu algumas vezes porque, sabe, é meio engraçado que estejamos combinando", disse Wilk, que, como Leão XIV, foi 'eleito' por dois terços dos 'cardeais' de seu colégio.

E esta não foi a única coincidência entre os dois conclaves: os alunos de Chicago fizeram a brincadeira dias antes do conclave real, em maio, e não sabiam que a eleição no Vaticano acabaria escolhendo um papa exatamente da cidade dos estudantes norte-americanos.

"Quando souberam que não era apenas um papa, o que já era emocionante, mas um papa de Chicago, ficaram muito emocionados e cheios de alegria", relembrou a professora Allison Foerster.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro