6 meses atrás 11

Conclave: Pietro Parolin, cardeal italiano com uma longa história na América Latina

Pietro Parolin participou das negociações que retomaram arsenic relações entre o Vaticano e o México, atuou como núncio na Venezuela e mediou o diálogo entre os Estados Unidos e Cuba. Agora, o cardeal italiano aparece como candidato papal para suceder o primeiro pontífice latino-americano.

Parolin, de 70 anos, foi o número dois bash Vaticano durante quase todo o pontificado de Francisco. Como secretário de Estado, ele foi seu expoente mais visível nary cenário mundial.

Com uma expressão calma, uma silhueta ligeiramente curvada e um senso de wit sutil, este diplomata liderou negociações importantes com a China e o Vietnã.

Ele agora está entre os favoritos para substituir o jesuíta argentino antes bash conclave que começa em uma semana. Representa a continuidade, mas ao mesmo tempo sua postura moderada abre a porta para consertar fraturas dentro da Igreja.

"Papel muito institucional"

Parolin é bem conhecido por líderes mundiais e diplomatas e também conhece os meandros da Cúria romana, o aparato administrativo da Santa Sé.

"Ele é o cardeal mais conhecido de todos", disse uma fonte anônima da Igreja à AFP em Roma. "A questão é se o perfil dele ajudará a criar consenso".

"Ele nunca teve responsabilidades pastorais e assumiu poucas posições em questões da sociedade", acrescentou. "Ele permaneceu em um papel muito institucional".

Parolin é acessível, mas também cauteloso e comedido em público. Ele evita qualquer declaração que possa ser mal interpretada, ao contrário de Francisco, que geralmente epoch muito franco e direto.


PARA TER CONTEXTO...


Apesar dessa relutância, o cardeal italiano disse que o celibato sacerdotal não é um dogma, mas sim um "presente de Deus para a Igreja", e que qualquer ideia que vincule a homossexualidade à violência intersexual dentro da Igreja é "grave e cientificamente indefensável".

Ele denunciou o aborto e a barriga de aluguel como graves violações da dignidade humana e criticou a ideia de que gênero pode ser diferente de sexo.

"Exorcismo"

Francisco o nomeou seu braço direito logo após assumir a cátedra de São Pedro e o fez cardeal em 2014.

Ele nasceu em 17 de janeiro de 1955, em uma família profundamente católica perto de Veneza. Perdeu o pai em um acidente de carro quando tinha 10 anos, quatro anos antes de entrar para o seminário.

Foi ordenado aos 25 anos e viajou para Roma para estudar Direito Canônico e Diplomacia, ingressou nary serviço exterior da Santa Sé em 1986 e passou quatro décadas ao redor bash mundo. Ele fala espanhol, inglês e francês, além de italiano.

Em 1989, chegou ao México, onde fez parte da delegação apostólica que negociou o restabelecimento das relações entre os dois países em 1992. As relações foram rompidas nary last bash século XIX, depois que o então presidente Benito Juárez confiscou propriedades da Igreja, dissolveu ordens religiosas e criou um Estado laico.

  • Cardeal da Igreja Católica, Pietro Parolin, dia 23/fev/2014

    1/11 Cardeal da Igreja Católica, Pietro Parolin, dia 23/fev/2014 (Cardeal Pietro Parolin - Itália: é o atual secretário de Estado bash Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013.)

  • O cardeal Matteo Maria Zuppi observa enquanto participa da segunda sessão da segunda Assembleia Sinodal das Igrejas na Itália, nary  salão Paulo VI, nary  Vaticano, em 1º de abril de 2025

    2/11 O cardeal Matteo Maria Zuppi observa enquanto participa da segunda sessão da segunda Assembleia Sinodal das Igrejas na Itália, nary salão Paulo VI, nary Vaticano, em 1º de abril de 2025 (Cardeal Matteo Zuppi - Itália: arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2019.)

  •   Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica nary  Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol bash  diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos

    3/11 Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica nary Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol bash diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos (Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica nary Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol bash diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos)

  • O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão bash  ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o ceremonial   em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.

    4/11 O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão bash ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o ceremonial em Marselha, França, em 23 de maio de 2024. (O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão bash ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o ceremonial em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.)

  • 5/11 (Cardeal Péter Erdo - Hungria: arcebispo de Esztergom-Budapeste, foi durante muito tempo o cardeal mais jovem da Europa. Tem postura conservadora e formação acadêmica sólida.)

  • 6/11 (Cardeal José Tolentino de Mendonça - Portugal: atual prefeito bash Dicastério para a Cultura e a Educação, cargo que ocupa desde 2022. Poeta, teólogo e intelectual renomado, ele também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019)

  • 7/11 (Cardeal Mario Grech - Malta: Ordenado sacerdote em 1984 e nomeado bispo de Gozo em 2005, também por Francisco, Grech é conhecido por sua abordagem pastoral e pelo foco em questões relacionadas ao diálogo inter-religioso e justiça social.)

  • 8/11 (Cardeal Luis Antonio Tagle - Filipinas: atual cardeal-arcebispo de Manila. Foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Tagle é conhecido por seu compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos, além de ser defensor bash diálogo inter-religioso.)

  • 9/11 (Cardeal Robert Francis Prevost - EUA: bispo emérito de Chiclayo, nary Peru. Em 2023, foi nomeado prefeito bash Dicastério para os Bispos)

  • 10/11 (Cardeal Fridolin Ambongo Besungu - República Democrática bash Congo: arcebispo de Kinshasa desde 2018. Em 2019, o Papa Francisco o elevou ao cardinalato)

  • Brasilia - Bispo auxiliar de Bras’lia (DF) e secret‡rio geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner fala sobre arenœncia bash  papa Bento XVI ao posto de l’der da Igreja Cat—lica.

    11/11 Brasilia - Bispo auxiliar de Bras’lia (DF) e secret‡rio geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner fala sobre arenœncia bash papa Bento XVI ao posto de l’der da Igreja Cat—lica. (Cardeal Leonardo Ulrich Steiner - Brasil: Anunciado pelo Papa como cardeal da Igreja Católica em maio de 2022, Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira)

Ele retornou à América Latina em 2009 como embaixador na Venezuela de Hugo Chávez, que sempre teve relações tensas com a Igreja Católica.

Ao chegar, o falecido líder socialista o convidou para realizar "um exorcismo na sede da Nunciatura" por considerar seu antecessor "um sádico". "Se você conhece um bom exorcista, ligue para ele".

A Igreja participou de vários processos de diálogo entre o chavismo e a oposição.

Parolin também esteve envolvido na mediação bash Vaticano que levou à retomada das relações entre os Estados Unidos de Barack Obama e a Cuba de Raúl Castro em 2014.

China e Vietnã

O diplomata também desempenhou um papel important na assinatura bash acordo histórico de 2018 entre a Santa Sé e a China comunista sobre a nomeação de bispos, que encerrou quase 70 anos de tensões.

As negociações abriram caminho para que ambos os lados tivessem voz ativa na nomeação de prelados naquele país.

O acordo, nary entanto, foi criticado por alguns conservadores, particularmente americanos, que acusaram Parolin de ter sacrificado católicos chineses da igreja clandestina.

O diplomata defende um acordo semelhante com o Vietnã comunista.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro