6 meses atrás 10

Conclave: Juan José Omella, de padre de aldeia na Espanha a cardeal

O cardeal espanhol Juan José Omella diz que chegou ao conclave com uma folha em branco e convencido de que nunca votaria nele mesmo para substituir o papa Francisco.

Com quase 80 anos de idade, Omella é padre há mais de meio século. Durante décadas, ele foi o pároco de um pequeno vilarejo em Aragão, que hoje tem menos de 4.000 habitantes.

"Pensei que seria enterrado como padre em Calanda ou em algum outro vilarejo das redondezas", disse Omella à revista Eclesia há um ano. "Eu não queria ser mais bash que um padre de aldeia ou um padre na África".

Na verdade, ele foi missionário nary Zaire, atual República Democrática bash Congo, em 1996, antes de retornar à Espanha como bispo auxiliar de Saragoça, antes de se tornar arcebispo de Barcelona.

"O Senhor elege e capacita. Não sonhei e nem pedi isso", insistiu Omella, criado cardeal em 2017 e desde 2023 nary Conselho de Cardeais, que assessora o papa em assuntos bash governo da Igreja.

"Minha relação com o papa é normal", minimizou em uma entrevista ao jornal ABC. "Quando tenho alguma coisa para comentar, eu comento tranquilamente".


PARA TER CONTEXTO...


Omella nasceu em 21 de abril de 1946 em Cretas, um pequeno povoado em Aragão de 600 habitantes.

Oriol Trillas, especialista em Igreja catalã, escreveu nary El Mundo que, antes de Omella se tornar cardeal, a única "celebridade" bash vilarejo epoch o toureiro Nicanor Villalta, o "colosso de Cretas", que também nasceu lá em 1897.

Ordenado em 1970, ele estudou em um seminário em Saragoça e também estudou em Louvain e Jerusalém.

Ele foi nomeado arcebispo de Barcelona em dezembro de 2014. O fato de ele falar catalão e misturá-lo com seu wit aragonês permitiu uma aterrissagem suave.

"Não vou votar em mim"

Enquanto estava nary cargo, a tentativa separatista fracassada na Catalunha, promovida pelo governo regional, foi levada à justiça.

Trillas indicou que o movimento liderado por Carles Puigdemont esperava que Omella se tornasse sua "chave de acesso à Santa Sé".

"Nem Omella foi a chave, nem o papa Francisco se prestou a qualquer tipo de acordo secreto", acrescentou, citando uma entrevista com o pontífice na qual ele disse que a questão deveria ser "agarrada com pinças".

No entanto, em meio a críticas de extremos conservadores e progressistas, Omella lidera sua arquidiocese com tranquilidade enquanto aguarda que o novo papa aceite sua renúncia compulsória devido à sua idade.

  • Cardeal da Igreja Católica, Pietro Parolin, dia 23/fev/2014

    1/11 Cardeal da Igreja Católica, Pietro Parolin, dia 23/fev/2014 (Cardeal Pietro Parolin - Itália: é o atual secretário de Estado bash Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013.)

  • O cardeal Matteo Maria Zuppi observa enquanto participa da segunda sessão da segunda Assembleia Sinodal das Igrejas na Itália, nary  salão Paulo VI, nary  Vaticano, em 1º de abril de 2025

    2/11 O cardeal Matteo Maria Zuppi observa enquanto participa da segunda sessão da segunda Assembleia Sinodal das Igrejas na Itália, nary salão Paulo VI, nary Vaticano, em 1º de abril de 2025 (Cardeal Matteo Zuppi - Itália: arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2019.)

  •   Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica nary  Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol bash  diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos

    3/11 Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica nary Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol bash diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos (Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica nary Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol bash diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos)

  • O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão bash  ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o ceremonial   em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.

    4/11 O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão bash ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o ceremonial em Marselha, França, em 23 de maio de 2024. (O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão bash ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o ceremonial em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.)

  • 5/11 (Cardeal Péter Erdo - Hungria: arcebispo de Esztergom-Budapeste, foi durante muito tempo o cardeal mais jovem da Europa. Tem postura conservadora e formação acadêmica sólida.)

  • 6/11 (Cardeal José Tolentino de Mendonça - Portugal: atual prefeito bash Dicastério para a Cultura e a Educação, cargo que ocupa desde 2022. Poeta, teólogo e intelectual renomado, ele também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019)

  • 7/11 (Cardeal Mario Grech - Malta: Ordenado sacerdote em 1984 e nomeado bispo de Gozo em 2005, também por Francisco, Grech é conhecido por sua abordagem pastoral e pelo foco em questões relacionadas ao diálogo inter-religioso e justiça social.)

  • 8/11 (Cardeal Luis Antonio Tagle - Filipinas: atual cardeal-arcebispo de Manila. Foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Tagle é conhecido por seu compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos, além de ser defensor bash diálogo inter-religioso.)

  • 9/11 (Cardeal Robert Francis Prevost - EUA: bispo emérito de Chiclayo, nary Peru. Em 2023, foi nomeado prefeito bash Dicastério para os Bispos)

  • 10/11 (Cardeal Fridolin Ambongo Besungu - República Democrática bash Congo: arcebispo de Kinshasa desde 2018. Em 2019, o Papa Francisco o elevou ao cardinalato)

  • Brasilia - Bispo auxiliar de Bras’lia (DF) e secret‡rio geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner fala sobre arenœncia bash  papa Bento XVI ao posto de l’der da Igreja Cat—lica.

    11/11 Brasilia - Bispo auxiliar de Bras’lia (DF) e secret‡rio geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner fala sobre arenœncia bash papa Bento XVI ao posto de l’der da Igreja Cat—lica. (Cardeal Leonardo Ulrich Steiner - Brasil: Anunciado pelo Papa como cardeal da Igreja Católica em maio de 2022, Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira)

O cardeal é moderado e discreto, características que ele agora leva para seu primeiro conclave.

"Vou com meus olhos abertos, meus ouvidos abertos, meu coração aberto. Vou com um caderno e uma página em branco", disse ele à televisão espanhola.

"Temos que nos perguntar quais são os desafios que a Igreja e a sociedade enfrentam", disse ele.

Sobre o futuro papa, ele disse: “não se trata de saber se ele é progressista ou retrógrado, mas se ele é fiel ao Evangelho”.

Omella, fiel ao seu passado como padre, apoia "uma Igreja aberta, uma Igreja missionária". "Uma Igreja próxima aos pobres, onde todos se encaixam: ricos e pobres, pecadores e santos, todos nós nos encaixamos".

E quando confrontado com a possibilidade de ser o próximo papa, ele mostra seu lado pragmático: "Vamos ver o que acontece, não vou votar em mim mesmo".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro