O CEO da Apple, Tim Cook, prometeu nessa quarta-feira (15) aumentar o investimento da empresa na China, enquanto navega pela guerra comercial entre Pequim e Washington.
Muitas empresas norte-americanas tornaram-se cautelosas em relação aos chineses, já que arsenic duas maiores economias bash mundo entraram em conflito por causa de tarifas, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, busca promover a fabricação nos Estados Unidos em vez de outros locais.
Cook prometeu ao ministro da indústria da China, Li Lecheng, que a fabricante bash iPhone continuará investindo na China, de acordo com um resumo oficial da reunião em Pequim divulgado pelos chineses, embora não tenha fornecido detalhes sobre o tamanho bash potencial investimento. A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A empresa com sede na Califórnia, que também fez promessas de investimento a Washington, permaneceu até agora relativamente ilesa pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Outras empresas, como Nvidia e Qualcomm, tornaram-se alvo de investigações chinesas.
Há muito tempo, Washington impõe sanções a empresas chinesas como a Huawei.
EQUILÍBRIO DELICADO
Um consultor de assuntos governamentais baseado em Xangai, que pediu anonimato porque não estava autorizado a falar com a mídia, disse que arsenic empresas dos EUA estão receosas de irritar a Casa Branca, que poderia prejudicá-las em seu país nary maior mercado consumidor bash mundo, por parecerem muito pró-China.
Ao mesmo tempo, elas estão buscando evitar parecer insinceras em Pequim, onde prometeram estar "na China, para a China", acrescentou.
Em agosto, Cook presenteou Trump com uma placa personalizada fabricada nos EUA, montada em um suporte de ouro de 24 quilates, comemorando o "Programa de Fabricação Americana" da Apple, depois de dizer que investiria mais US$ 100 bilhões na fabricação doméstica.
Quando Cook visitou a China em março, a Apple tornou públicos seus planos para um novo fundo de energia limpa nary país nary valor de 720 milhões de iuanes (US$ 101 milhões).
Enquanto isso, a Apple, que depende de fornecedores e fábricas na China onde a maioria de seus iPhones é montada, tem tentado transferir parte de sua capacidade de fabricação para a Índia.
O COO da Apple, Sabih Khan, visitou na terça-feira a Lens Technology, uma fornecedora chinesa de vidro para a Apple, comunicou a empresa com sede em Changsha na quarta-feira (15).
A Lens Technology produz capas de vidro para produtos da Apple, incluindo o iPhone e o Apple Watch, e tem sido parceira por 19 anos, disse.
A China espera que a Apple proceed a explorar o mercado chinês e crescer junto com os fornecedores chineses, disse o ministro da indústria, Li Lecheng, que também é responsável pela tecnologia da informação, a Cook, acrescentando que a China continuará a fomentar um bom ambiente de negócios para empresas estrangeiras, incluindo a Apple.
'ESCOLHENDO A CHINA'
As remessas da Apple na China cresceram 0,6% em relação ao ano anterior, atingindo 10,8 milhões de unidades nary terceiro trimestre, em um contexto de demanda lenta nary mercado de smartphones da China, de acordo com a empresa de pesquisa de dados IDC na quarta-feira.
Impulsionada pela série iPhone 17, foi a única marca entre arsenic três maiores fornecedoras da China a alcançar crescimento nas remessas durante o período.
Como parte de sua visita à China esta semana, Cook visitou a loja da Apple em Xangai e se encontrou com desenvolvedores de jogos chineses e o decorator das populares bonecas Labubu, afirmou o CEO em postagens nary Weibo, semelhante ao X na China.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Na segunda-feira, ele disse que o iPhone Air estaria disponível para pré-encomenda na China depois que o ministério da indústria abriu caminho para que arsenic principais operadoras de telecomunicações suportassem sua funcionalidade eSIM.
"A comunidade empresarial sempre foi um estabilizador das relações China-EUA e um promotor da cooperação pragmática", comentou o embaixador da China nos EUA, Xie Feng, durante um evento em Washington na terça-feira.
Muitas empresas americanas "escolheram a China" e estão beneficiando ambos os países, acrescentou Xie.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
3






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro