10 meses atrás 26

Walter Salles: 7 filmes do diretor de Ainda Estou Aqui para assistir

Os filmes de Walter Salles estão em alta com seu novo lançamento, Ainda Estou Aqui (2024) , drama biográfico que acompanha a luta por justiça da ativista Eunice Paiva após o desaparecimento do marido durante a ditadura militar. Engana-se, porém, que este seja o primeiro momento de destaque do cinesta brasileiro. Salles cravou seu nome no cenário nacional e internacional desde os anos 1980, com mais de 20 produções em seu currículo de dramas a documentários – algumas delas, disponíveis em streamings como Amazon Prime Video e Globoplay.

No Brasil, Walter é responsável por dirigir sucessos como Central do Brasil (1998), vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. A fama o levou até Hollywood, onde ele dirigiu títulos como Água Negra (2005) e Na Estrada (2012). Para saber mais sobre os filmes mais importantes da carreira de Salles e onde assistí--los, basta conferir abaixo nesta lista organizada pelo TechTudo onde você confere elenco, enredo, notas do público e imprensa e as plataformas disponíveis.

 Reprodução/The Movie Database Walter Salles ao lado de Fernanda Torres, Selton Melo e Marcelo Rubens Paiva — Foto: Reprodução/The Movie Database

Se você é iniciado na carreira de Walter Salles, então confira as obras abaixo.

  1. Central do Brasil (1998)
  2. Na Estrada (2012)
  3. Terra Estrangeira (1995)
  4. Bônus: Em que Tempos Vivemos? (2017)
  5. Bônus: Diário de Motocicleta (2004)
  6. Bônus: Água Negra (2005)
  7. Bônus: Ainda Estou Aqui

1. Central do Brasil (1998)

Walter Salles alcançou maior prestígio internacional após o lançamento de Central do Brasil, seu quarto longa de ficção. Estrelado por Fernanda Montenegro (Renascer) e o estreante Vinícius de Oliveira (Abril Despedaçado), o drama narra a história de Dora, uma professora aposentada que escreve cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Após uma cliente sua morrer atropelada por um ônibus, Dora decide levar o filhe dela, Josué, ao reencontro do pai em uma cidade distante do Nordeste.

Mesmo relutante com a viagem, a união entre os dois faz com que a aposentada conheça novas realidades do país onde vive e mude completamente a percepção que ela tem sobre Josué. O título está disponível na Netflix e ainda conta com Marília Pêra (Pé na Cova), Soia Lira (Pacarrete), Matheus Nachtergaele (O Auto da Compadecida) e Caio Junqueira (Tropa de Elite) no elenco principal. Diferente de Ainda Estou Aqui, o longa ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro de 1999, além de duas indicações ao Oscar. Entre o público e crítica, Central do Brasil recebeu nota 8 no IMDb e aprovação de 94% da crítica no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/Europa Filmes Central do Brasil é um dos filmes brasileiros de mais maior prestígio internacional — Foto: Divulgação/Europa Filmes

O livro On the Road - Na Estrada, escrito pelo autor americano Jack Keroauc na década de 50, ganhou sua primeira adaptação nos cinemas em 2012 pelas mãos de Walter Salles. A versão, presente no Telecine, ainda contou com Garrett Hedlund (Tulsa King), Sam Riley (Malévola), Kristen Stewart (Crepúsculo), Alice Braga (Cidade de Deus), Amy Adams (A Chegada), Tom Sturridge (Sandman), Elisabeth Moss (The Handmaid's Tale), Kirsten Dunst (Guerra Civil) e Viggo Mortensen (franquia Senhor dos Anéis) no elenco principal.

Todo o filme é narrado sob a ótica de Sal Paradise (Riley), um jovem aspirante escritor que leva uma vida boêmia ao lado de amigos envolvidos com literatura, jazz e drogas durante a década de 1950. Seu melhor amigo nesse meio é Dean Moriaty (Hedlund), namorado da menor de idade Marylou. Juntos, o trio embarca numa viagem desregrada pelos Estados Unidos onde o principal destino é a busca por libertação. Entre a crítica, o título recebeu a aprovação mista de 46% no Rotten Tomatoes. Já entre o público do IMDb, a nota ficou em 6.

 Reprodução/The Movie Database Produção adapta o romance homônimo de Jack Kerouac — Foto: Reprodução/The Movie Database

3. Terra Estrangeira (1995)

O primeiro trabalho de Walter Salles com Fernanda Torres no elenco foi no longa Terra Estrangeira, uma produção em que o cineasta codirigiu ao lado de Daniela Thomas (O Banquete). Presente no Globoplay e na Netflix, o longa é focado em Paco, um jovem brasileiro que quer visitar Portugal após estar desesperançoso com suas perspectivas. Ele aceita levar um pacote misterioso até o país europeu em troca do valor da passagem. Ao chegar lá, ele se envolve em um perigoso esquema de contrabando ao lado da brasileira Alex e seu namorado Miguel.

Além de Fernanda Torres, estão no elenco Fernando Alves Pinto (2 Coelhos), Alexandre Borges (Avenida Brasil), Luís Melo (O Outro Lado do Paraíso), Laura Cardoso (Chocolate com Pimenta), João Lagarto (Adeus, Pai) e o ator turco-francês Tchéky Karyo (O Beijo do Dragão). Terra Estrangeira recebeu nota 7,4 no IMDb e aprovação de 90% entre os usuários do Rotten Tomatoes.

 Reprodução/The Movie Database Terra Estrangeira é o primeiro longa de Walter Salles a ter Fernanda Torres no elenco — Foto: Reprodução/The Movie Database

4. Bônus: Em Que Tempo Vivemos? (2017)

Em 2017, Walter Salles esteve envolvido na realização da antologia de documentários Em Que Tempo Vivemos?, produção chinesa realizada em parceria com os diretores Jahmil X.T. Qubeka (Os Reis de Queenstown), Aleksei Fedorchenko (A Guerra de Anna), Jia Zhangke (Amor Até as Cinzas) e Madhur Bhandarkar (Fashion). A contribuição de Salles nesse projeto é com um curta Quando a Terra Treme.

Misturando o ficcional com a realidade, o documentário explora o relacionamento entre as famílias que sobreviveram ao rompimento da barragem em Mariana, na cidade de Bento Rodrigues (MG). Fazem parte do elenco Maeve Jinkings (DNA do Crime), Rômulo Braga (Carvão), Sandra Corveloni (Linha de Passe) e Rodrigo Bolzan (Vale dos Esquecidos). Indisponível nas plataformas de streaming nacionais, o longa possui nota de 5,6 no IMDb.

 Reprodução/Mubi Documentário mostra uma família vivendo sob as ruínas deixadas pelo desastre em Mariana, em Belo Horizonte — Foto: Reprodução/Mubi

5. Bônus: Diário de Motocicleta (2004)

Além de On The Road, outro road movie realizado por Walter Salles foi Diários de Motocicleta, uma coprodução que envolveu oito países (incluindo Brasil e Argentina) e que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original com o tema "Al Otro Lado Del Río", do cantor uruguaio Jorge Drexler. A trama é baseada na vida do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara durante sua juventude, quando ainda era estudante de Medicina em Buenos Aires. No ano de 1952, ele parte em uma viagem de moto junto com seu melhor amigo Alberto Granado para trabalhar em um leprosário no Peru.

A jornada garante à dupla momentos de aventura, mas também revela as feridas abertas da América Latina que mudaram radicalmente o pensamento político de Ernesto. A trama é estrelada por Gael García Bernal (Tempo) e Rodrigo de la Serna (La Casa de Papel). Indisponível no streaming nacional até o momento, o longa recebeu nota de 7,7 no IMDb e aprovação de 83% no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/The Movie Database Diários de Motocicleta narra a vida de Che Guevara antes se tornar um guerrilheiro socialista — Foto: Reprodução/The Movie Database

6. Bônus: Água Negra (2005)

A primeira incursão de Salles no terror foi com Água Negra, remake do filme homônimo japonês lançado em 2002. Ambas as obras se baseiam no livro "Floating Water", do autor Koji Suzuki. Jennifer Connelly (Top Gun: Maverick), Tim Roth (She-Hulk), John C. Reilly (Quase Irmãos), Pete Postlethwaite (Os Suspeitos) e Perla Haney-Jardine (Crimes na Meia-Noite) fazem parte do elenco. No momento, o longa não está disponível no streaming nacional.

Dahlia Williams (Connelly) é uma mãe divorciada que está de mudança para um novo apartamento com a filha após a separação tumultuada. Enquanto o processo de custódia da filha corre nos tribunais, Dahlia sofre com perturbações causadas em seu apartamento por um líquido negro misterioso. O título obteve uma recepção mista entre público e crítica, arrecadando 47% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 5,6 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Água Negra é a primeira incursão de Salles no horror hollywoodiano — Foto: Reprodução/The Movie Database

7. Bônus: Ainda Estou Aqui (2024)

Primeiro filme original da Globoplay, Ainda Estou Aqui é a aposta brasileira para a próxima edição do Oscar nesse ano. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o drama ficcional é narrado pelo ponto de vista de Eunice Paiva, mãe do escritor. No começo da década de 1970, seu marido Rubens Paiva é levado por agentes da ditadura para depor e nunca mais é visto. Sem saber o que aconteceu, Eunice se mobiliza para descobrir o que aconteceu com o marido.

Estão no elenco Selton Mello (O Mecanismo), Valentina Herszage (Mate-Me Por Favor), Marjorie Estiano (Abraço de Mãe), Humberto Carrão (Renascer), Maeve Jinkings, Camila Márdila (Que Horas Ela Volta), Daniel Dantas (O Amor no Divã) e Dan Stulbach (Mulheres Apaixonadas). O título ainda está em cartaz nos cinemas e não tem previsão de estreia no Globoplay, mas será adicionado ao catálogo. Tem 91% de aprovação da crítica no RT e 8,3 no IMDb.

 Divulgação/Sony Pictures Releasing Ainda Estou Aqui é o primeiro filme original do Globoplay, mas ainda não tem data de previsão para o lançamento na plataforma — Foto: Divulgação/Sony Pictures Releasing

🎥 Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

 veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro